13 de março de 2011

Melotronical - Factory of Dreams

"Factory of Dreams" é um projeto português que existe desde 2008, quando o multi instrumentista Hugo Flores chamou a jovem porém rodada (no bom sentido, ok?) vocalista Jessica Lehto para um projeto de Metal Progressivo. Os dois já tem dois lançamentos juntos, sendo que o terceiro álbum do projeto, "Melotronical", foi lançado terça feira, dia 8 de Março, pela ProgRock Records.

Relentless Reckless Forever - Children Of Bodom

Acho que esse é o maior lançamento do ano até agora, visto que Children Of Bodom é uma das bandas de Metal mais populares do planeta (45 milhões de execuções no Last fm não é pra qualquer um) e dispensa qualquer tipo de apresentação, já que eles influenciaram grande parte das bandas de Death Metal Melódico com seu som que mescla a agressividade do Death com a pureza e as melodias do Power Metal.

Next Round - Holy Goats

Descritos como a reunião de THE BLACK CROWES e LED ZEPPELIN pela mídia, devo dizer que o HOLY GOATS está com toda essa pompa sim. Com faixas cheias do swing do blues e suas guitarras cruas e emocionantes, além dos backings inspirados pelo soul, a banda proporciona uma bela viagem ao rock n’ roll dos anos 70. Positivamente, não se prendem ao passado nem ao southern a ponto de ignorar certas doses do póstumo hard rock, por exemplo. Nesse sentido ainda, a produção também é toda muito polida, proporcionando um desfrutar garantido durante a audição.

Attack! Volume I - Hornsup

A Hornsup é uma revista online bimestral - muito boa, por sinal - disponível no formato PDF, cuja base fica em Portugal e que está agora em sua 15a edição, apresentando tudo aquilo que o público headbanger aprecia, desde notícias, colunas, matérias, entrevistas, resenhas de CDs e resenhas de shows. Mas, em 2010, a Hornsup resolveu estender sua área de atuação e, além de escrever sobre Heavy Metal, meteu a cara em um projeto que envolvesse a música propriamente dita.

Dance Of Ignorance - Dreadnox

Tendo iniciado suas atividades em 1993 e deixado sua marca na cena do Rio de Janeiro com o debut “Divine Act” (98), foi a falta de perspectivas que insiste em rondar a cena underground brasileira que obrigou um desiludido Dreadnox a anunciar o fim de suas atividades em 2000. Mas, cinco anos depois, o Heavy Metal ainda era presença constante na vida dos músicos, que se reuniram para rever suas opções com o firme propósito de apostar em novas oportunidades para sua carreira.

Burning Fortune - Cauldron

Em pleno 2011 lançar um disco totalmente datado e produzido para soar como o tradicional heavy metal old school... essa é a estranha proposta do trio canadense do CAULDRON, que além de não mostrar quase nenhuma evolução ao se comparar este “Burning Fortune” com seu álbum de estreia, parecem ter se adaptado bem a essa zona de conforto, infelizmente.

In Your Room - Anneke van Giersbergen & Agua de Annique

Na época que anunciou a sua saída do THE GATHERING, Anneke van Giersbergen deixou os fãs da banda com muitas perguntas e com quase nenhuma resposta. A cantora, que se desvencilhava do gothic/alternative metal do seu ex-grupo, passou a investir em uma sonoridade mais próxima do pop e do rock alternativo. A sua banda, batizada de ANNEKE VAN GIERSBERGEN & AGUA DE ANNIQUE, vem construindo uma carreira sólida e provavelmente encontrou o seu ápice em “In Your Room”, disco que vem sendo exaustivamente promovido.

Live In The Still Of The Night - Whitesnake

Quem poderia imaginar que o Whitesnake iria voltar com tudo? Mesmo sem lançar nada novo desde 1997 (com “Restless Heart”), David Coverdale (que aproveitou para dar uma repaginada no visual) resolveu trazer a cobra branca de novo a ativa, com um de seus melhores line-ups (só perdendo para o que veio ao Brasil para o Rock In Rio em 1985): Doug Aldrich (Dio) e Reb Beach (Dokken, Winger) nas gutarras, Marco Mendonza no baixo, Tommy Aldridge (que tocou em 1985) na bateria e Timoty Drury nos teclados. Com esse time de feras, Coverdale saiu em turnê pelos quatro cantos do mundo, passando aqui pelo Brasil em 2005 como convidado (e para muitos a verdadeira estrela) da banda Judas Priest.

Under Blackpool Lights - The White Stripes

Gravado em janeiro de 2004, o DVD ‘Under Blackpool Lights’ registra a apresentação do The White Stripes na casa de shows The Express Ballroom Blackpool, em Londres (Inglaterra). O vídeo dirigido por Dick Carruthers foi lançado aqui no Brasil pela Sum Records e mostra uma apresentação triunfal da dupla americana natural de Detroit. Entretanto, não espere ver virtuosismo, efeitos de palco ou explosões; nada disso faz parte da proposta de Jack White e Meg White. O show deles busca a simplificação e a redução ao mínimo do emprego de recursos que possam desviar o foco da música.

A Quarta Fronteira: O Show - 4th Frontier

Por mais que tenham as suas raízes fincadas no underground, muitas bandas iniciantes ganham notoriedade pela ousadia dos seus primeiros passos. Os mineiros do 4TH FRONTIER, que soltaram o seu primeiro álbum recentemente, complementaram “A Quarta Fronteira” com um DVD. No repertório ao vivo, a apresentação do mesmo rock com um quê de metal melódico e música pop. O vídeo, que evidencia muita qualidade técnica, acaba pecando por um motivo muito grave.

Obsidian Redemption - Engines of Torture

Após o auge em meados dos anos 90, o Death Metal passou um período de alguns anos onde um tanto quanto relegado ao underground, quase que morto, mas como esses eventos no Metal são periódicos, o estilo volta a estar em alta, trazendo bandas com revoluções interessantes, e outras que seguem a velha cartilha, sem inovar, mas ao mesmo, com trabalhos dignos de nota e menção honrosa, caso em que se enquadra o ENGINES OF TORTURE, que chega até nós com seu primeiro testemunho em CD, o EP ‘Obsidian Redemption’, que é uma verdadeira ceia de Death Metal bruto, rápido, cheio de agressividade e sem muita frescura, mas com trabalho musical notável, em algo similar ao trabalho de nomes como NILE, MONSTROSITY, MALEVOLENT CREATION, DISMEMBER e outros da mesma linha.

Under Cover - Skull and Bones

Embora tenha mostrado muita ousadia no disco “Skeletons Exhmuned”, o multi-instrumentista e vocalista Carlos Fernando “Spartacus” Silva não conseguiu construir um repertório razoavelmente consistente na sua segunda empreitada solo. De qualquer forma, a persistência do músico é ainda mais evidente no novo “Under Cover”, uma corajosa coletânea de releituras dos clássicos do metal. O resultado obtido pelo SKULL AND BONES está mais uma vez muito longe de convencer até mesmo os headbangers mais assíduos.

Surra - Trepanator

A banda Soteropolitana Trepanator lança sua primeira promo, gravada entre 2009 e 2010, onde destila em 3 faixas um Thrash Metal direto, veloz, com toques de Crossover, inspirado pela sonoridade dos anos 80.
A primeira faixa, que leva o titulo do material, ‘Surra’, é rápida e avalassadora, speed metal em português, com um refrão bem instigante, mas com um ótimo trecho cadenciado no meio da música. A segunda faixa, ‘Fígado’, também cantada no idioma de Camões não deixa por menos em termo de violência evelocidade, onde mais uma vez temos um belo refrão, do tipo para se entoar com os punhos para o ar. E também se deve falar em que mais uma vez temos uma quebrada de tempo no meio da música com um breve, mas belo solo.

Nightwish: “Sou ambicioso e louco”, diz Tuomas Holopainen

Tuomas Holopainen, tecladista e fundador da banda NIGHTWISH, concedeu uma entrevista junto a Stobe Harju - Diretor de “Imaginarium” filme que está sendo produzido pela banda – a Mape Ollila, autor da biografia oficial do NIGHTWISH, “Once upon a Nightwish”. A entrevista foi para o site finlandês Imperiumi. Tuomas e Stobe contam sobre a produção do Filme e como a música do NIGHTWISH estará presente no projeto. A seguir alguns trechos: