16 de maio de 2011

Atravessando a Ponte: o Som de Istambul - Crossing The Bridge - The Sound Of Istanbul - 2005

Um músico e compositor europeu lança-se à descoberta da diversidade musical de Istambul. Um amante das experiências do som, Alexander Hacke (da Banda alemã Einstürzende Neubauten) vagueia pelas ruas de Istambul com o seu estúdio de gravação portátil para reunir um retrato inspirado da música turca. A sua viagem leva à descoberta de uma variedade de estilos como a electrónica moderna, o rock e o hiphop ou o clássico “arabesco”.

Accept (Carioca Club, São Paulo, 15/05/11)

Por Otávio Augusto Juliano
Quando estive nesse mesmo Carioca Club no dia 07 de maio para fazer a cobertura do show do vocalista alemão UDO Dirkschneider, foi curioso receber na porta um panfleto de propaganda da banda que iria se apresentar no domingo seguinte, no mesmo local.

Ian Anderson (Credicard Hall, São Paulo, 14/05/11)

Por Jorge A. Silva Junior
Quatro anos após sua última passagem por São Paulo, na ocasião como JETHRO TULL, Ian Anderson retornou à cidade para apenas um show, que foi divulgado como acústico. Diferentemente no anúncio, o músico, de 63 anos, surpreendeu o grande público que compareceu ao Credicard Hall com uma apresentação totalmente 'plugada' e repleta de sucessos de sua banda, considerada ícone do Rock Progressivo.

U.D.O. (Let It Beer, São Luís, 08/05/11)

Por Pedro Lucas Sousa
Mais uma vez, São Luís teve a ilustre visita de mais uma das lendas do Heavy Metal, deixando claro, a cada dia que a cidade está passando por um ótimo momento. Udo Dirkschneider levou os fãs maranhenses a loucura com uma incrível, apresentação, recheada com clássicos do Accept e de sua carreira solo.

The Ritual Has Begun... - Beltane

Por Debora Behar
O Paraná continua sendo um celeiro de boas bandas. Vindos de Irati a banda Beltane lança seu primeiro trabalho, o excelente demo CD intitulado THE RITUAL HAS BEGUN...
A formação conta com Marco Nascimento (Vocal), Ricardo Marques (Guitarra), Arthur Pöttker (Ritual), Marcelo (Bateria) e Koshiro Kato (Baixo). Fazendo um Heavy Metal tradicional de primeira linha com influências de MANOWAR, SKYCLAD, NWOBHM, música clássica e celta, o BELTANE trás uma temática bastante original para bandas brasileiras. Suas letras falam de paganismo e da cultura Wicca, inclusive o próprio nome da banda é o de um Sabbath pagão.

Last Tale Of Eternity - Delight

Por Rafael Carnovale
Antes de lançar seu último CD, (“Anew”), os poloneses do Delight lançaram este DVD, com um show registrado em Abril de 2003 em sua terra natal, Cracóvia. Trata-se de um show completo da banda, mas uma farta quantidade de extras, que incluem aparições no festival Metalmania 2003, e várias faixas de áudio (além das já tradicionais biografia, discografia e galeria de fotos),além de entrevistas, apenas com a vocalista Paulina Maslanka, uma senhorita de boa aparência.

Allegro - Allegro

Por Rafael Carnovale
Uma banda carioca de heavy metal. Só isso já valeria um prêmio, pois afinal, num estado onde o heavy precisa se re-erguer, com fãs ávidos por shows e capacidade para tal (Roger Waters percebeu isso), uma banda se dispor a mandar um som heavy é algo muito legal.

Avenged Sevenfold: entrevista com M. Shadows

Entrevista realizada por Steven Rosen, publicada no dia 13 de maio de 2011.
Ser vocalista de uma banda de sucesso tem suas vantagens. M. Shadows é um jogador maníaco e quando teve a chance de passar um tempo com Treyarch, empresa que produz os jogos Call of Duty: Black Ops, pulou nisso. Ele foi apresentado a Treyarch como um fã, e recentemente o Avenged Sevenfold  cimentou essa relação escrevendo uma música para a série Zombie. “Not Ready to Die” foi escrita especificamente para um novo mapa e de acordo com o Shadows “Bem mais trilha sonora que uma típica música do Avenged Sevenfold.” Se você puder encontrar a música no jogo – motivada por uma voz de mulher dizendo “Soa como música para matar zumbis” – a introdução da música aumenta ao fundo, e acompanhado do Avenged Sevenfold, você pode destruir, pulverizar, e limpar o mundo dos mortos vivos.

Expurgo: entrevista com revelação do grind nacional

O blog Som Extremo conduziu uma entrevista com o vocalista/guitarrista da banda Expurgo Philipe. Abaixo, a matéria na íntegra.
Demorou um tempinho, mas aqui está a entrevista com a EXPURGO, grande expoente do grindcore nacional. Eles soltaram o primeiro full-length “Burial Ground” em 2010, um grande álbum de estréia (ver resenha neste link) que já os colocou como grande promessa nacional do estilo. E quem respondeu às perguntas foi o vocalista/guitarrista Philipe, que divide as vozes com Egon. Além deles, fazem parte da banda o baterista Anderson e o baixista Bruno. Com vocês, EXPURGO.

Blog Audio e Rock N Roll: será que o Metalcore morreu?

Enquanto escrevo este texto, estou ouvindo o novo álbum de uma das bandas de Metalcore mais antigas desse estilo, a alemã Caliban. Eles surgiram em torno de 1998 num lugar sem nenhuma tradição e nem outra banda de expressão nesse estilo já que naquela época a Alemanha - e o resto do mundo - se rendia ao Metal Melódico e ao Power Metal, com bandas como Helloween, Gamarray, Blind Guardian, Edguy, etc... talvez por isso o Caliban passou despercebido pela cena metálica da época, permanecendo comobanda underground (status que, de certa forma, carrega até hoje).