24 de julho de 2011

Oracle - Fleshgod Apocalypse

Às vésperas do lançamento de “Agony”, a próxima violência do Fleshgod Apocalypse, apresento o full-length anterior -“Oracles” - um álbum insano que não deixa pedregulho sobre pedregulho.





Imagem
E mama mia, quanta ignorância! Não bastasse o também italiano Hour of Penance (resenha neste link) poluir os tímpanos dos headbangers, agora vem o Fleshgod Apocalypse com seu brutalíssimo death metal técnico para assombrar o underground mundial! Comparando uma à outra, a conclusão é que alta qualidade perfaz o caminho de ambas.
A produção é magnífica, o instrumental é fantástico e ovocalista é amedrontador. Resultado? Um trabalho praticamente perfeito. É o tipo de coisa que faz você perceber o quanto algumas pessoas nasceram pro negócio. Detalhe: a banda já está nesse patamar com apenas quatro anos de vida.
Os solos são poucos, mas eficientes. Há uma dose de melodia espalhada pelo disco, e até trechos que remetem à música clássica. Um contraste quase absurdo que parece servir como descanso em meio à pauleira. Só que aí vem o agravante: não é que ficou interessante o modo como esses elementos foram inseridos?
Mas são mesmo os riffs velozes e a bateria avassaladora que mais se destacam em “Oracle”. O jeito como são executados evidencia o quão técnico e ilimitado o death metal pode ser. Partes de guitarra mais quebradas, e as citadas melodias, sem nunca deixarem de ser pesadas, enriquecem o CD.
Entre as faixas ultrabrutais, “Requiem in SI Minore” apresenta um lado mais sombrio e denso do conjunto, com uma levada que começa lenta, mas volta ao “normal” com a britadeira característica. Coisa mais linda! E ela já emenda em outra agressividade chamada “At the Guillotine”, sem deixar tempo para recuperar o fôlego.
Aliás, não há como deixar de lado outras maravilhas como “In Honour of Reason”, “Post-Enlightenment Executor”, “Embodied Deception” (que preciosidade!) e “Retrieving My Carcass”, todas simplesmente impiedosas.
Anunciando o final dos tempos, a Fleshgod Apocalypse vai passar sem deixar sobreviventes. Um som exterminador e indispensável.
Tracklist
1. In Honour of Reason
2. Post-Enlightenment Executor
3. As Tyrants Fall
4. Sophistic Demise
5. Requiem in SI Minore
6. At the Guillotine
7. Embodied Deception
8. Infection of the White Throne
9. Retrieving My Carcass
10. Oracles
Total playing time - 37:40
Fleshgod Apocalypse – Oracle
Candlelight Records/Willowtip Records – 2009 - Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário