24 de novembro de 2010

Foo Fighters - Live At Wembley Stadium - 2008

Em "Live At Wembley Stadium", a energia da banda, especialmente de Dave Grohl, é impressionante. A opção de construir uma espécie de arena redonda como palco, praticamente no meio do gramado, com uma passarela imensa, foi uma sacada de gênio. Dessa forma, a banda ficou muito mais próxima do público, e a energia recebida faz com que a banda se solte ainda mais. É nítida a alegria do grupo, que parece se divertir mais do que o público e ninguém menos do que o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones ( Led Zeppelin) haviam feito uma participação especial no show, durante as canções "Rock And Roll" (com Dave Grohl na bateria e vocais de Taylor Hawkins) e "Ramble On". "Welcome to the greatest fuckin' day of my whole entire life." Foi com essa frase que Dave Grohl se despediu do público que lotou a segunda das duas noites no Estádio de Wembley.

Paul Mccartney (Estádio do Morumbi, São Paulo, 21/11/2010)

Os ingressos para o primeiro show do Sir PAUL MCCARTNEY em São Paulo no dia 21/11/2010 deveria vir com um aviso mais ou menos assim: Atenção: se você é cardíaco, consulte seu médico antes de assistir à essa apresentação. Se você estava lá, possivelmente concorda comigo. Caso contrário, continue lendo essa resenha para entender o que eu quis dizer.

Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás - Parte 3

Para aqueles que já leram as duas matérias anteriores sobre HARD ROCK - AQUELES QUE FICARAM PARA TRÁS publicadas aqui no Whiplash, sabem que não encontrarão nada sobre as grandes estrelas deste estilo nos anos 80/90, pois estes textos tem como objetivo ser uma lembrança aos conjuntos menores que colocaram bons álbuns no mercado nesta época, mas que por uma razão ou outra, acabaram não estourando.

Paul McCartney no Morumbi: valeu a pena?

Beatlemania no Brasil é muito mais do que gritinhos histéricos e arrancar de cabelos. O fã brasileiro deve provar, por cima de pau, de pedra, do Bradesco e dos cambistas a que veio.
A batalha começou muito antes, na emocionante saga por ingressos. O fã se viu obrigado a percorrer sua agenda telefônica de A a Z para descobrir qual dos seus contatos teria o acesso privilegiado aos ingressos de Paul, por meio dos cartões de crédito Bradesco. Neste processo, começou a se perguntar como sobrevive um banco de clientes aparentemente fantasmas. Onde estão, ó tão preciosos proprietários de cartão de crédito Bradesco?

Symfonia: uma nova promessa ou apenas mais um fiasco?

O SYMFONIA é a nova empreitada do guitarrista Timo Tolkki (ex-STRATOVARIUS) após o fracasso que foi o REVOLUTION RENAISSANCE. Desta vez, ele convidou músicos de gabarito: André Matos (dispensa maiores apresentações), Uli Kusch (ex-HELLOWEEN/MASTERPLAN), Jari Kainulainen (ex-STRATOVARIUS) e Mikko Härkin (SONATA ARCTICA).

Pantera: Vinnie não quer fumar Cachimbo da Paz com Anselmo

Em 1990 a banda de Heavy Metal de Arlington chegou aosucesso com sua estreia em um grande selo fonográfico, COWBOYS FROM HELL, que colocou em evidência a guitarra pirotécnica de “Diamond” (depois “Dimebag”) Darrell Abbott e os vocais arrebatadores de Phil Anselmo. Pouco mais de uma década depois, a banda teve um rompimento particularmente feio, largamente devido a tensões em torno do vício em heroína de Anselmo. Muito pior estava por vir: em 2004, enquanto Darrell e seu irmão, Vinnie Paul, baterista do PANTERA, estavam se apresentando com sua nova banda, o DAMAGEPLAN, um fã enlouquecido assaltou o palco e atirou e matou Darrell.

Don Dokken: "eu tenho que tocar música, é a minha droga"

Mark McDermott, da Easy Reader, conduziu recentemente uma entrevista com Don Dokken. Alguns trechos da conversa podem ser vistos a seguir:
Sobre a primeira tour com concertos em estádios:
"Foi assustador. Foi assustador demais estar tocando no Whiskey para 300 pessoas, e então, de repente, estávamos no palco em frente a 10,000. Levou um tempo para pensar em que diabos estávamos fazendo… sabe, como viver em um ônibus, como estar no palco no horário, como preparar o equipamento rápido — tínhamos apenas 35 minutos. Aprendemos. Foi muito excitante. Estávamos todos na casa dos 20 (anos). Nunca tinha feito nada daquilo."