12 de janeiro de 2011

Shovel Headed Tour Machine - Exodus

Entre as inúmeras novidades relacionadas ao Wacken Open Air, mais um DVD ganha a sua versão brasileira. “Shovel Headed Tour Machine” não traz apenas o show que o EXODUS realizou no evento em 2008. No pacote estão coisas mais interessantes – como o documentário “Assorted Atrocities” e seus extras – além de um CD com repertório do mesmo espetáculo na íntegra.


Nota: 8 

Imagem

Embora mantenha o mesmo padrão de outros registros ao vivo do Wacken, é inegável a qualidade da apresentação assinada por Rob Dukes (vocal), Gary Holt (guitarra), Lee Altus (guitarra), Jack Gibson (baixo) e Tom Hunting (bateria). A banda, que iniciou com o movimento thrash metal da Bay Area de São Francisco (EUA) na década de oitenta, não condensou em apenas uma hora de show somente as faixas recente (para a época) “The Atrocity Exhibition: Exhibit A” (2007). Além das faixas novas, no set do EXODUS há um interessante espaço dedicado ao clássico“Bonded by Blood” (1985) e aos discos da retomada – “Tempo of the Damned” (2004) e “Shovel Headed Kill Machine” (2005).
Com a saída do frontman Steve “Zetro” Souza cinco anos atrás, provavelmente poucos fãs imaginavam que a banda encontraria um substituto à altura do cantor que construiu o sucesso do quinteto norte-americano em mais de vinte anos de trajetória. No entanto, Rob Dukes – além de ser um vocalista extremamente carismático – deu ao EXODUS uma postura ainda mais agressiva a partir de “Shovel Headed Kill Machine” (2005). É verdade que a simplicidade musical do grupo segue intacta – mas não há como não mencionar o show extremamente coeso que os caras executaram diante de mais de oitenta mil headbangers no Wacken Open Air.
A verdade é que não há nenhuma surpresa no repertório do EXODUS. A banda, que foi fundada em 1980 por Kirk Hammett (que depois se juntou ao METALLICA) e Paul Baloff, mantém ainda em seu line-up outros dois membros originais: Gary Holt e Tom Hunting. Do primeiro álbum, “Bonded by Blood” abre a apresentação do quinteto norte-americano e comprova a naturalidade com que Dukes assumiu a condição de vocalista do EXODUS, sobretudo em composições datadas mais de vinte anos atrás.
Entre as faixas de “The Atrocity Exhibition: Exhibit A” (2007), a dobradinha com “Iconoclasm” e “Funeral Hymn” mostram claramente a intensidade renovada do EXODUS sob o comando de Rob Dukes. Com cerca de oito minutos cada, as composições mais recentes (e trabalhadas) da banda comprovam a qualidade acima da média dos guitarristas Gary Holt e Lee Altus (do HEATHEN). A complexidade instrumental se contrapõe com o que há de mais oitentista e direto em “Piranha” e “Strike of the Beast” – ambas de “Bonded by Blood” (1985).
Entretanto, somente em “A Lesson in Violence” – outra composição retirada do clássico “Bonded by Blood” (1985) – que o público mostra de maneira mais verdadeira o seu suporte à apresentação do EXODUS. Em “Piranha” e “War is My Sheperd” Dukes incita a plateia a abrir uma grande pista para o mosh. Não há dúvidas que a apresentação do EXODUS é uma experiência imprescindível para os verdadeiros seguidores do thrash metal: através da qualidade musical que a banda adquiriu em trinta anos de carreira ou pela agressividade e energia que os músicos transportam do stage para a o público.
No entanto, o que há de mais interessante em “Shovel Headed Tour Machine” não se encontra na apresentação ao vivo realizada no Wacken Open Air em 2008. Certamente, a importância desse título está no documentário “Assorted Atrocities”. Além de contar com detalhes os últimos cinco anos do EXODUS (desde a chegada de Rob Dukes à banda), o vídeo com mais de 1h40 de duração mostra os bastidores da turnê de “Shovel Headed Kill Machine” de maneira eficaz.
Com entrevistas informais realizadas com os integrantes do EXODUS, Gary Holt e Tom Hunting contam o que há de inusitado cercando o início da banda na década de oitenta – os problemas que levaram à demissão de Paul Baloff após “Bonded by Blood” (1985) – e o que cercou a sua morte em 2002. Além disso, o documentário conseguiu montar – de modo assustadoramente sincero – o perfil do recluso (e intelectual) Rob Dukes fora dos palcos.
Entre imagens de backstage e de viagens pela América do Sul e Europa, as performances ao vivo do EXODUS ganham vida em registros não-profissionais e são detalhadas em depoimentos dos próprios músicos. Os fatos relatados (e mais inusitados) correspondem ao Rock Hard Festival – quando a banda ultrapassou o limite da apresentação e foi expulsa do palco – e confusões que envolveram um fã e seguranças em Illinois (EUA). Os momentos “não-metal”, que aparecem ao longo do documentário, mostram a preocupação de Holt com o cabelo antes dos shows e os cremes anti-rugas que o guitarrista utiliza diariamente. Hilário.
Com legendas em português (o que é sempre muito bem-vindo), o documentário é acompanhado por uma série de videoclipes. “Now Thy Death Day Come”, “Rio Act” e “Problems” aparecem nesse formato – além de versões ao vivo para “Toxic Waltz” (em Taiwan), “Seeds of Hate” (nos EUA) e “Fabulous Disaster” (em Taiwan) – entre muitas outras. No entanto, esses registros não possuem qualidade de som e de imagem para serem comparados ao show do Wacken, mas complementam esse grandioso lançamento. Há ainda cerca de vinte minutos de entrevistas não utilizadas no documentário (sem legendas) e uma galeria com mais de trezentas imagens históricas.
Não há dúvida de que “Shovel Headed Tour Machine” é o registro ao vivo e definitivo do EXODUS. Com mixagem e masterização assinadas por Andy Sneap (que acompanha a banda desde a retomada com “Tempo of the Damned”), a apresentação do Wacken Open Air deverá por si só satisfazer os fãs. Caso os fãs resistam, o documentário “Assorted Atrocities” certamente deixará muitos queixos caídos na sequência. No Brasil, o DVD duplo (com o CD bônus) sai pela Nuclear Blast/Laser Company.
Track-list:
01. Bonded by Blood
02. Iconoclasm
03. Funeral Hymn
04. A Lesson in Violence
05. Children of a Worthless God
06. Piranha
07. Deathamphetamine
08. Blacklist
09. War is My Sheperd
10. Strike of the Beast
11. Shovel Headed Kill Machine

Nenhum comentário:

Postar um comentário