24 de julho de 2011

Upside Down : The Creation Records Story 2010

Fundada no início da década de 80, na década de 90 a gravadora Creation, capitaneada pelo visionário Alan McGee, já contava em seu catálogo com algumas das bandas mais emblemáticas do Reino Unido: Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine, Primal Scream, Ride, Teenage Fanclub, Super Furry Animals, The Felt, Oasis, entre várias outras formações interessantes e menos conhecidas.

Armod - Falconer

É grande o universo de bandas que misturam a música moderna do metal a sonoridade da música folclórica/medieval européia. A banda sueca Falconer faz parte deste universo a mais de 10 anos e em 2011 no seu 7º lançamento nós brinda com um consistente power metal combinada com a influência folk metal.

Cursed - Rotten Sound

É quase sempre a mesma coisa: grindcore dos mais brutais, com qualidade para dar e vender. Deve ser unânime que esses caras são uma das melhores bandas do estilo no planeta. Meia horinha de CD já deixa um estrago permanente na cabeça. Ainda bem.

Passion - Anaal Nathrakh

Mesmo não tendo como prioridade as apresentações ao vivo, o britânico Anaal Nathrakh passou a contar com uma crescente legião de admiradores pelos quatro cantos do globo desde que começou a liberar seus registros, lá pelo final da década de 1990. Agora, dando continuidade ao caos em formas de ondas sonoras, está chegando ao mercado seu sexto álbum, com o sugestivo título “Passion”.

Black Rivers Flow - Lazarus A.D.

Depois de debutarem com o excelente “The Onslaught”, de 2007, os americanos do LAZARUS A.D. retornam com seu segundo lançamento oficial, mais uma vez pela Metal Blade Records, comprovando os motivos que os levaram a serem considerados como uma das grandes bandas da nova safra do thrash metal americano.

Blue Moon - South Cry

Mesmo com uma ferramenta facilitadora como a internet, é impossível acompanhar toda a movimentação que acontece na cena musical de um país com as proporções continentais desse Brasilzão... Então, é natural que muitos lançamentos acabem não alcançando um maior público, como seria o ideal. De qualquer forma, nunca é tarde para conhecer nomes promissores como o South Cry, uma excelente banda da cidade de Bom Jardim (RJ).

Demonic Portraiture - Disinter

Acredito que essa banda pouca gente já ouviu falar. Portanto, mais do que nunca, vale a pena dar essa dica para quem gosta de um bom death metal. Embora só tenha escutado dois álbuns desses americanos que injustamente não têm seu merecido reconhecimento, foi por esse que me apaixonei. Que trabalho lindo!

All Gutts, No Glory - Exhumed

Finalmente! Os mestres do death/grind/gore estão de volta! A banda, que andou pegando mais leve nos últimos trabalhos, retorna pútrida com “All Gutts, No Glory”.
Sem delongas, falemos das músicas. Primeiro vem a introdução (sério?) instrumental que leva o nome do álbum, e dá aquela atiçada no ouvinte, para depois vir a porradaria de “As Hammer to Anvil”. Começamos muito bem. Em seguida, aparece “Your Funeral, My Feast”, extremamente visceral, e com alguns riffs melódicos que acompanham o conjunto há algum tempo.

Origins - Shaman

Depois de 3 anos do lançamento do competente Immortal, o Shaman volta a milhão por hora com seu álbum mais pesado da carreira. Origins é um álbum conceitual, que conta a história do que seria o primeiro Xamã, na Sibéria, região norte da Russia. O disco consagra a banda como uma verdadeira banda de Progressive Metal! Sim, Shaman se tornou definitivamente uma banda progressiva. Se isso é bom? Vai de cada um.

Violent Agression - Deathraiser

O retorno triunfal do Thrash Metal à cena teve o Brasil como um dos principais safristas do estilo, tanto que nomes como Violator, Farscape, Blasthrash e Bywar são alguns dos principais nomes da nova geração do Thrash Metal mundial, mesmo que no underground.

Gold Cobra - Limp Bizkit

“Gold Cobra” tinha missões homéricas a cumprir: registrar a volta da banda que mais deu face ao New Metal e resgatar a sonoridade dinâmica e potente do estilo. Superar ou ao menos estar à altura de pedras fundamentais como "Signifcant Other" e "Chocolate Starfish" era algo virtualmente improvável de ser feito, mas "Gold Cobra" consegue trazer de volta a aura de tudo que pode se definir sobre Limp Bizkit, e sobre New Metal em geral.

Suck It And See - Arctic Monkeys

É engraçado como o já defasado 'indie rock' pode trazer gratas surpresas em determinados momentos. Quem acompanha a carreira dos Arctic Monkeys sabe que este adorável quarteto britânico possui uma genuína capacidade de entregar boas músicas dentro do gênero. Após o duvidoso - e, até então, perigoso - álbum "Humbug", eis que o vocalista/guitarrista Alex Turner e sua trupe voltam com tudo!

Making The Devil Work - Sodomizer / Hellkommander

Quando alguns músicos são bons companheiros, é natural que acabem por se envolver em mais de um projeto e surjam splits como este “Making The Devil Work”… No caso, o guitarrista Poison Hell e o baixista Leatherface se dedicam simultaneamente ao Sodomizer e Hellkommander, bandas do Rio de Janeiro que estão na ativa respectivamente desde 1999 e 2005 e com álbuns lançados oficialmente por selos nacionais e gringos. Ou seja, são caras veteranos e dedicados ao underground!

Oracle - Fleshgod Apocalypse

Às vésperas do lançamento de “Agony”, a próxima violência do Fleshgod Apocalypse, apresento o full-length anterior -“Oracles” - um álbum insano que não deixa pedregulho sobre pedregulho.
E mama mia, quanta ignorância! Não bastasse o também italiano Hour of Penance (resenha neste link) poluir os tímpanos dos headbangers, agora vem o Fleshgod Apocalypse com seu brutalíssimo death metal técnico para assombrar o underground mundial! Comparando uma à outra, a conclusão é que alta qualidade perfaz o caminho de ambas.

Males Infestus - Cauterization

Que que é isso aqui? Tenho até dificuldade para começar a falar desse material, tentando encontrar palavras para descrevê-lo. Senhoras e senhores, tenho em mãos uma DEMO que pode (e deve) ser considerada um dos melhores lançamentos do ano.

Bloodbath: ouça "Eaten" em versão Disney

http://whiplash.net/materias/humor/134801-bloodbath.html

Valient Thorr: em vídeo, o despertar do true-metal-warrior

http://whiplash.net/materias/humor/134717.html

Doors: a tenebrosa versão de Angélica para Light My Fire

Fonte: HEADBENZI... um site que prova que a verdadeira essência do rock é de baunilha. :-)
Bye Que Bye Bye Bye
Os dias passam, um a um
E espalham armadilhas fatais
Por isso a vida não é comum

Atividade headbanger paranormal: espírito agindo no moshpit

Possíveis espíritos de headbangers falecidos em rituais satânicos atuando no show do SUICIDE SILENCE, no Rockstar Mayhem  Festival, foram capturados em vídeo. Assista o registro assustador abaixo. Se não são espíritos, quem é que está empurrando e derrubando o sujeito? Brrrrrrrrrrr... 8-(
http://whiplash.net/materias/humor/134813.html

Týr: entrevista com o vocalista e guitarrista Heri Joensen

O Týr desembarca pela primeira vez no Brasil nesse mês de Julho, para realizar três shows pelo país, na divulgação de seu novo álbum “The Lay Of Thrym”. A banda passará por Belo Horizonte (29/07 - Music Hall BHZ), São Paulo (30/07 - Estúdio M) e Curitiba (31/07 - Music Hall).

Aliterasom: Amy Winehouse, talento não cura a dor

Em um final de semana trágico, onde o massacre na Noruega deixa mais uma vez o mundo de cabeça para baixo, onde mais uma vez uma mãe teve seu filho sequestrado de seus braços em um dos hospitais aqui no Rio de Janeiro (e ele já foi encontrado pela polícia), a morte de Amy Winehouse é tratada por mim como alguém que alcançou seu objetivo.

Lula Côrtes: guru psicodélico e o rock pernambucano dos 70s

VIVA LULA CÔRTES!
Recentemente me chegou às mãos um vídeo que muito me emocionou, eram imagens do último show de LULA CÔRTES ao lado de ALCEU VALENÇA, PAULO RAFAEL e ZÉ DA FLAUTA numa reedição do histórico disco/show intitulado “vivo” lançado nos, hoje longínquos anos 70 e que fez a cabeça de toda uma geração.