22 de setembro de 2009

The Grateful Dead

Grateful Dead, que numa tradução livre para o português significa algo como "O morto agradecido", foi uma banda de rock estadunidense formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, berço do movimento hippie. O grupo era conhecido por seu estilo único e também por seu ecletismo, já que fundia em suas composições elementos do folk, bluegrass, blues, contry, jazz, psicodélico, space music e gospel, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações. "A música deles", escreveu Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, "alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência."

Across the Universe

* (Across the Universe)
* ano de lançamento ( EUA ) : 2007
* direção: Julie Taymor
* atores: Jim Sturgess , Joe Anderson , Dana Fuchs , Martin Luther , T.V. Carpio

Hoje na história do Rock no mundo - 22/09

Roger Daltrey é quase expulso do The Who
[22/09/1965] Há 44 anos
Faltou muito pouco para o vocalista do The Who, Roger Daltrey, terminar, prematuramente, sua trajetória dentro do grupo. Depois de um show fracassado na Escandinávia, ele se irritou e deu um soco na cara do baterista Keith Moon. Convidado a se retirar, Daltrey quase foi substituído por Boz Burrell (mais tarde, integrante do Bad Company), mas aproveitou uma nova chance e acabou ficando. Na época, o estado de espírito do vocalista refletia o conteúdo de uma frase dita por ele mesmo: "Quando eu fizer 30 anos, vou me matar. Eu não quero ficar velho de jeito nenhum".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 22/09

- 1947: Nasceu, em Cruzeiro (SP), Vanusa Santos Flores, a cantora e compositora Vanusa, que fez grande sucesso na Jovem Guarda, como concorrente de Wanderléia, com a música “Pra Nunca Mais Chorar” (de Carlos Imperial e Eduardo Araújo), presente em seu primeiro disco, lançado em 1968. Com o cantor Wanderley Cardoso e o comediante Renato Aragão, atuou no programa Adoráveis Trapalhões, na TV Record, de São Paulo. Em 1976, gravou pela primeira vez a canção “Avohai”, lançando seu autor, o paraibano Zé Ramalho.