4 de dezembro de 2009

O Poder do Soul (Soul Power)

Sinopse
Em 1974, o produtor Hugh Masekela e o músico Stewart Levine convenceram o empresário esportivo Don King a produzir no Zaire, em paralelo à luta pelo título mundial dos pesos pesados entre Muhammad Ali e George Foreman, um festival musical centrado no orgulho negro e na ligação da “soul music” com a África. Assim nasceu o Zaire ‘74, três dias de concertos em Kinshasa, reunindo nomes como James Brown, BB King e Miriam Makeba no auge de suas carreiras. Mais de trinta anos depois, o conjunto de imagens inéditas traz as apresentações e os bastidores dessa história.

Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Aleister Crowley

O pensador britânico Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley (1875-1947), foi um dos mais respeitáveis ocultistas de todos os tempos, tendo sua obra sido considerada influente na literatura, na música, nas artes visuais; nas expressões mais significativas da metade do século XX.

Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche

É inegável que a literatura e a música, possuem uma conexão e uma correspondência que tem se conservado durante séculos. Segundo o texto "Goethe e o romantismo musical: uma abordagem pedagógica" (FLUC, História da Música), do professor Doutor José Maria Pedrosa Cardoso, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a relação entre poesia e música é um fato quase natural documentado pelo menos desde a Grécia dos aedos (artistas que cantavam as epopéias, composições gregas religiosas ou épicas, acompanhando-se de um instrumento musical de cordas chamado cítara) até à poética contemporânea.

Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: H. P. Lovecraft

O norte-americano Howard Philips Lovecraft (1890-1937) foi um dos principais escritores do gênero terror e fantástico na história da literatura ficcional de narrativa. A diferença de Edgard Allan Poe, expoente do mesmo gênero de literatura, que tinha predileção pelo mórbido, Lovecraft expõe o indizível: quase sempre inicia suas histórias com um narrador que faz saber ao leitor a ocorrência de um fato tão grotesco e assustador que não pode ser revelado; mas, subitamente, como se instado pelo interlocutor, decide abrir mão do silêncio, tornando o leitor testemunha ativa da ficção.

Sucessos de Crosby, Stills & Nash (and Young)

Esse ultimo é mais um pequeno(muito pequeno) trecho de um documentario de TV...vale a pena ver!

Hoje na história do Rock no mundo - 04/12

Keith Richards apaga em show dos Stones
[04/12/1965] Há 44 anos
Durante um show dos Rolling Stones, no Memorial Hall, em Sacramento, na Califórnia, o guitarrista Keith Richards toma um choque fulminante e fica inconsciente por sete minutos. A guitarra dele havia feito contato com o microfone. Na ocasião, a banda estava tocando a música "The Last Time".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 04/12

- 1959: Nasceu, no Rio de Janeiro, Marcelo Knudsen, mais conhecido como Bob Gallo, ex-vocalista do João Penca & Seus Miquinhos Amestrados. Data exclusiva!
ATENÇÃO - 1982: Aconteceu o show de lançamento do 1º disco do Barão Vermelho. A apresentação foi realizada no Circo Voador, já localizado nos Arcos da Lapa. O disco foi gravado em apenas quatro dias no mês de maio e lançado em 27 de setembro. Os destaques são “Down em Mim”, “Billy Negão”, “Bilhetinho Azul”, “Posando de Star” e “Ponto Fraco”, entre outros. A entrada desse show custou 1.000 cruzeiros, quantia que na época era popularmente chamada de ‘um barão’.