As grandes bandas da história do rock não foram criadas da noite para o dia. Algumas surgiram como mutações de grupos que já existiam, trocando apenas alguns integrantes. Com os Beatles foi assim. Antes de se tornar a banda mais famosa do planeta, ela era formada por alunos do colégio Quarry Bank School, e por isso ganhou o nome de The Quarrymen.
O único membro original do que viria a se tornar o Fab Four nesta época era John Lennon. Foi em uma apresentação do grupo em uma igreja de Liverpool que Paul McCartney viu pela primeira vez seu futuro companheiro de banda tocar. Depois do concerto eles foram apresentados e Paul estava impressionado com o desempenho de John, e com o fato inusitado dele criar letras para músicas que já existiam, mas que ele não tinha decorado.
Paul pegou o violão e tocou para John, que também ficou impressionado com o seu talento, principalmente pelo fato de que ele sabia cantar a letra de uma música do início ao fim. Macca foi incorporado ao grupo. Mais tarde ele apresentou um amigo para John, sobre quem disse ser um ótimo guitarrista e que também deveria ser incorporado ao Quarrymen.
Mesmo sendo um pouco mais novo, George Harrison era uma peça que não poderia ficar de fora do grupo de Lennon. O último a entrar foi Ringo Starr. Ele já era conhecido dos outros três músicos, mas era baterista de outra banda. Só mais tarde quando o grupo, já com o nome de Beatles, estava para iniciar as gravações em Abbey Road é que ele foi recrutado.
O nome foi criação também de John e ele chegou a contar diversas versões para o surgimento. Uma das mais famosas é que ele teria tido uma visão com um homem em uma torta flamejante que lhe disse: “Vocês serão os Beatles com A”. Anos mais tarde, MacCartney criou uma música intitulada “Flaming Pie”, uma referência à história.
Na verdade, o nome Beatles surgiu como uma mistura de “Beetles”, que é besouro em inglês, e “Beat”, que é batida. John Lennon gostou da sonoridade do nome e afirmou que ele definia a música da banda, que tinha uma batida pulsante e lenta. O resto desta história é aquilo que o mundo viu e provavelmente nunca esquecerá.
New Yardbirds
O Yardbirds foi um grupo relativamente famoso nos anos 60, principalmente nos EUA. Hoje, sem desmerecer o seu legado, sua história é lembrada mais pelo fato de ter sido por meio deste grupo que nasceu um dos maiores fenômenos do rock’n roll de todos os tempos, o Led Zeppelin.
Com o rompimento da banda no fim dos anos 60, um de seus membros, o guitarrista Jimmy Page, não queria desperdiçar a notoriedade que eles tinha alcançado nos EUA e por isso decidiu que seguiria em frente com o nome de New Yardbirds.
Por muito pouco o primeiro álbum do Led Zeppelin não saiu como um álbum do New Yardbirds. Por influência do destino ou não, pouco antes do lançamento do disco, Page foi avisado de que não poderia usar o nome por questões judiciais movidas pela antiga equipe da banda.
O nome Led Zeppelin surgiu de uma brincadeira feita pelo guitarrista do The Who, Keith Moon. Assim como os Beatles, neste caso também há uma mudança gramatical. “Led” é uma abreviação de “Lead”, que significa chumbo em inglês. Jimmy Page ficou com medo de que, se mantivesse “Lead”, as pessoas pronunciassem “Lide”.
Na biografia sobre a banda “Quando os Gigantes caminhavam sobre a Terra”, do escritor Mick Wall, ele diz que o nome nem era algo importante para a banda naquele momento. Jimmy Page teria dito: “As coisas estavam funcionando tão bem que mesmo se chamássemos The Potatoes teríamos feito sucesso”. Alguém duvida?
Smile
O grupo Smile, que chegou até mesmo a abrir shows de Jimi Hendrix, foi nada mais nada menos que o embrião de um dos maiores fenômenos do rock mundial, o Queen. No grupo estavam Brian May, Roger Taylor e Tim Staffel. Este último tinha um amigo que acabou se tornando um grande fã do Smile, Freddie Mercury. Mais tarde, Tim acabou deixando a banda e Freddie o substituiu. Foi aí que o nome foi mudado para Queen. John Deacon foi o último a se juntar.
Estes são apenas alguns exemplos de bandas que deram origens a outros grandes grupos. A lista é imensa e talvez seja material até mesmo para um livro inteiro!