3 de fevereiro de 2011

Heavy metal: um conforto para a mente brilhante


De acordo com pesquisadores britânicos, muitos adolescentes "metalheads", longe de apresentarem delinquência e baixo desempenho acadêmico, são extremamente brilhantes e com frequência usam a música para ajudá-los a lidarem com o estresse e o peso de serem deslocados talentosos.
Stuart Cadwallader, um psicólogo na Universidade de Warwick, vai apresentar suas descobertas na conferência da Sociedade Psicológica Britânica em York.
Ele diz: "Há um conceito de que jovens talentosos e superdotados ficam ouvindo muita música clássica e passam muito tempo lendo. Eu acho que é um estereótipo impreciso. Há literatura que liga o Heavy Metal à baixa performance acadêmica e delinquência, mas achamos um grupo de pessoas que contradiz isso."
"Estamos observando um grupo de pessoas com autoestima abaixo da média e que não se sentem bem ajustados socialmente. Eles se sentem mais estressados e recorrem ao Heavy Metal como um jeito de aliviar esse estresse."
"Os participantes disseram que eles apreciaram os temas completos e às vezes políticos da música Heavy Metal mais do que talvez o som popular comum. Há uma tendência de preocupar adultos um pouco mas acho que é apenas uma coisa catártica. Não indica problemas."
A pesquisa foi feita em 1057 membros da Academia Nacional para Jovens Superdotados. Questionados sobre seu tipo de música favorita, 39% disseram "rock", 18% disseram "R&B" e 14% disseram "Pop". 6% disseram "Heavy Metal". Um terço dos estudantes declaram que o "Heavy Metal" está entre os cinco estilos favoritos deles.
Um estudante disse: "Me ajuda com o estresse... É a agressividade geral na música. Você simplesmente não pode extravasar a sua raiva e escutar a sua música ao mesmo tempo com outros tipos de música."
Cadwallader adicionou: "Talvez pessoas superdotadas experimentam mais pressão do que seus iguais e usam a música para eliminar essa negatividade."
Dan Silver, editor assistente da revista de música NME que trabalhou para a Kerrang! e Metal Hammer, disse: "Muitos temas do Heavy Metal são sobre alienação. Se você tem esses tipos de sentimentos, há muito que se extrair da música e da comunidade de fãs que estão nessa."
Fonte desta matéria (em inglês): Telegraph.com.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário