2 de outubro de 2011

Mosaicos - A arte de Chico Science 2009

O pernambucano Chico Science (1966-1997), líder do mais representativo movimento da música pop brasileira dos últimos anos, é o tema deste Mosaicos, que apresenta as participações dos integrantes da banda Nação Zumbi, Fred 04, Siba, além de depoimentos de Herbert Vianna e dos jornalistas Xico Sá e Renato L. Mesclando gravações inéditas com imagens do acervo da TV Cultura,

Beginning Of Times - Amorphis

Álbum conceitual baseado na história de Väinämöinen, personagem principal no folclore da Finlândia, o Amorphis retoma – para a alegria dos saudosistas – a temática focada no Kalevala, livro de poemas do escritor Elias Lönnrot baseado nas velhas lendas da “terra dos mil lagos”. São treze temas muito bem construídos e cheios de personalidade, marca registrada em se tratando de grupos escandinavos. A bolachinha inicia com a épica “Battle for Light” e só melhora com a seguinte, “Mermaid”, ambas de autoria do tecladista Santeri Kallio, que simplesmente assina quase a metade do track-listing.

Hunter - Mastodon

"The Hunter" é mais direto que o seu antecessor, "Crack the Skye". Há muita melodia, o que faz com que o disco seja mais amigável do que o costume. De uma certa forma, o grupo abriu mão da abordagem avant-garde dos trabalhos anteriores, concentrando-se em uma sonoridade mais tradicional, porém não menos criativa. Com canções baseadas em riffs pesados, que sempre surgem amparados pelo baixo cheio de groove de Troy Sanders, "The Hunter" é um álbum incrivelmente cativante. Nele, a banda passou por cima de seus limites novamente, apresentando uma nova faceta de sua múltipla personalidade.

Chickenfoot III - Chickenfoot

Pra começo de conversa, a música do grupo está mais swingada, tem mais groove, está mais malandra. O alto astral se mantém lá em cima, naquela sonoridade ensolarada característica de todo trabalho que envolve Sammy Hagar. Ao invés de seguir um caminho semelhante ao do primeirodisco, a banda inseriu, corajosamente, elementos de outros gêneros em sua música, como pop, soul e blues, em uma variação que surpreenderá o ouvinte. Dessa maneira, "Chickenfoot III" é um trabalho inesperadamente diversificado, o que poderá decepcionar um pouco quem está esperando um cópia do debut.

Can't Slow Down - Foreigner

Duplo, o disco  ganha lançamento nacional pela Hellion Records em CD duplo a preço de CD simples. Ou seja, você leva o dobro e paga por apenas um disco! O conteúdo dos disquinhos irá agradar os fãs do grupo, já que mostra a banda desfilando com grande autoridade os seus maiores hits, com uma segurança e um pique um tanto incomuns para artistas com décadas de estrada.

Break the Silence - Van Canto

E quais seriam eles? Em Spelled in Waters, por exemplo, há o uso do violão, tocado por MARCUS SIEPEN, do grupo conterrâneo de power metal BLIND GUARDIAN. Neuer Wind é a primeira da banda a ser cantada em alemão, língua nativa de todos os membros exceto o baixista. A bela Master of the Wind, segundo cover deles do MANOWAR, tem o piano como instrumento base, deixando os outros vocalistas em segundo plano, com exceção de INGA SCHARF, que canta a letra inteira praticamente sozinha. A bônus Betrayed tem até um trecho orquestrado para acompanhar os músicos. A faixa final, A Storm to Come, tem mais de 9 minutos, sendo a mais longa do grupo até hoje e uma das melhores do álbum.

Motion - Almah

Edu realmente é um músico diferenciado, como pudemos conferir desde seus tempos de SYMBOLS, tanto nos vocais como nas composições. E mais uma vez está acompanhado por grandes músicos neste novo registro, mantendo a formação do disco anterior, inclusive com o seu companheiro de ANGRA Felipe Andreoli no baixo.

Capas de CD estranhas: o que está por trás dessas imagens?

No último texto falamos sobre a psicologia do rock e o poder de influência das músicas sobre a respostas nas emoções humanas. E as capas de CD? O que será que os artistas querem representar quando escolhem imagens estranhas, subjetivas e abstratas? Será que tem a ver com a música ou com alguma inquietação interior deles? Ou será que é só uma "viagem" artística?

Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos

De acordo com dados oficiais, a altura média do homem brasileiro é de 1m70 (a do estadunidense é 1m77). Alguns astros do rock são muito mais baixos, e alguns muito mais altos.
O site estadunidense METAL SLUDGE fez uma pesquisa e elaborou um compêndio das alturas dos astros do rock que se notabilizam – além de pela música – por suas estaturas diferenciadas.

Política: candidato polonês se alia ao Death Metal

Jedrzej Wijas, candidato ao parlamento polonês gravou um vídeo  para sua campanha eleitoral junto a membros da banda de Death Metal Mortal God. A letra do jingle diz:
Chega de conversa fiada
Chega de guerras estúpidas
Governo secular
Vida digna
Liberdade
É meu objetivo
Vote com sabedoria
http://whiplash.net/materias/curiosidades/139220.html

Porrada: 10 cenas de pancadaria com Rockstars

Embora sejamos capazes de suprimir nossos instintos em nossa vida cotidiana, as vezes uma pequena fagulha acende toda a raiva que existem dentro de nós. Como exemplo, o Loudwire fez uma seleção com 10 vídeos mostrando alguns momentos de fúria envolvendo estrelas do rock:
10. Henry Rollins do BLACK FLAG socando um fã

Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais

Nesse momento em que o país sedia um dos maiores festivais de Rock  do mundo, o blog "forterockmetal" elaborou uma lista com algumas das maiores vaias das edições brasileiras do Rock in Rio.
Carlinhos Brown, Rock in Rio de 2001
Lobão, Rock in Rio 1991

Classic Rock in Rio: "old school é a palavra de ordem"

Em meio ao frissom midiático da quarta edição do Rock in Rio, um discurso se faz onipresente para todos aqueles minimamente envolvidos com o Rock e seus rebentos, sejam headbangers, indies, etc.
“Tá comercial demais esse negócio, pasteurizado”
“IVETE SANGALO? CLÁUDIA LEITE? E ainda têm a cara de pau de chamar de Rock in Rio?”

Rock em Análise: discografia comentada do The Police

Os apreciadores de uma determinada banda não se contentam em conhecer apenas os maiores singles lançados pela mesma. E se você conheceu tal banda através dos seus maiores 'hits', é claro que também fará questão de procurar escutar alguns dos seus melhores discos - ou todos eles! Nesta seção, farei "viagens" rápidas e introdutórias pelas discografias de bandas que fizeram - ou farão - história com seus registros de estúdio. Nesta edição: The Police!

Arch Enemy e Nightwish: muito além das diferenças

Arch Enemy e Nightwish  são bandas de gêneros totalmente distintos. Isso é fato. Arch Enemy  é umabanda sueca de Melodic Death Metal, enquanto Nightwish é uma banda finlandesa de Symphonic Metal. A vocalista do Arch Enemy pratica a técnica do Gutural, enquanto a vocalista do Nightwish  é lírica. Isso não é novidade, mas além da diferença entre os gêneros do Metal que seguem, ainda há outras diferenças a serem observadas.

Nirvana: vinte anos de lançamento do "Nevermind"

No dia 24 de setembro de 1991 foi lançado o disco que daria uma nova cara ao rock. "Nevermind", segundo álbum do Nirvana, tornou-se um fenômeno de vendas e transformou Kurt Cobain, um garoto miúdo de Aberdeen, no novo ídolo da juventude.

Rock em Análise: "Metaleiros maconhados" atacam novamente

Antes de tudo, favor ler a notícia abaixo:
Aliado de Sarney afirma: "Metaleiros são maconhados!"
Alguém que fala tanta bobagem sobre roqueiros/metaleiros em tão pouco tempo, só pode ser um babaca, certo? Com certeza que sim! De fato, a declaração supracitada atinge um nível de estupidez que chega a ultrapassar os limites do crível. Surge então a inevitável pergunta: "esse cara está realmente falando sério?". Oh, e como está...

Wacken Open Air: quando chegará a nossa vez?

Em outubro estará completando cinco anos da segunda e última edição do Live ‘N’ Louder Rock Fest, que também encerrará igual tempo sem a realização de um festival no Brasil dedicado exclusivamente ao público heavy metal, não levando em conta o Maquinaria Rock Fest.
O jejum quase foi quebrado quando, em 2008, durante a realização do festival alemão Wacken Open Air, foi anunciado com toda a pompa que o maior festival de heavy metal do mundo teria sua primeira edição fora da Alemanha, e esta seria no Brasil, cidade de São Paulo, na Arena Anhembi, nos dias 09 e 10 de maio de 2009. No entanto, quando o público esperava ansioso pelo anúncio das primeiras bandas que comporiam o cast, foi surpreendido, sem maiores explicações, pelo adiamento – entenda-se como cancelamento – do festival. Talvez (des)motivados pela crise que abalou a economia mundial nos meses seguintes, as pessoas envolvidas com a realização do Wacken Rocks Brazil acharam melhor deixar o projeto na geladeira por tempo indeterminado.