6 de dezembro de 2009

Death Metal: o filho bastardo do Metal

O Punk realmente foi sensacional, não? Foi um tapa na cara da cultura Pop. Porém ele foi rapidamente assimilado. Na música pode-se dizer que o reflexo foi quase que imediato. No início dos anos oitenta variados estilos haviam sido influenciados por ele. Do esporro do Hardcore ao Pop deslavado da New Wave. Mais precisamente no Heavy Metal, o filho nasceu com o nome de death metal.

Thrash Metal: o estilo que marcou uma geração

Talvez muitos dos novos consumidores de rock e metal, aqueles que nasceram depois dos anos 80, nunca imaginam o que representou para a história da música pesada o surgimento de um estilo agressivo de música que fincou fortes raízes no rock produzido nas últimas duas décadas. Esse estilo surgiu no começo dos anos 80 e ficou conhecido como thrash metal. A palavra thrash significa 'açoite','chibatada', palavras que definem a rispidez praticada pelo estilo. Ainda hoje alguns veículos de música (principalmente os não especializados) referem-se ao estilo como “trash” metal, causando uma interpretação que ofende os antigos fãs, supondo que o segmento seria equivalente a filmes trash, ou seja música de péssima qualidade intencional.

Direitos Autorais - Dúvidas e Verdades

Pouco conhecido, mas muito violado, o direito autoral engloba um vasto campo de situações e contextos da vida social, constituindo-se mais como uma modalidade de garantia individual de forte expressão social e coletiva de manifestações e expressões da personalidade humana. Sejam obras literárias, científicas ou audiovisuais, tudo que envolva criações do espírito humano, pode ser enquadrado como um patrimônio intelectual pessoal. E certamente as obras artísticas musicais apresentam-se enfaticamente como as mais típicas expressões do amplíssimo rol dos Direitos Autorais. Exemplos conhecidos não nos faltam: canções como Don’t you cry (Guns n’Roses) ou contendas judiciais envolvendo o direito ao uso e à exploração do sinal artístico indicativo (o nome do artista) como no caso de bandas como Saxon e Pink Floyd, apenas iluminam um universo em que dúvidas prevalecem sobre certezas. Em função disso, dada a enorme complexidade e vastidão do assunto, tentaremos enfocar de uma forma global e sintética, sem nenhuma pretensão acadêmica, o panorama dos direitos autorais, bem como sua abrangência e meios dispostos aos cidadãos tutelados por suas normas.

Discos Marcantes de Todd Rundgren II

Todd Rundgren - A Wizard, a True Star (1973)
Origem: Estados Unidos
Produtor: Todd Rundgren
Formação Principal no Disco: Todd Rundgren
Estilo: Art rock

Discos Marcantes de Todd Rundgren

Todd Rundgren - Something/Anything?(1972)
Origem: Estados Unidos
Produtor: Todd Rundgren
Formação Principal no Disco: Todd Rundgren
Estilo: Power Pop

Todd Rundgren

Um dos maiores artistas americanos de todo os tempos, Todd é um multi-instrumentista e um produtor conceituado.
Ele nasceu em 22 de junho de 1948 na Philadelphia. Começou sua carreira em uma banda chamada Woody's Truck Stop.

Hoje na história do Rock no mundo - 06/12

Show dos Rolling Stones acaba em tragédia
[06/12/1969] Há 40 anos
Os Rolling Stones tocam de graça para 300 mil pessoas, em Altamont, na Califórnia. Entre os convidados estão Jefferson Airplane, Santana e Crosby, Stills, Nash & Young. O que era para ser um show tranquilo vira um desastre quando quatro pessoas morrem. Uma delas é assassinada por um Hell's Angel que tinha sido contratado como segurança do evento. O caso foi filmado e incluído no documentário "Gimme Shelter", lançado exatamente um ano depois.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 06/12

- 1987: José Luiz Oliveira (sax) e Roberto Lee (baixo), músicos da banda de apoio de Lobão, foram espancados por dez adolescentes em São João Del Rey (MG). Os músicos tiveram lesões internas e externas. Não houve motivo para a agressão.
- 1991: A Legião Urbana lançou o quinto disco V. Os destaques são “O Teatro dos Vampiros”, “Metal Contra as Nuvens”, “A Montanha Mágica” e “Vento do Litoral” entre outras. Grande disco!