10 de setembro de 2011

Psicologia Metal: por trás do preconceito (New Metal)

Que gêneros como o New Metal/Nu Metal, o Metalcore e o Screamo (torcendo o nariz para este último) sofrem com a acusação de "não serem metal de verdade" todo mundo sabe, mas tal argumento tem fundamento? Em termos de sonoridade é inegável que exista peso e agressividade, mas afinal de contas, o que constitui o metal? Talvez a resposta esteja além do som, mas também na CULTURA heavy metal.

U2: coisas para se aprender com Bono Vox

Quando um artista do porte de Bono Vox vem a público fazer uma análise do seu trabalho nos últimos 20 anos, temos que parar e observar um modelo nada comum no mundo da música e em específico, no mundo do rock.
Há quem diga que tudo que Bono diz tem um propósito narcisista, mas este tipo de 'melancia na cabeça' merece no meu entendimento aplausos e reflexões.

Six Hours Sundown: filha de Steve Harris fala com o LoKaos

Por: Stefanie Chasseraux e Carl Casagrande, de Londres
Formada há apenas dois anos, a banda britânica Six Hours Sundown já é considerada uma das mais novas promessas do rock atual. Tendo como frontwoman Lauren Harris, filha do legendário baixista do Iron Maiden, Steve Harris, a banda já começou com um passo na frente das outras, mas o talento dos músicos, obviamente, contribuiu muito para isso. Olly Smith na bateria; Tom Gentry, guitarra; e Mitch Witham no baixo, completam a Six Hours Sundown, que passou essa semana por Londres. E lógico, o Lokaos aproveitou e conversou um pouco com a turma.

John Petrucci: "parece que toco com o Mangini há 20 anos"

Peter Hodgson, do I Heart Guitar Blog, entrevistou oguitarrista John Petrucci do DREAM THEATER. Seguem alguns trechos da conversa.
I Heart Guitar Blog: O "A Dramatic Turn Of Events" é um álbum muito colorido. Como produtor, como foi sua abordagem?
Petrucci: É a primeira vez que produzi sozinho. Eu tinha uma idéia na cabeça de todos os elementos trabalhando juntos. Ter o Northfield de engenheiro e o Andy Wallace na mixagem, isso contribuiu muito para a meta. Eu queria que esse álbum fosse grande e que tivesse um impacto sônico poderoso mas que fosse realmente hi-fi e polido, e com muita fidelidade onde você pode ouvir todos os instrumentos mas ter muito equilíbrio onde você pode ouvir não só cada instrumentista mas as canções e as letras também. As músicas precisam ser fortes. A composição, os riffs, as temáticas, as passagens melódicas, os refrões, as progressões de acordes, tudo precisa ser pensado e afinado da melhor forma possível. Era isso o que eu tinha em mente como produtor.

Anthrax: guitarrista elogia performance de Joey Belladonna

Adrien Begrand, da seção musical dedicada ao metal do MSN Headbang, entrevistou o guitarrista do ANTHRAX Scott Ian. Seguem alguns trechos da conversa.
Headbang: O quão desgastante foi aquele período que vocês passaram por Joey Belladonna, a Dan Nelson, a John Bush, e novamente o Joey nos vocais?

Tatuagens: dez dos piores "rabiscos" com temática roqueira

Ao longo da história, as maiores mentes artísticas tinham pavor do que o público acharia de suas obras. Exemplos como de Michaelangelo olhando para o teto da bela Capela Sistina, Edvard Munch percebendo o terrível poder de "O Grito" ou Leonardo Da Vinci olhando nos olhos da Mona Lisa. Hoje, muitos dos nossos maiores (e piores) artistas, demonstram sua arte através da tatuagem. Veja as seguintes "obras de arte", feitas por verdadeiros Picassos de hoje em dia, nas 10 piores tatuagens  feitas em fãs de Rock:

Kiss: em 1976, Rolling Stone resenha clássico do grupo

KISS – Alive!
O KISS  em um palco pode facilmente serdivertido  por uns dez minutos. Mas em disco, sem o impacto dos rostos pintados e a teatralidade, a banda deve ser julgada apenas por sua música. E ela é horrível. Criminosamente repetitiva, altamente monótona. Igual a uma legião de grupos sem talento espalhados pelo país. O KISS  tenta vencer através do volume e riffs cansativos.

Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas

Se um artista compôe uma música de sucesso, onde os fãs adoram, ele também é obrigado a gostar certo? Errado! Como nos exemplos que veremos a seguir, é bem normal que um músico não goste da própria canção que criou. Seja feita por ele mesmo, ou por algum outro membro da banda. Veja abaixo algumas bandas ou artistas que odeiam suas próprias músicas:

Hoje na história do rock no mundo - 10/09

[10/09/1963] Há 48 anos- Fatos Bizarros
Os Stones poderiam ter gravado com os Beatles [10/09/1964] Há 47 anos- Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos
Os Kinks emplacam o seu maior hit [10/09/1979] Há 32 anos- Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos
Message marca o início da turnê do Police [10/09/1989] Há 22 anos- Shows Históricos e Festivais