2 de dezembro de 2009

Jimi Hendrix: dono do melhor riff de todos os tempos

Uma eleição feita pelo site Music Radar elegeu os melhores riffs de guitarra da história da música. O primeiro lugar ficou para o riff de "Voodoo Child", de Jimi Hendrix, gravada há 41 anos.
Em segundo lugar, ficou "Sweet Child o' Mine", do GUNS N' ROSES, seguida por "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin.

Bandas de BritPop

A História tem se repetido. O mundo musical está no marasmo. Parece que nada vai acontecer. Ninguém acredita muito nas bandas americanas. O que acontece? Vêm os ingleses e fazem melhor. Isso está acontecendo, pelo menos, desde fevereiro de 1964. A primeira "investida" inglesa, digamos assim, trouxe muitas coisas boas dentro das malas dos pioneiros (eu ainda sou da teoria de que Gerry and the Pacemakers é bom) como Kinks, The Who, Animals, e todas as bandas que estouraram depois dos Beatles. Eram consumidas como água.

Cenário Nacional

CENÁRIO COMO UM TODO
O Brasil, decididamente, faz parte da lista de países que mais consomem Rock no mundo. A prova disso é que muitas bandas estrangeiras continuam vindo para fazer seus shows. Com certeza não fazemos parte de um movimento tão forte quanto funk, pagode e demais anomalias que denomino como "músicas de mal gosto", mas a mídia que nos apoia, geralmente, são rádios comunitárias, gravadoras e veículos especializados no supracitado Rock. Claro que existem os chamados "aventureiros" neste ramo, mas, no geral, estamos sendo brindados com estilos dos mais variados dentro desse estilo de música.

Hoje na história do Rock no mundo - 02/12

George Harrison lança seu primeiro álbum solo
[02/12/1968] Há 41 anos
Aos 25 anos, George Harrison se torna o segundo Beatle a lançar um álbum solo (o primeiro foi Paul McCartney, com "The Family Way", em 1966). Totalmente composto, arranjado e produzido por ele, "Wonderwall Music" trouxe dezenove faixas - todas feitas para o filme "Wonderwall" - e refletiu uma grande influência da música indiana. Mais tarde, ele falaria sobre o projeto: "O diretor (Joe Massot) perguntou se eu poderia fazer a trilha para o filme, mas eu disse que não sabia compor para filmes. Então, ele respondeu que qualquer coisa que eu fizesse seria usada. Como, na época, eu queria ajudar a tornar a música da Índia pública, eu aceitei o convite e segui em frente".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 02/12

ATENÇÃO - 1951: Nasceu, no Rio de Janeiro, Arnaldo Brandão. Sua carreira profissional iniciou nos anos 70 tocando baixo na banda carioca A Bolha. Depois disso viajou para Londres e conheceu Mick Taylor (ex-Rolling Stones) com quem formou uma banda. De volta ao Brasil tocou com Jorge Mautner, Raul Seixas, Jorge Ben Jor e formou A Outra Banda da Terra – que acompanhou Caetano Veloso em seis discos. Nos anos 80 formou o Brylho junto com Claudio Zoli e, por fim, formou o Hanoi Hanoi – que durou até meados dos 90. Em 2002 voltou à ativa lançando o disco Arnaldo Brandão e o Plano D. Compôs em parceria com Lobão e Cazuza, entre outros. Entre seus sucessos estão “Totamente Demais”, “Bla Bla Bla… Eu Te Amo”, “O Tempo Não Pára” e “Jovem”. Ele é o cara!