3 de fevereiro de 2011

Sociedade Alternativa - Commune - 2005

Em 1968, dois hippies mudaram-se para Mt. Shasta no interior da Califórnia e montaram um rancho, lá viviam em uma comundiade auto-sustentável. A propriedade se chamava Black Bear Ranch e tinha como lema: Terra Livre para as Pessoas Livres. Esta comunidade de pensamentos utópicos, recebia contribuições generosas de artistas como: The Doors, The Monkees, Frank Zappa e outros. Este documentário exótico, registra as entrevistas com cenas de arquivos caseiros da própria comunidade.

Metal Up Your Ass - Os primórdios do Metallica (Parte III)

As coisas caminhavam bem no primeiro ano do Metallica e o número de fãs crescia a cada apresentação, mas James Hetfield ainda não estava satisfeito com a guitarra e vocal ao mesmo tempo. Primeiro porque não achava sua voz boa (e nesse começo, definitivamente não era) e segundo porque, dividindo as duas funções, ele não se especializava em nada e sequer tocava um solo sem errar as notas.

A História do Burzum: Parte XII - Belus

Quando usei o nome "The White God" para o meu próximo álbum, não tinha ideia de que isso provocaria tanto medo e tantas emoções irracionais. Para mim, esse é apenas um apelido para Baldur, que é o tema do álbum. Nenhuma ambigüidade foi intencional. A verdade é que anunciei o lançamento de "The White God" com antecedência para diminuir a pressão no host de www.burzum.org., que estava cansado de dizer às pessoas que o contatavam que ele não sabia quando o próximo álbum seria lançado, qual seria o nome ou qualquer outra coisa a respeito. O artigo solucionou esse problema.

10 Anos Ao Vivo - Dr. Sin

“10 Anos Ao Vivo” é um álbum duplo ao vivo da banda brasileira DR. SIN, gravado de forma impecável entre 23 e 24 de maio de 2002 no SESC Ipiranga, em São Paulo (apresentação, esta, que rendeu também o primeiro DVD da banda, com o mesmo título), e lançado em 2003.

Sweet Surrender - Storm

Por pura coincidência acabei achando a banda THE STORM que, de origem norte americana, conta com vocais femininos, além de uma tecladista. Originalmente, procurava a história de um conjunto homônimo, quando me deparei com “Sweet Surrender”, álbum de AOR que esteve engavetado desde os anos 80. Para falar a verdade, não me recordo de nenhum disco do gênero que foi submetido à mesma proeza (quem se lembra, favor comentar). Mas, finalmente lançado em 2010, a qualidade de “Sweet Surrender” é realmente surpreendente, levando-me a questionar o motivo desse longo adiamento.

Angelmaker - Overdrive

Após longo hiato, de 1984 a 2008, o OVERDRIVE lança em 2011 seu segundo disco após essa retomada. Os veteranos mostram a razão de sua volta com esse “Angelmaker” (capa um pouco impactante, não?), que certamente consegue trazer de volta o bom heavy metal clássico, mais popular no ano da data da parada da banda. A virtude dos suecos é justamente conseguir fazer um heavy metal tradicional que consegue tender ora ao thrash, ora ao power com uma leveza e uma singularidade muito interessantes. Ao mesmo tempo, percebe-se que o grupo não ficou preso ao passado, conseguindo incorporar uma boa produção e toques mais modernos sem se desviar de seu propósito.

The Who at Kilburn 1977 - The Who

Você leitor, fã de The Who, com certeza já deve ter assistido pelo menos uma vez ao fantástico filme da banda, “The Kids Are Alright”, documentário com várias cenas ao vivo acompanhando sua carreira, por uma coincidência infeliz lançado mais ou menos na época da morte do baterista Keith Moon. Um dos grandes destaques daquele registro era a inclusão das clássicas “Baba O’Riley” e “Won’t Get Fooled Again” gravadas em um show aparentemente espetacular. Durante muito tempo estas imagens ficaram engavetadas, pois conforme o próprio encarte nos conta, a banda (Pete Townshend, em especial) não ficou muito feliz com a performance como um todo. Mas, enfim, o tal show foi colocado no mercado, dando título a este mais recente lançamento dos lendários arruaceiros britânicos.

Apart of the World - Abske Fides

Segundo eles mesmos, com o intuito de mesclar uma sonoridade soturna, densa e doentia a um lirismo introspectivo, misantropo e absolutamente desiludida dos valores humanos, o Abske Fides surgiu. Complexo? Sim... bastante complexo, mas não tanto quando o som dos rapazes que é um Doom Metal pesadíssimo e objetivo.

How Black Was Our Sabbath: An Unauthorized View from the Crew

Biografias não escritas pelos próprios artistas, e pior ainda, “não autorizadas” por eles, têm boas chances de se tornarem colchas de retalhos desesperadamente buscando polêmicas e histórias que possam justificar sua leitura. A não ser que o autor tenha protagonizado várias das histórias constantes do livro. Neste caso específico é exatamente isso que ocorre, só que são dois os autores: David Tangye, assistente pessoal de Ozzy Osbourne em seus tempos de Black Sabbath, bem como na parte inicial de sua carreira solo; e Graham Wright, assistente pessoal do baterista Bill Ward no Sabbath dos anos 70.

Eluveitie (Estúdio EMME, São Paulo, 29/01/2011)

Pela primeira vez no Brasil, os suiços da banda Eluveitie desembarcaram para quatro apresentações em solo Brasileiro, sendo uma delas em São Paulo, no estúdio Emme. Trazendo toda sua musicalidade Folk para terras tupiniquins, os suíços mostraram que Folk Metal pode ser pouco difundido comparado ao Heavy Metal, mas é um som de muita qualidade.