Infância e início da carreira
Clapton nasceu em
Ripley, na
Inglaterra, Sua mãe era solteira e com 16 anos de idade. Foi criado pela sua avó e pelo marido desta, acreditando que eles eram seus pais e que sua mãe era sua irmã mais velha. Descobriu a verdade aos 9 anos de idade, e essa revelação foi um momento muito marcante na sua vida. Depois disso, ele deixou de se aplicar na escola e se tornou um garoto calado, tímido, solitário e distante de sua família.
Seu primeiro emprego foi como carteiro e, aos 13 anos de idade, pela sua insistência, ganhou seu primeiro violão de sua avó Rose. Apesar da dificuldade inicial de aprender a tocar o instrumento, quase desistindo, acabou se esforçando para tocar os primeiros acordes influenciado por canções antigas de
blues, que tentava reproduzir. Em pouco tempo, já dedicava horas diárias ao aprendizado, e foi conseguindo dominar o instrumento.
Depois de completar o ensino básico, em
1962 Clapton fez um ano introdutório na Kingston School of Art, mas não continuou o curso. Em janeiro de
1963, indicado pela namorada do guitarrista Tom McGuinness, que fora sua colega no curso de artes, ingressou na banda
The Roosters. Seus ensaios eram no andar de cima de um pub e a guitarra, o teclado e o vocal iam no mesmo amplificador, pois não tinham muitos recursos. Chegaram a fazer algumas apresentações, e Eric permaneceu na banda até agosto do mesmo ano.
O surgimento de Clapton
Ainda em 63, passou a integrar a banda
Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. O empresário da banda e grande entusiasta do
blues chamava-se Giorgio Gomelsky. Giorgio tinha aberto um lugar chamado CrawDaddy Club, no velho Station Hotel, em Richmond. A banda que residia o local nas noites de domingo era a recém-formada
Rolling Stones. Lá Eric conheceu Mick, Keith e Brian em seu período de gestação, quando tocavam apenas
R&B. Entrou na banda
Yardbirds depois de ser alertado por seu então amigo Keith Richards, do
Rolling Stones de que o guitarrista Topham estava prestes a desistir da banda. Com o passar do tempo, os
Yardbirds foram alternando seu estilo para o ritmo
Pop, o que desagradava a Eric. Sendo assim, fiel à suas raízes no
blues, recusou-se a seguir a direção escolhida pelo grupo, e acabou saindo em março de
1965, após a saída de Clapton a banda ainda teria mais 2 grandes guitarristas como integrantes, sendo o primeiro Jeff Beck, e depois Jimmy Page. Depois de um tempo em empregos temporários, entrou para a John Mayall & the Bluesbreakers, estabelecendo seu nome como músico de
blues e inspirando o fanatismo de jovens que pichavam
Londres com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus").
Ele largou os Bluesbreakers em
1966 e então formou o
Cream, um dos primeiros "
power trios" do
rock, com seus amigos
Jack Bruce e
Ginger Baker, este, a pedidos de Eric à Jack Bruce. Foi nessa época que Eric começou a desenvolver-se como cantor, embora Bruce, um dos melhores vocalistas do rock, fizesse a maioria dos vocais.
No final de
1966 o status de Clapton como melhor guitarrista da Grã-Bretanha foi abalado com a chegada de
Jimi Hendrix. Hendrix compareceu a uma das primeiras apresentações do Cream, no London Polytechnic em
1 de outubro de
1966, e tocou uma
jam com a banda durante "Killing Floor". Eric imediatamente percebeu que havia ganho um imbatível adversário, cujo carisma era igualado somente por sua incrível técnica na guitarra. Os primeiros shows de Hendrix no Reino Unido foram assistidos pela maioria dos astros da música britânica, incluindo Clapton,
Pete Townshend e os
Beatles. A chegada do americano teria um impacto profundo e imediato na próxima etapa da carreira de Clapton.
Fim do Cream
Embora o Cream seja apresentado como um dos melhores grupos de sua geração, a banda teve vida curta. As lendárias brigas internas - especialmente entre Bruce e Baker - aumentaram a tensão entre os três integrantes, levando ao fim do trio. Outro fator significante foi uma crítica pesada da revista
Rolling Stone de um dos shows do Cream, o que afetou Clapton profundamente.
Goodbye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no
Royal Albert Hall, assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e
George Harrison.
A amizade próxima dos dois resultou na performance de Clapton em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no
White Album dos Beatles. Ao acompanhar de perto o sofrimento da esposa de Harrison,
Pattie Boyd, que vivia abandonada em razão do interesse do marido pela cultura hindu, Eric acabou se apaixonando. E o sofrimento por amar a mulher de seu melhor amigo o inspiraria a compor uma das suas canções mais conhecidas: "Layla".
Uma segunda participação em outro super grupo, o menos-sucedido Blind Faith (1969), com Baker,
Steve Winwood e
Rick Grech, resultou em um álbum fraco e uma turnê norte-americana cancelada. Já aí Clapton estava cansado de sua fama e do burburinho que cercava o Cream e o Blind Faith, além de ter ficado profundamente afetado pela música do
The Band – com o qual de fato ele já havia pedido para se juntar depois do fim do Cream. Clapton então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar.
Solo
Usando a banda de apoio de Bramletts e um elenco estelar de músicos de estúdio, Clapton lançou seu primeiro disco solo em
1970, que trazia uma de suas melhores composições: "Let It Rain".
Se apropriando da seção rítmica do Delaney & Bonnie – Bobby Whitlock (teclado, vocais), Carl Radle (baixo) e Jim Gordon (bateria) – ele formou uma nova banda com a intenção de contrastar com o culto de "estrelismo" que crescera a sua volta e mostrar Clapton como um integrante no mesmo patamar dos demais. Isto tornou-se ainda mais evidente com a escolha do nome – Derek and the Dominos – que veio de uma piada nos bastidores do primeiro show da banda.
Trabalhando no Criterion Studios em
Miami com o produtor Tom Dowd, a banda gravou um brilhante álbum duplo, hoje em dia considerado como a obra-prima de Clapton:
Layla and Other Assorted Love Songs. A maioria do material, incluindo a faixa título, foram inspirados pelo conto árabe Majnun e Layla e mostravam o grande amor não declarado de Clapton por Patti Harrison. "Layla" foi gravada em duas sessões distintas; a seção de abertura na guitarra foi gravada primeiro, e para a segunda seção, o baterista Jim Gordon compôs e tocou o elegante trecho ao piano.
Mas a tragédia marcou o grupo durante sua breve carreira. Durante as sessões, Clapton ficou devastado com a notícia da morte de
Jimi Hendrix; a banda gravou uma versão tocante de "Little Wing" como um tributo a ele, adicionando-a ao álbum. Um ano depois,
Duane Allman morreu em um acidente de motocicleta. Contribuindo mais para o sofrimento de Clapton, o álbum
Layla receberia somente algumas poucas críticas neutras quando de seu lançamento.
Drogas e álcool
O esfacelado grupo resolveu iniciar uma turnê norte-americana. Apesar da admissão posterior de Clapton de que a turnê ocorreu em meio a uma verdadeira orgia de
drogas e
álcool, aquilo acabou resultando em um poderoso álbum ao vivo,
In Concert. Mas o grupo se desintegraria pouco tempo depois em
Londres, na véspera da gravação de seu segundo LP de estúdio. Embora Radle tenha continuado a trabalhar com Clapton por vários anos, a briga entre Eric e Bobby Whitlock foi aparentemente feia, e eles nunca mais voltariam a tocar juntos. Outra trágica nota de rodapé para a história do Dominos foi o destino de seu baterista Jim Gordon, que sofria de
esquizofrenia não-diagnosticada – anos depois, durante um surto psicótico, ele mataria a própria mãe a marretadas, sendo confinado em um hospício, onde permanece até hoje.
Apesar de seu sucesso, a vida pessoal de Clapton encontrava-se em estado deplorável. Além de sua paixão por Pattie Boyd-Harrison, ele parou de tocar e se apresentar e tornou-se viciado em
heroína, o que resultou em um hiato em sua carreira. A única interrupção notável desse hiato foi sua participação no
Concerto para Bangladesh - organizado por
George Harrison - e, depois, pelo "Rainbow Concert", organizado por
Pete Townshend do
The Who para ajudar Clapton a largar as
drogas.
Clapton devolveu a gentileza ao interpretar o "Pregador" na versão cinematográfica de
Tommy em
1975; sua aparição no filme (tocando "Eyesight To The Blind") é notável pelo fato de ele estar claramente usando uma barba falsa em algumas sequências – o resultado de ele impensadamente raspar sua barba entre as gravações!
Relativamente limpo novamente, Clapton começou a organizar uma nova e forte banda, que incluía Radle, o guitarrista George Terry, o baterista Jamie Oldaker e as backing vocals Yvonne Elliman e Marcy Levy. Eles viajaram em turnê ao redor do mundo, posteriormente lançando o soberbo E.C. Was Here (1975).
Clapton lançou
461 Ocean Boulevard em
1974, álbum mais enfatizado nas canções ao invés de sua técnica na guitarra. Sua versão de "I Shot The Sheriff" foi um grande sucesso, sendo importante ao apresentar o
reggae e a música de
Bob Marley para um público mais extenso. Ele também promoveu o trabalho do cantor-compositor-guitarrista J.J.Cale.
Eric continuou a gravar e a fazer turnês regulares, mas a maioria de seu trabalho desta época foi deliberadamente mais calmo, fracassando em obter a mesma repercussão do início de sua carreira.
Maré de azar
Em
1976, Clapton foi o centro de polêmicas devido a acusações de racismo, ao protestar contra a imigração crescente durante um show em
Birmingham. Clapton disse que a Inglaterra estava "se tornando superpopulada" e implorou para que a platéia votasse em
Enoch Powell para impedir que a Grã-Bretanha virasse uma "colônia negra". Seus comentários motivariam diretamente a criação do evento
Rock Against Racism. Apesar do impacto negativo em sua carreira e reputação, Clapton sempre se recusou a diminuir o episódio e negou que havia alguma contradição entre seu ponto de vista político e sua carreira baseada essencialmente num formato musical criado pelos negros. Nesta mesma época, seu nome começou a aparecer em álbuns lançados no
Japão como "Eric Crapton" ("Crap" significa "fezes", em inglês), embora isso seja provavelmente mais um caso de
"engrish" do que de malevolência.
O final dos anos 1970 viu um Clapton com dificuldades de se acertar com a música popular, causando uma recaída no alcoolismo que o levou a ser hospitalizado e depois internado para um período de convalescência em
Antígua, onde ele mais tarde apoiaria a criação de um centro de reabilitação existente até hoje, chamado
Crossroads Center, e, mais tarde, criou um evento chamado
Crossroads Guitar Festival, que visava arrecadar dinheiro para contribuir com o tratamento dos dependentes de drogas. Em
1985 Clapton conheceu Yvone Khan Kelly, com quem ele começaria um relacionamento. Eles tiveram uma filha, Ruth, que nasceu no mesmo ano. Clapton se divorciaria de Yvone Khan Kelly em
1988.
No começo dos anos 1990, a tragédia voltaria a atormentar a vida de Clapton em duas ocasiões. No dia
27 de agosto de
1990 o guitarrista
Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio morreram em um acidente de
helicóptero. No ano seguinte, em
20 de março de
1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo
italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Um instantâneo da dor de Clapton pôde ser visto com a canção "
Tears In Heaven", My Father's Eyes (Pilgrim, 1998) e Circus Left Town (Pilgrim, 1998).
Slowhand ressurgindo
Assim como
MTV Unplugged (vencedor do
Grammy em 1993), seu álbum
From The Cradle trazia várias versões de antigos sucessos do blues, dando destaque a seu estilo econômico no
violão. Em
1997, ele gravou um álbum de
música eletrônica sob o pseudônimo de TDF,
Retail Therapy, terminando o século XX com aclamadas parcerias com
Carlos Santana e
B. B. King.
Em
1999, Clapton, então com 56 anos, conheceu a artista gráfica Melia McEnery, 25, em
Los Angeles enquanto trabalhava em um álbum com B. B. King. Eles se casaram em
2002 e tiveram três filhas, Julia Rose (
2001), Ella May (
2003) e Sophie, nascida em
2005.
Tão conhecido quanto Clapton é o seu costume de usar uma variedade de guitarras. No começo de sua carreira, ele usava uma Gibson Les Paul do final dos anos 1970, sendo parcialmente responsável pela reintrodução do estilo original da Les Paul pela Gibson.
Mais tarde, Clapton começou a usar Stratocasters da Fender. A mais famosa de todas as suas guitarras foi Blackie, montada com pedaços de várias Strats e que ele usou até os anos 1990, Depois, por medo de danificá-la, guardou em casa, e não a levou mais aos palcos. Por fim, Clapton se desfez da "Blackie" por U$959,500 no leilão organizado pela
Christie's de
Nova York, em benefício do centro de reabilitação Crossroads.
Em
1988, Clapton foi honrado pela fábrica de guitarras
Fender com a introdução de uma Stratocaster feita sob medida para ele, juntamente com
Yngwie Malmsteen. Aquelas foram as primeiras guitarras modeladas para artistas na famosa série "Signature" da Stratocaster, que desde então incluiu modelos para
Jeff Beck,
Buddy Guy e
Stevie Ray Vaughan, entre outros.
Em
1999, Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em
1997. O montante total conseguido no leilão pela Christie’s foi de U$7,438,624.
Em 3 de novembro de 2004, Clapton é condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE).
Discografia
- 1963 Sonny Boy Williamson and The Yardbirds (com Yardbirds)
- 1964 Five Live Yardbirds (com Yardbirds)
- 1965 For your love (com Yardbirds - coletânea americana)
- 1965 Having a Rave Up (com Yardbirds - coletânea americana)
- 1966 Bluesbreakers with Eric Clapton (The Beano) (com John Mayall and The Bluesbreakers)
- 1966 Fresh Cream (com Cream)
- 1967 Disraeli Gears (com Cream)
- 1968 Wheels of Fire (com Cream)
- 1969 Goodbye Cream (com Cream)
- 1969 Blind Faith (com Blind Faith)
- 1969 Best of Cream (com Cream - coletânea)
- 1970 On Tour with Eric Clapton (com Delaney & Bonnie & Friends)
- 1970 Live Cream (com Cream - coletânea ao vivo)
- 1970 Eric Clapton
- 1970 Layla and Other Assorted Love Songs (com Derek and the Dominos)
- 1971 The Yardbirds Featuring Performances by: Jeff Beck, Eric Clapton, and Jimmy Page (com Yardbirds - coletânea)
- 1972 Live Cream Volume II (com Cream - coletânea ao vivo)
- 1972 Heavy Cream (com Cream - coletânea)
- 1972 History of Eric Clapton (coletânea)
- 1972 Eric Clapton at His Best (coletânea)
- 1973 Clapton (coletânea)
- 1973 Live at the Fillmore (como Derek and the Dominoes) (ao vivo em 1970)
- 1973 Eric Clapton's Rainbow Concert (ao vivo em 1972)
- 1974 461 Ocean Boulevard
- 1975 There's One in Every Crowd
- 1975 E.C. Was Here (ao vivo em 1975)
- 1976 No Reason to Cry
- 1977 Slowhand
- 1978 Backless
- 1980 Just One Night (duplo; ao vivo em 1979)
- 1981 Another Ticket
- 1982 Time Pieces: Best Of Eric Clapton (1970-1978)
- 1983 Money and Cigarettes
- 1984 Too Much Monkey Business
- 1984 Backtrackin'
- 1985 Behind the Sun
- 1986 August
- 1987 The Cream of Eric Clapton
- 1988 Crossroads (Box Set)
- 1989 Homeboy
- 1989 Journeyman
- 1990 The Layla Sessions (como Derek and the Dominoes) (Boxset comerando os 20 anos de lançamento)
- 1991 24 Nights (ao vivo em 1990)
- 1992 Rush
- 1992 Unplugged (ao vivo em 1992)
- 1994 From the Cradle
- 1995 The Cream of Clapton
- 1996 Crossroads 2: Live in the Seventies (CD quádruplo, gravações ao vivo de 1974 a 1978)
- 1998 Pilgrim
- 1999 The Blues (álbum duplo)
- 1999 Clapton Chronicles: The Best of Eric Clapton
- 2000 Riding With the King (com B.B. King)
- 2001 Reptile
- 2002 One More Car, One More Rider (ao vivo em 2001)
- 2004 Me and Mr. Johnson (versões de músicas de Robert Johnson)
- 2005 Back Home (álbum de estúdio)
- 2006 Road To Escondido" (álbum gravado com JJ Cale)
- 2007 Complete Clapton
- 2009 Eric Clapton and Steve Winwood (Live from Madson Square Garden)
- 2010 Eric Clapton Clapton (2010)
Curiosidades
- Eric Clapton foi creditado no álbum Brothers in Arms do Dire Straits só porque emprestou a Mark Knopfler uma de suas guitarras.
- Clapton foi proibido de dirigir na França e teve sua carta de motorista cassada no Reino Unido depois de ser pego dirigindo um Porsche 911 em alta velocidade numa rodovia francesa em outubro de 2004.
- Em 1987, Eric Clapton convidou Tina Turner para gravar a música Tearing Us Apart, não rendeu muito sucesso. Porém é considerado uma grande música e rendeu duas performances ao vivo, uma na Inglaterra e uma no Prince Trust Concert, onde ainda tinha a participação de Phil Collins, Elton John e Mark Knopfler