13 de março de 2011

Burning Fortune - Cauldron

Em pleno 2011 lançar um disco totalmente datado e produzido para soar como o tradicional heavy metal old school... essa é a estranha proposta do trio canadense do CAULDRON, que além de não mostrar quase nenhuma evolução ao se comparar este “Burning Fortune” com seu álbum de estreia, parecem ter se adaptado bem a essa zona de conforto, infelizmente.



Imagem

Feitas estas considerações, as faixas só podem ser analisadas se transportarmos o trabalho para o início dos anos 80, por exemplo, comparando com o pool de bandas que pertencem à época. Algumas faixas, como a acelerada “All Or Nothing”, que conta com boas guitarras. “I Confess”, por sua vez, é bem preenchida e tem um refrão bem trabalhado, apesar de muito típico e nada inédito. “Rapid City / Unchained Assault” é veloz, quase punk, contrastando com a lenta mas pesada “Miss You To Death”, um dos melhores arranjos do disco.
“Frozen In Fire”, por outro lado, já mostra um estilodesencaixado e certa fragilidade na base, a qual persiste em “Tears Have Come”, que também centraliza as ações muito nos vocais, repetindo muito o refrão. Outra que foge do estilo, e até por isso deveria aparecer na ponta dos destaques positivos mas que, pela proposta, soa despropositada é “Queen Of Fire”, de instrumentais mais limpos e diferentes. “Breaking Through” retoma a velocidade, sem agregar nada, assim como a derradeira “Taken By Desire”, que agrega apenas os vocais mais sombrios e um solo de guitarra razoável.
Ao fim, “Burning Fortune” tem suas poucas qualidades, até porque busca o heavy metal mais tradicional. Mas, justamente por ser atual e feito por uma banda não relacionada ao passado, acaba não gerando uma forte conexão com o gênero que aborda. Isso não é de todo ruim, mas a prisão a essa meta acabou por limitar um pouco as composições, que ainda apresentam um trabalho louvável de baixo e vocais grosseiros que funcionam muito bem dentro da proposta. Instrumentalmente ainda, as guitarras são geralmente simples demais e poderiam estar melhores também. Ou seja, mesmo dentro de sua proposta, o CAULDRON não empolga tanto assim. Por se tratar de uma banda jovem, que pelo menos já está tendo seu espaço, torço para que busquem com tranquilidade as raízes mais tradicionais, dando uma repaginada e seu toque pessoal ao estilo para que, aí sim, possam obter uma repercussão maior de seu trabalho.
Integrantes:
Jason Decay – vocais/ baixo
Ian Chains – guitarra
Chris Steve – bateria

Faixas:
1. All Or Nothing
2. Miss You To Death
3. Frozen In Fire
4. Tears Have Come
5. I Confess (Halloween (USA) cover)
6. Rapid City/Unchained Assault
7. Queen Of Fire
8. Breaking Through
9. Taken By Desire

Gravadora: Earache Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário