O oitavo álbum de estúdio do Dream Theater, “Octavarium”, é o mais
complexo e cheio de segredos já feito pela banda. Em uma entrevista de
rádio, Mike Portnoy assumiu que o disco é um “segredo gigantesco”.
Esta
resenha é baseada no que foi encontrado no fórum oficial do baterista,
no site mikeportnoy.com, bem como extraída do site
dt.spatang.com/.
RESUMO
O
foco do conceito é demonstrar que as coisas movimentam-se em círculos,
repetindo-se e terminando, portanto, no mesmo local de onde se
iniciaram. Uma oitava musical começa e termina numa mesma nota. Dessa
forma, o álbum começa na tonalidade de Fá (F) que por sinal é a última
nota da última música do álbum Train of Thought (In the Name of God).
Este modelo de continuação tem se repetido desde o “Scenes From a
Memory”.
Um símbolo muito visto na arte do álbum é um octógono com
uma estrela de cinco pontas inserido nele. Estes algarismos, 8 e 5,
aparecem com freqüência no Octavarium e na obra do Dream Theater em
geral e encontra-se espalhado em todo o disco.
Observando a
história do termo “Octavarium”, temos uma certa surpresa. O Vaticano
possui um livro denominado “Octavarium Romanum”. Consiste principalmente
em várias lições a respeito de festividades católicas. É de se
espantar, no entanto, a presença dos algarismos 8 e 5. O livro foi
mencionado pela primeira vez no pontificado de Xisto V (1585-1590) e só
foi mencionado outra vez por Clemente VIII (1592-1605), ou seja, o Papa
com o número 5 e o seguinte com o número 8.
De qualquer maneira,
vamos aos principais conceitos envolvendo os números 5 e 8:
•
“Octavarium” – 5 sílabas, consoantes e vogais;
• 5 membros na
banda Dream Theater em atividade (James Labrie, John Myung, John
Petrucci, Mike Portnoy e Jordan Rudess);
• 8 membros no total da
carreira da banda (os cinco atuais mais Charlie Dominici, Kevin Moore e
Derek Sherinian – Chris Collins ficou de fora por ter tocado no ainda
Majesty);
• A banda tem 5 álbuns ao vivo (até o lançamento do
“Octavarium”);
• O grupo se formou em 1985;
• A Octavarium
World Tour iniciou-se em 8 países europeus (a saber: Suécia, Holanda,
Suíça, Áustria, Espanha, Itália, França e Bélgica);
• O disco tem 8
músicas. O “Six Degress of Inner Turbulence” era o sexto álbum e tinha 6
músicas. O “Train of Tought” é o sétimo e possui 7 canções;
• 5
das 8 canções foram gravadas com o kit de bateria “Hammer of the Gods”, o
oitavo kit de bateria do Mike Portnoy.
ARTE
A mais
óbvia referência é a quantidade de páginas do encarte (oito!). A capa
remete a um desenho de um suporte de bolas feito por Isaac Newton
(daquelas que batem-se indefinidamente) em número de oito. Este
brinquedo demonstra o conceito de repetição do álbum. É preciso conferir
a presença de cinco pássaros entre as cordas, formando uma oitava de um
piano (as bolas seriam as teclas brancas e os pássaros as pretas).
No interior do encarte , mais precisamente na
contracapa de ambos os lados, temos um garoto com um telefone de lata,
com o barbante esticado. Reparem que é o mesmo menino. A idéia é de que
tudo começa onde terminou e vice-versa. A genialidade desta imagem é que
na primeira foto, o garoto pega o telefone com apenas 3 dedos, enquanto
usa 5 na segunda foto.
Por trás da letra de “The Answer Lies
Within”, uma descrição de dois dominós. Um totalizando 5, e o outro 8. O
destaque no primeiro é o múmero 3, que aparece isolado no segundo do
múmero 5. Note que temos 3 pássaros aqui.
Em oposição às letras de “These
Walls”, está uma aranha (que tem 8 patas), dentro de um labirinto com
oito lados. O labirinto tem cinco camadas e embora tenha oito saídas,
nenhuma dá oportunidade da aranha sair (“trapped inside this
Octavarium”). Caracteriza bem a letra de “These Walls”.
“Never
Enough” possui um polvo (oito tentáculos) com cinco peixes e uma placa
semelhante à de “PARE” com o símbolo do Majesty inserido.
A próxima ilustração exibe uma planta-baixa de um
octógono. Existem muitas referências aos algarismos 5 e 8, a maioria bem
sutis. Por exemplo, a escala em 5:8, bem como ser rotulada como “figura
nº 8”. As dimensões são 29’6.75” quadrados com triângulos eqüiláteros
com 8’8”. Os espaços entre cada muro é de 5’8”. A escala de Fá Lídio é
descrita do lado mais esquerdo e seguindo o sentido horário. Pode-se
encontrar a escala cromática inserida nos locais exatos. Existem portas
em quatro lados do objeto, sendo a porta sul a única aberta. Deve
significar que ao entrar, só pode existir uma saída, ou seja, a entrada.
O que se vê depois é o garoto de novo, e os membros
do Dream Theater como as teclas negras do piano.
Finalmente, no interior da caixa, há
uma bola de sinuca (bola 8) com o símbolo do Majesty desenhado. Do lado
de trás da caixa, vê-se uma parte de um piano. Note que cada oitava do
piano possui 8 teclas brancas e 5 negras. Cada branca representa uma
canção do álbum (exatamente na sua tonalidade, já que começa em Fá). As
negras, mostram as faces dos músicos nessa ordem: LaBrie, Myung,
Petrucci, Portnoy e Rudess.
IMPORTANTE: A marcação do tempo descrita
no encarte parece errada, já que no total, ancontram-se 73:26 minutos.
No CD, vemos que são 75:55 min. Então, cinco faixas possuem um “tempo
negativo” que nos faz sentir falta de 2:18 min. Isso não é acidental,
pois cada tempo negativo é relativo a um acidente na totalidade da
canção (suas escalas relativas menores).
“Octavarium” começa numa tonalidade maior que “The
Root of All Evil”.
Agora vamos às letras e suas referências.
The
Root Of All Evil
VI. Ready
Proud enough for you
to call me arrogant
Greedy enough to be labeled a thief
Angry
enough for me to go and hurt a man
Cruel enough for me to feel no
grief
Never could have just a part of it
I always need more to
get by
Getting right down to the heart of it
The root of all evil
Has
been running my whole life
Dirty enough for me to lust
Leaving
nothing left to trust
Jealous enough to still feel envious
Lazy
enough to sleep all day
And let my life just waste away
Selfish
enough to make you wait for me
Driven blindly by our sins
Misled
so easily
Entirely ready to leave all behind
I'm begging to break
free
Take all of me
The desires
That keep burning deep
inside
Cast them all away
And help to give me strength
To face
another day
I am ready
Help me be what I can be
VII.
Remove]
Self-centered fear has got a hold me
Clutching my
throat
Self righteous anger running all through me
Ready to
explode
Procrastination paralyzing me
Wanting me dead
These
obsessions
That keep haunting to me
Won't leave my head
Help
to do for me what I can't do myself
Take this fear and pain
I
can't break out of this prison all alone
Help me break these chains
Humility
now my only hope
Won't you take all of me
Heal this dying soul
I
can feel my body breaking
I can feel my body breaking
I'm ready
to let it all go
I can feel my body shaking
Right down to the
foundation
The root of it all
Take all of me
And the desires
That
keep burning deep inside
Cast it all away
And help to give me
strength
To face another day
I am ready
Help me be what I can
be
I am ready
Come to me
Take me away
A Raiz de Todo o
Mal
VI. Pronto
Orgulhoso o suficiente para você
me chamar de arrogante
Ganancioso o suficiente para ser chamado de
ladrão
Nervoso o suficiente para ir e machucar um homem
Cruel o
suficiente para não sentir nenhum remorso
Nunca poderia ter apenas
uma parte disso
Eu sempre preciso de mais para me satisfazer
Indo
direto ao coração disso
A raiz de todo o mal
Tem sido o motor de
toda a minha vida
Sujo o suficiente para eu desejar
Deixando
nada mais a se confiar
Ciumento o suficiente para ainda se sentir
invejoso
Preguiçoso o suficiente para dormir o dia todo
E deixar
minha vida se acabar
Egoísta o suficiente para fazer você esperar por
mim
Dirigidos cegamente por nossos pecados
Desviados tão
facilmente
Totalmente pronto para deixar tudo para trás
E eu estou
implorando para ser libertado
Tire tudo de mim
Os desejos
Que
continuam queimando profundamente
Jogue-os todos para longe
E
ajude-me dando força
Para encarar mais um dia
Eu estou pronto
Ajude-me
a ser o que eu posso ser
VII. Remova
O medo egoísta
se apoderou de mim
Apertando minha garganta
A raiva hipócrita
correndo por mim todo
Prestes a explodir
Procrastinação, me
paralisando
Querendo-me morto
Essas obsessões
Que ficam me
assombrando
Não vão sair da minha cabeça
Ajude a fazer para mim
o que eu não consigo fazer
Tire este medo e esta dor
Eu não posso
fugir dessa prisão sozinho
Ajude-me a quebrar essas correntes
A
humilhação agora minha única esperança
Você não vai tirar tudo de
mim
Curar essa alma moribunda?
Eu posso sentir meu corpo
quebrando
Eu posso sentir meu corpo quebrando
Eu estou pronto para
largar tudo
Eu posso sentir meu corpo quebrando
Chegando até os
ossos
A raiz de tudo isso
Tire tudo de mim
E os desejos
Que
continuam queimando profundamente
Jogue-os todos para longe
E
ajude-me dando força
Para encarar mais um dia
Eu estou pronto
Ajude-me
a ser o que eu posso ser
Eu estou pronto
Venha para mim
Leve-me
para longe
Referências:
• Os passos ouvidos podem
ser uma menção ao Metropolis PT. 2”;
• A introdução com os tons
seriam referência à “This Dying Soul” (0:25 – 1:00);
• A intro é
similar à de “Welcome to the Machine” do Pink Floyd;
• O primeiro
acorde de guitarra durante a intro, antes da bateria, é o mesmo tocado
nas apresentações da tour do álbum “When Dream and Day Unite”. Isto pode
ser conferido no menu do DVD “When Dream and Day Reunite”;
• Os
vocais de 4:55 até 5:16 parecem muito com os de “This Dying Soul”;
•
O solo em 5:18 é muito parecido com o de “The Glass Prision”;
• A
melodia de “Octavarium” aparece entre 7:33 – 8:02.
• O piano
começa em Fá, a mesma nota do fim de “In the Name of God” (faixa final
do álbum anterior);
• “The Root of All Evil” discute os passos 6 e
7 de 12 do programa dos Alcoólicos Anônimos. Segue a sequência de “The
Glass Prision” e This Dying Soul”.
The Answer Lies Within
Look
around
Where do you belong
Don't be afraid
You're not the only
one
Don't let the day go by
Don't let it end
Don't let a
day go by in doubt
The answer lies within
Life is short
So
learn from your mistakes
And stand behind
The choices that you
make
Face each day
With both eyes open wide
And try to give
Don't
keep it all inside
Don't let the day go by
Don't let it end
Don't
let a day go by in doubt
The answer lies within
You've got the
future on your side
You're gonna be fine now
I know whatever you
decide
You're gonna shine
Don't let the day go by
Don't let
it end
Don't let a day go by in doubt
You're ready to begin
Don't
let a day go by in doubt
The answer lies within
A Resposta
Jaz Dentro
Olhe ao redor
De onde você é?
Não tenha medo
Você
não é o único
Não deixe o dia passar
Não o deixe acabar
Não
deixe um dia passar em dúvida
A resposta jaz dentro
A vida é
curta
Então aprenda com seus erros
E deixe para trás
As
escolhas que você faz
Encare cada dia
Com ambos os olhos bem
abertos
E tente se abrir
Não se mantenha fechado
Não deixe o
dia passar
Não o deixe acabar
Não deixe um dia passar em dúvida
A
resposta jaz dentro
Você tem o futuro ao seu lado
Você vai
ficar bem agora
Eu sei que o que quer que você decida
Você vai
brilhar
Não deixe o dia passar
Não o deixe acabar
Não deixe
um dia passar em dúvida
Você está pronto para começar
Não deixe um
dia passar em dúvida
A resposta jaz dentro
Referências:
•
Aos 2:36, um violino ao fundo toca o tema de “Octavarium”;
•
Melodia de “Octavarium” aos 2:42 – 2:48;
• Durante a seção
acidental, no fim da faixa, há um pitch Bend que soa muito parecido a um
outro ao final de “The Great Gig in the Sky” do Pink Floyd;
• O
sino ao início toca 8 vezes (esta é a mesma nota do sino de “The Glass
Prision”;
• O sino também faz referência a “For Whom the Bell
Tolls” do Metallica.
These Walls
This is so hard for
me
To find the words to say
My thoughts are standing still
Captive
inside of me
All emotions start to hide
And nothing's getting
through
Watch me
Fading
I'm losing
All my instincts
Falling
into darkness
Tear down these walls for me
Stop me from going
under
You are the only one who knows
I'm holding back
It's
not too late for me
To keep from sinking further
I'm trying to
find my way out
Tear down these walls for me now
So much
uncertainty
I don't like this feeling
I'm sinking like a stone
Each
time I try to speak
There's a voice I'm hearing
And it changes
everything
Watch me
Crawl from
The wreckage
Of my silence
Conversation
Failing
Tear
down these walls for me
Stop me from going under
You are the only
one who knows
I'm holding back
It's not too late for me
To
keep from sinking further
I'm trying to find my way out
Tear down
these walls
Every time you choose to turn away
Is it worth the
price you pay
Is there someone who will wait for you
One more time
One
more time
Watch me fading
I'm losing all my instincts
Falling
into darkness
Tear down these walls for me
Stop me from going
under
You are the only one who knows
I'm holding back
It's
not too late for me
To keep from sinking further
I'm trying to
find my way out
Tear down these walls for me now
Tear down
these walls for me
It's not too late for me
Tear down these walls
for me
Essas Paredes
Isso é tão difícil para mim
Encontrar
as palavras a dizer
Meus pensamentos estão imóveis
Cativo
dentro de mim
Todas as emoções começam a se esconder
E nada está
passando
Me observe
Esmorecendo
Eu estou perdendo
Todos
os meus instintos
Caindo na escuridão
Derrube essas paredes
para mim
Não me deixe continuar afundando
Você é o único que sabe
que
Eu estou me resguardando
Não é tão tarde para mim
Para
parar de afundar mais
Eu estou tentando achar minha saída
Derrube
essas paredes para mim agora
Tanta incerteza
Eu não gosto desse
sentimento
Eu estou afundando como uma pedra
Toda vez que eu
tento falar
Há uma voz que eu ouço
E ela muda tudo
Me
observe
Engatinhar
Dos destroços
Do meu silêncio
Conversação
Caindo
Derrube
essas paredes para mim
Não me deixe continuar afundando
Você é o
único que sabe que
Eu estou me resguardando
Não é tão tarde
para mim
Para parar de afundar mais
Eu estou tentando achar minha
saída
Derrube essas paredes
Toda vez que você escolhe se
afastar
Isso vale o preço que você paga?
Há alguém que esperará
por você
Mais uma vez?
Mais uma vez?
Me observe esmorecendo
Eu
estou perdendo todos os meus instintos
Caindo na escuridão
Derrube
essas paredes para mim
Não me deixe continuar afundando
Você é o
único que sabe que
Eu estou me resguardando
Não é tão tarde
para mim
Para parar de afundar mais
Eu estou tentando achar minha
saída
Derrube essas paredes para mim agora
Derrube essas
paredes para mim
Não é tarde demais para mim...
Derrube essas
paredes para mim
Referências:
• O coração ao fim da
canção bate a 58 bpm.
I Walk Beside You
There's a
story in your eyes
I can see the hurt behind your smile
For every
sign I recognize
Another one escapes me
Let me know what
plagues your mind
Let me be the one to know you best
Be the one to
hold you up
When you feel like you’re sinking
Tell me once
again
What's beneath the pain you’re feeling
Don't abandon me
Or
think you can’t be saved
I walk beside you
Wherever you are
Whatever
it takes
No matter how far
Through all that may come
And
all that may go
I walk beside you
I walk beside you
Summon
up your ghosts for me
Rest your tired thoughts
Upon my hands
Step
inside this sacred place
When all your dreams seem broken
Resonate
inside this temple
Let me be the one who understands
Be the one
to carry you
When you can walk no further
Tell me once again
What's
below the surface bleeding
If you've lost your way
I will take
you in
I walk beside you
Wherever you are
Whatever it takes
No
matter how far
Through all that may come
And all that may go
I
walk beside you
I walk beside you
Oh when everything is wrong
Oh
when hopelessness surrounds you
Oh the sun will rise again
The
tide you swim against
Will carry you back home
So don't give up
Don't
give in
I walk beside you
Wherever you are
Whatever it
takes
No matter how far
Though all that may come
And all
that may go
I walk beside you
I walk beside you
Eu
Caminho Ao Seu Lado
Há uma história em seus olhos
Eu posso
ver a ferida atrás do seu sorriso
Pois cada sinal eu reconheço
Outra
que escapa de mim
Deixe-me saber o que atormenta sua mente
Deixe-me
ser aquele que a conhece melhor
Ser aquele que a segura em pé
Quando
você se sente afundando
Conte-me mais uma vez
O que há por
trás da dor que você está sentindo
Não me abandone
Ou pense que
você não pode ser salva
Eu caminho ao seu lado
Onde quer que
você esteja
O que quer que isso custe
Não importa quão longe
Através
de tudo que possa vir
E de tudo que possa acontecer
Eu caminho ao
seu lado
Eu caminho ao seu lado
Evoque seus fantasmas para mim
Descanse
seus pensamentos cansados
Em minhas mãos
Pise dentro desse lugar
sagrado
Quando todos os seus sonhos parecem destruídos
Ressoe
dentro desse templo
Deixe-me ser aquele que entende
Aquele que a
carrega
Quando você não pode mais andar
Diga-me mais uma vez
O
que há abaixo da superfície que sangra
Se você perdeu o seu caminho
Eu
vou pô-la nele
Eu caminho ao seu lado
Onde quer que você
esteja
O que quer que isso custe
Não importa quão longe
Através
de tudo que possa vir
E de tudo que possa acontecer
Eu caminho ao
seu lado
Eu caminho ao seu lado
Oh, quando tudo dá errado
Oh,
quando a falta de esperança a rodeia
Oh, o sol vai surgir novamente
A
maré que você nada contra
Irá carregá-la de volta pra casa
Então
não desista
Não ceda
Eu caminho ao seu lado
Onde quer que
você esteja
O que quer que isso custe
Não importa quão longe
Através
de tudo que possa vir
E de tudo que possa acontecer
Eu caminho ao
seu lado
Eu caminho ao seu lado
Referências:
• O
relógio possivelmente refere-se a “Regression”;
• A guitarra do
refrão soa como em “Lifting Shadows off a Dream”;
• A canção
inteira lembra o U2;
• Esta canção tem a ver com a missão de Jesus
Cristo.
Panic Attack
All wound up
On the edge
Terrified
Sleep
disturbed
Restless mind
Petrified
Bouts of fear
Permeate
All
I see
Heightening
Nervousness
Threatens me
I am
paralyzed
So afraid to die
Caught off guard
Warning signs
Never
show
Tension strikes
Choking me
Worries grow
Why do I
feel so numb
Is it something to do with where I come from
Should
this be fight or flight
I don't know why I'm constantly so uptight
Rapid
heartbeat
Pounding through my chest
Agitated body in distress
I
feel like I'm in danger
Daily life is strangled by my stress
A
stifling surge
Shooting through all my veins
Extreme apprehension
Suddenly
I'm insane
Lost all hope for redemption
A grave situation
desperate
At best
Why do I feel so numb
Is it something to
do with where I come from
Should this be fight or flight
I don't
know why I'm constantly reeling
Helpless hysteria
A false sense
of urgency
Trapped in my phobia
Possessed by anxiety
Run
Try
to hide
Overwhelmed by this complex delirium
Helpless hysteria
A
false sense of urgency
Trapped in my phobia
Possessed by anxiety
Run
Try
to hide
Overwhelmed by this complex delirium
Ataque de
Pânico
Todo machucado
Ao extremo
Aterrorizado
Sono
perturbado
Mente inquieta
Petrificada
Surtos de medo
Permeiam
Tudo
que eu vejo
Intensificando
O nervosismo
Me ameaça
Eu
estou paralisado
Com tanto medo de morrer
Pego desprevenido
Os
sinais de aviso
Nunca surgem
A tensão ataca
Sufocando-me
As
preocupações crescem
Por que eu me sinto tão entorpecido
Tem
algo a ver com o lugar de onde eu vim?
Deve ser isso uma luta ou um
vôo?
Eu não sei por que ando constantemente tão tenso
Coração
batendo rápido
Socando meu peito
Corpo agitado em angústia
Eu
me sinto em perigo
A vida diária é estrangulada pelo meu estresse
Uma
sufocação surge
Atirando através de todas as minhas veias
Apreensão
extrema
De repente estou louco
Perdi toda a esperança pela
redenção
Uma situação grave e desesperadora
Na melhor das
hipóteses
Por que eu me sinto tão entorpecido
Tem algo a ver
com o lugar de onde eu vim?
Deve ser isso uma luta ou um vôo?
Eu
não sei por que ando constantemente tão tenso
Histeria sem ajuda
Uma
falsa sensação de urgência
Preso na minha fobia
Possuído pela
angústia
Corro
Tento me esconder
Tomado por esse delírio
complexo
Histeria sem solução
Uma falsa sensação de urgência
Preso
na minha fobia
Possuído pela angústia
Corro
Tento me
esconder
Tomado por esse delírio complexo
Referências:
•
O riff de “Skeezix Dilemma” da banda Tourniquette é ouvido aos 0:15
min;
• As guitarras gêmeas do Iron Maiden aparecem aos 5:43 min;
•
O riff aos 4:45 lembra demais o Iron Maiden;
• O piano entre 1:27
– 1:43 soa com “Fatal Tragedy”;
• O riff final soa em cada uma
das 5 partes cantadas (incluindo a primeira vez em que é executado, bem
como o final desfalescente);
• A parte negativa é muito parecida
com “Several Species od Small Furry Animals Gathered Together in a Cave
and Grooving With a Pict” do Pink Floyd.
Never Enough
Cut
myself open wide
Reach inside
Help yourself
To all I have to
give
And then you help yourself again
And then complain that
You
didn't like the way
I put the knife in wrong
You didn't like the
way
My blood spilled
On your brand new floor
What would you
say
If I walked away
Would you appreciate
But then it'd be too
late
Because I can only take so much
Of your ungrateful ways
Everything
is never enough
Sacrifice my life
Neglect my kids and wife
All
for you to be happy
All those sleepless nights
And countless
fights to give you more
And then you say how dare that
I didn't
write you back
I must be too good for you
I only care about myself
What
would you say
If I walked away
Would you appreciate
But then
it'd be too late
Because I can only take so much
Of your
ungrateful ways
Everything is never enough
What would you say
If
I walked away
Would you appreciate
But then it'd be too late
Because
I can only take so much
Of your ungrateful ways
Everything is
never enough
Nunca o Suficiente
Corte-me bem aberto
Alcance
o interior
Ajude a si mesmo
Para tudo que eu tenho a dar
E aí
você se ajuda novamente
E depois reclama que
Não gostou do jeito
que
Eu pus a faca erroneamente
Você não gostou do jeito que
Meu
sangue espirrou
No seu piso novo em folha
O que você diria
Se
eu caminhasse para longe
Você apreciaria?
Mas aí seria tarde
demais
Porque eu posso agüentar tanto
Dos seus modos ingratos
Tudo
nunca é o suficiente
Sacrifico minha vida
Negligencio meus
filhos e minha esposa
Tudo para que você seja feliz
Todas aquelas
noites sem dormir
E lutas incontáveis para te dar mais
E então
você diz como eu ousei
Não ter te escrito de volta
Eu devo ser bom
demais para você
Eu só ligo para mim mesmo
O que você diria
Se
eu caminhasse para longe
Você apreciaria?
Mas aí seria tarde
demais
Porque eu posso agüentar tanto
Dos seus modos ingratos
Tudo
nunca é o suficiente
O que você diria
Se eu caminhasse para
longe
Você apreciaria?
Mas aí seria tarde demais
Porque eu
posso agüentar tanto
Dos seus modos ingratos
Tudo nunca é o
suficiente
Referências:
• A música soa muito parecida
com Muse;
• A melodia do refrão é similar a um dos solos de David
Guilmour em “Echoes” do Live at Pompeii do Pin Floyd;
• Esta
canção é um desabafo de Mike Portnoy aos fãs que sempre estão cobrando
mais não importando o quanto ele se esforce na carreira.
Sacrificed
Sons
Left: This has all the appearances
of an
extraordinarily well coordinated
and devastating terrorist attack
Right:
Terrorism against our nation
will not stand; the government will
hunt
down those responsible
Left: Terrorism means striking terror
into
the hearts of people, that has
been accomplished
Right:
Looking in awe, amazement,
shock and grief and anger at what
they
were seeing in front of them
Middle: There has just been a huge
explosion...
you can see, uh, a billowing
smoke rising, there was a cascade of
sparks
and fire and we see this extraordinarily
big, frightening
scene behind us
Left: There is panic on the streets,
there are
people screaming and running
Right: Good Lord, there are no words
Left:
3000 Palestinians (unintelligible)
chanting "God is good"
Right:
This is just a horrific scene and
a horrific moment, but just look
at that.
That is about as frightening a scene as
you will ever see
Left:
But there are times in your life
that are life changing, where your
life
can never be the same and this appears
certainly to be one of
them.
Walls are closing
Anxiously
Channel surfing
Frantically
Burning
City
Smoke and fire
Planes were certain
Faith inspired
No
clues
A complete surprise
Who'll be
Coming home tonight
Heads
all turning
Towards the sky
Towers crumble
Heroes die
Who
would wish this
On our people
And proclaim
That His will be
done
Scriptures they heed
Have misled them
All praise their
Sacrificed sons
All praise their Sacrificed sons
Teach them
What
to think and feel
Your ways
So enlightening
Words they
preach
I can't relate
If God's true Love
Are acts of Hate
Who
would wish this
On our people
And proclaim
That His will be
done
Scriptures they heed
Have misled them
All praise their
Sacrificed sons
All praise their Sacrificed sons
God on high
Our
mistake
Will mankind be extinct
There's no time
Time to waste
Who
serves the truth
For Heaven's sake
Filhos Sacrificados
Esquerda:
Isso tem o jeito de um
extraordinário e bem coordenado
ataque
terrorista devastador
Direita: O terrorismo contra nossa
nação
não vai continuar; o governo
vai capturar aqueles responsáveis
Esquerda:
O terrorismo pretende
incutir o terror no coração das
pessoas,
isso tem acontecido
Direita: Olhando com temor, surpresa,
choque
e pesar e raiva para aquilo que
eles estavam vendo em suas frentes
Meio:
Acaba de ocorrer uma gigantesca
explosão... podemos ver, ahn, uma
onda
de fumaça subindo, houve uma cascata de
faíscas e fogo e
vemos essa extraordinária,
grande e medonha cena atrás de nós.
Esquerda:
Há pânico nas ruas,
há muitas pessoas gritando e correndo
Direita:
Meu Deus, não existem palavras
Esquerda: 3000 Palestinos
(ininteligível)
entoando “Deus é bom”
Direita: Esta é uma cena
horrível e
um momento horrível, mas apenas olhe
para aquilo. Essa é
o tipo de cena
mais medonha que você vai ver um dia
Esquerda:
Mas há momentos na vida que
a vida muda, onde sua vida pode nunca
mais
ser a mesma e esse parece com
certeza ser um deles.
As paredes
estão se fechando
Ansiosamente
Trocando de canal
Freneticamente
Cidade
queimando
Fumaça e fogo
Os aviões foram certeiros
Inspirados
pela fé
Sem pistas
Uma surpresa completa
Quem estará
Vindo
para casa esta noite?
Todas as cabeças se voltando
Em direção
ao céu
As torres desmoronam
Os heróis morrem
Quem iria
desejar isso
A nosso povo
E proclamar
Que a vontade Dele seja
feita?
As Escrituras que eles seguem
Os deixaram desorientados
Todos
louvam seus filhos Sacrificados
Todos louvam seus filhos
Sacrificados
Ensine-os
O que pensar e sentir
Seus modos
Tão
esclarecidos
As palavras que eles pregam
Não consigo
relacionar
Se o amor verdadeiro de Deus
São atos de ódio
Quem
iria desejar isso
A nosso povo
E proclamar
Que a vontade Dele
seja feita?
As Escrituras que eles seguem
Os deixaram
desorientados
Todos louvam seus filhos Sacrificados
Todos louvam
seus filhos Sacrificados
Deus no céu
Nosso erro
A humanidade
será extinta?
Não há tempo
Tempo a perder
Quem serve a verdade
Em
consideração aos céus?
Referências:
• O fim de
“She’s so Heavy” dos Beatles surge aos 3:35 min;
• 4:41 puxado de
“A Change of Seasons”, “Peruvian Skies”, “Fatal Tragedy” e a canção do
Rush “Natural Science”;
• 7:02 – 7:32 é a melodia de “Teddy Bear’s
Picnic”, uma cancã infantil na América;
• O riff no tema
principal lembra a música “Ants Invasion” de “Adam and the Ants”.
•
Existem oito vozes diferentes usadas no começo da canção. O assunto são
as motivações e conseqüências do 11 de Setembro.
Octavarium
I.
Someone Like Him
(John Petrucci)
I never wanted to become
Someone
like him
So secure
Content to live each day
Just like the last
I
was sure I knew that
This was not for me
And I wanted so much
more
Far beyond what I could see
So I swore that I'd
Never be
someone like him
So many years have passed
Since I proclaimed
My
independence
My mission
My aim
And my vision
So secure
Content
to live each day
Like it's my last
It's wonderful to know
That
I could be
Something more than what I dreamed
Far beyond what I
could see
Still I swear that I'm
Missing out this time
As
far as I could tell
There’s nothing more I need
But still I ask
myself
Could this be everything
Then all I swore
That I would
never be was now
So suddenly
The only thing
I wanted
To
become
To be someone just like him
II. Medicate (Awakening)
(James
LaBrie)
A Doctor sitting next to me
He asked me how I feel
Not
sure I understand
His questioning
He says I've been away a while
But
thinks he has cured me
From a state of catatonic sleep
For 30
years
Where have I been
Eyes open
But not getting through to me
Medicate
me
Infiltrate me
Side effects appear
As my conscience slips
away
Medicate me
Science failing
Conscience fading fast
Can't
you stop what's happening
A higher dosage he prescribes
But
there's no guarantee
I feel it starting to take over me
I tell him
not to be ashamed
There's no one who's to blame
A second shot
A
brief awakening
I feel the relapse
Can't break free
Eyes
open
But not getting through to me
Medicate me
Infiltrate me
Side
effects appear
As my conscience slips away
Medicate me
Science
failing
Conscience fading fast
Can't you stop what's happening?
III.
Full Circle
(Mike Portnoy)
(Isn't this is where we came
in)
(Pink Floyd - The Wall)
Sailing on the seven seize the day
tripper
diem's ready jack the ripper owens wilson
phillips and my
supper's ready lucy in the sky
with diamond dave’s not here I come to
save
the day for nightmare cinema show me the way
to get back
home again
(Running forward
Falling back)
Spinning round and
round
Looking outward
Reaching in)
Scream without a sound
(Leaning
over
Crawling up)
Stumbling all around
(Losing my place
Only
to)
Find I've come full circle
Flying off the handle with
careful with
That axe Eugene gene the dance machine
Messiah light
my fire gabba gabba hey hey
My my generation's home again
(Running
forward
Falling back)
Spinning round and round
(Looking
outward
Reaching in)
Scream without a sound
(Leaning over
Crawling
up)
Stumbling all around
(Losing my place
Only to)
Find
I've come full circle
IV. Intervals
(Mike Portnoy)
(Root)
Our
deadly sins feel his mortal wrath
Remove all obstacles from our path
(Second)
Asking
questions
Search for clues
The answer's been right in front of
you
(Third)
We try to break through
Long to connect
Fall
on deaf ears
With failed muted breath
(Fourth)
Loyalty,
trust, faith and desire
Carries love through each darkest fire
(Fifth)
Tortured
insanity
A smothering hell
Try to escape but to no avail
(Sixth)
The
calls of admirers
Who claim they adore
Drain all your lifeblood
While
begging for more
(Seventh)
Innocent victims for merciless
crimes
Fall prey to some madman's impulsive designs
(Octave)
Step
after step
We try controlling our fate
When we finally start
living
It's become to late
Trapped inside this Octavarium
Trapped
inside this Octavarium
Trapped inside this Octavarium
Trapped
inside this Octavarium
V. Razor's Edge
(John Petrucci)
We
move in circles
Balanced all the while
On a gleaming razor's edge
A
perfect sphere
Colliding with our fate
This story ends where it
began
Octavarium
I. Alguém Como Ele
(John
Petrucci)
Eu nunca quis me tornar
Alguém como ele
Tão seguro
Feliz
em viver cada dia
Como se fosse o último
Eu tinha certeza de que
Isso
não era para mim
E eu queria muito mais
Muito além do que eu
poderia ver
Então eu jurei que eu
Nunca seria alguém como ele
Tantos
anos se passaram
Desde que eu proclamei
Minha independência
Minha
missão
Meu objetivo
E minha visão
Tão seguro
Feliz em viver
cada dia
Como se fosse meu último
É maravilhoso saber
Que eu
poderia ser
Algo mais do que eu sonhei
Muito além do que eu
poderia ver
E ainda eu juro que eu
Evito esse tempo
Até onde
eu possa falar
Não há mais nada que eu preciso
Mas eu ainda me
pergunto
Seria isso tudo?
Então eu jurei
Que eu nunca seria
como agora
Então de repente
A única coisa que
Eu quis
Era me
tornar
Era ser alguém exatamente como ele
II. Medique (O
Despertar)
(James LaBrie)
Um médico sentando ao meu lado
Ele
me perguntou como eu me sinto
Não tenho certeza se entendo
Seu
questionamento
Ele diz que eu estive ausente por um tempo
Mas acha
que me curou
De um estado de sono catatônico
Por 30 anos
Onde
eu estive?
Olhos abertos
Mas não me penetrando
Me medique
Me
infiltre
Efeitos colaterais aparecem
Enquanto minha consciência
vaga para longe
Me medique
Falha da ciência
A consciência
desaparecendo rápido
Você não pode parar o que está acontecendo?
Uma
dosagem maior ele prescreve
Mas não há garantia
Sinto que isso
começa a tomar conta de mim
Eu digo a ele para não se envergonhar
Não
há ninguém para culpar
Uma segunda tentativa
Um breve despertar
Eu
sinto o relapso
Não consigo me libertar
Olhos abertos
Mas não
me penetrando
Me medique
Me infiltre
Efeitos colaterais
aparecem
Enquanto minha consciência vaga para longe
Me medique
Falha
da ciência
A consciência desaparecendo rápido
Você não pode parar
o que está acontecendo?
III. Volta Completa
(Mike
Portnoy)
Não é aqui que entramos?
(Pink Floyd – The Wall)
Navegando
nos sete (mares), apanhem o turista,
o carpe diem está pronto Jack o
Estripador Owens
Wilson Phillips e minha ceia está pronta Lucy no
céu
com diamantes Dave não está aqui para salvar
o dia para o cinema
pesadelo me mostre o caminho
para voltar para casa novamente. *
(Correndo
para frente
Caindo para trás)
Girando e rodopiando e rodopiando
(Olhando
para fora
Alcançando dentro)
Grite sem fazer som
(Inclinando-se
sobre
Rastejando para cima)
Tropeçando em toda parte
(Perdendo
meu lugar
Apenas para)
Descobrir que completei uma volta
Perdendo
a cabeça, cuidado com
Aquele machado, Eugene, o gene a máquina de
dança
Messias acenda meu fogo, gabba gabba hey hey
Minha geração
está em casa novamente. **
(Correndo para frente
Caindo para
trás)
Girando e rodopiando e rodopiando
(Olhando para fora
Alcançando
dentro)
Grite sem fazer som
(Inclinando-se sobre
Rastejando
para cima)
Tropeçando em toda parte
(Perdendo meu lugar
Apenas
para)
Descobrir que completei uma volta
IV. Intervalos
(Mike
Portnoy)
(Raiz)
Nossos pecados mortais sentem sua ira mortal
Remova
todos os obstáculos do nosso caminho
(Segundo)
Fazendo
perguntas
Busque pistas
A resposta tem estado bem na sua frente
(Terceiro)
Nós
tentamos atravessar
Desejamos conectar
Caímos em ouvidos surdos
Com
respiração falha e muda
(Quarto)
Lealdade, confiança, fé e
desejo
Carregam o amor pelo fogo mais obscuro
(Quinto)
Insanidade
torturante
Um inferno asfixiante
Tento escapar mas sem êxito
(Sexto)
Os
chamados dos admiradores
Que clamam a quem eles adoram
Drenam
todo seu sangue vital
Enquanto imploram por mais
(Sétimo)
Vítimas
inocentes de crimes hediondos
Caem presas aos planos impulsivos de
um louco
(Oitavo)
Passo a passo
Tentamos controlar nosso
destino
Quando finalmente começamos a viver
Já é tarde demais
Preso
dentro desse Octavarium
Preso dentro desse Octavarium
Preso
dentro desse Octavarium
Preso dentro desse Octavarium
V. Fio
da Navalha
(John Petrucci)
Nós nos movemos em círculos
Balançamos
o tempo todo
No reluzente fio da navalha
Uma esfera perfeita
Colidindo
com nosso destino
A história acaba aonde começou
Referências:
•
0:00 – 3:48 referentes a “Shine on you Crazy Diamond”, “Tangerine
Dream” do Pink Floyd, “Scenes” do Marty Friedman, “Bijou” do Queen e a
banda Tangerine Dream;
• 3:49 - Tema da banda “Spock’s Beard”;
•
4:33 – Flauta parecida com a canção-tema de “O Poderoso Chefão” e
também com Änglagård;
• 6:33 – Tema de piano de “Bohemian
Rhapsody” (Queen);
• 9:00 – Durante o Groove do baixo, o arpejo de
guitarra toca o verso vocal de “Anna Lee”. OO baixo toca uma parte
similar a “Heart of the Sunrise”, do Yes;
• 12:15 - Teclados do
Marillion com o prelúdio de Rick Wakeman;
• 12:17 - Sintetizador
de “Sequential Circuites Prophet 5” do Styx;
• 17:47 – Jingle
Bells nos teclados (!);
• 17:55 – Parte de violão de Spock's Beard
/ Neal Morse;
• 18:43 - Vocal estilo Dave Mustaine com a presença
do pregador de “Forgotten Sons”do Marillion;
• 19:55 – Reprise do
tema de “O Poderoso Chefão”;
• 21:30 – O tom da guitarra lembra
muito o de Brian May (AC30ish);
• Uma harmonia vocal usada em
“Razor’s Edge” é também usada em “Get Back”, dos Beatles (Apaecendo
também em “Full Circle”);
• 14:30 – Uma voz fala “This is where we
came in". É uma referência ao “The Wall” do Pink Floyd. Ao fim do
álbum, alguém fala: "So this is where..." e ao início ouve-se: "...we
came in.". Isto é o núcleo do conceito do “Octavarium”;
• A
faixa-título tem 5 partes, sendo 3 seções instrumentais, totalizando 8;
•
“Someone Like Him” parece ter sido retirada de “Carpe Diem” de “A
Change of Seasons”. O personagem parece querer evitar uma vida comum e
rotineira, sendo que ao final ele se dá conta de que o que ele mais
queriaera essa vida. Ao seguir, vamos à segunda parte da canção que
parece ser conseqüência dessa frustração;
• Medicate (Awakening)
conta uma história similar ao filme “Tempo de Despertar (Awakening)”,
sob o ponto de vista do personagem de Robert DeNiro;
• Esta canção
envolve o tema “Full Circle”, que é o estado catatônico referido na
letra;
• Outra teoria discute se esta letra é um reflexo dos
pensamentos de LaBrie em relação à sua batalha pessoal com a perda de
voz e saúde mental e física decorrente deste episódio por ele superado;
•
Uma outra teoria propõe que esta parte conecta-se com “Disappear” e
“Vacant”. Em “Disappear”, alguém está entrando em coma. Em “Vacant”,
outra pessoa conversa com a vítima e em “Medicate”, a pessoa começa a se
recuperar;
• “Full Circle” é onde o ciclo de “Octavarium”
realmente se mostra. Talvez a banda tenha dito que eles tomaram os
lugares dos seus ídolos na história da música (?);
• Estrofes 1 e 4
da parte III são inteiramente feitas em cima de referências musicais:
•
“Sailing on the Seven Seas “ – OMD ou “Seven Seas of Rhye” – Queen;
•
“Seize the Day” – Tema de “A Change of Seasons” e do filme “Sociedade
dos Poetas Mortos”;
• “Day Tripper” - The Beatles;
• “Jack
the Ripper” – Morrissey;
• “The Ripper” - Judas Priest;
•
Ripper Owens - Vocalista do Iced Earth (ex-Judas Priest);
• Owen
Wilson – Ator;
• Wilson Phillips – Banda;
• “Supper's Ready”
– Genesis;
• “Lucy in the Sky with Diamonds” - The Beatles;
•
“Diamond Dave” - David Lee Roth;
• “Dave's Not Here“– jargão da
série Cheech & Chong;
• “Here I Come to Save the Day” – Super
Mouse (desnho animado);
• “Day for Night” - Spock's Beard;
•
Nightmare Cinema – Local onde a banda realizou uma apresentação de
“Perfect Strangers” do Deep Purple com os instrumentos trocados;
•
“Cinema Show” – Genesis;
• “Show Me the Way” – Styx;
• “Get
Back” - The Beatles;
• “Handle with Care” - Travelling Wilburys;
•
Flying off the Handle – quote;
• “Careful with that Axe, Eugene” -
Pink Floyd;
• “Gene, Gene the Dance Machine” – Ato de “The Gong
Show”;
• “ Machine Messiah” do Yes;
• “Light My Fire” - The
Doors;
• “Gabba Gabba Hey Hey” - The Ramones;
• “Hey Hey, My
My” - Neil Young;
• “My Generation” - The Who;
• “Home
Again” - de "Breathe" reprise e "Time" em Pink Floyd – “The Dark Side of
the Moon”;
• Outra teoria é que esta parte seria a confusão
mental de Mike Portnoy na turnê;
• Em “Intervals”, observa-se
Portnoy dizer uma escala de oito graus entre cada estrofe cantada por
LaBrie. Cada uma refere-se a cada faixa anterior do disco “Octavarium” e
pode-se escutar um trecho desta ao fundo. Nesta parte, pode-se ver a
genialidade da banda ao fazer com que cada intervalo seja correspondente
a uma tonalidade, e a voz de Portnoy também segue os tempos negativos.
LaBrie diz: "Step after step, we try controlling our fate" , enquanto
Portnoy vem com: “Octave” ou seja, há um sentido duplo relativo às
nossas tentaivas de controlar os fatos através de etapas bem como os
membros do Dream Theater tentando controlar as suas composições. Esta
parte também demonstra a preocupação com os 12 passos dos Alcoólicos
Anônimos feitos por Mike Portnoy;
• Root: "Take all of me" (3:03
de The Root Of All Evil);
• Second: "Don't let the day go by"
(4:21 de The Answers lies Within);
• Third: Um trecho de These
Walls surge ao fundo;
• Fourth: "I walk beside you" (1:06 de I
Walk Beside You);
• Fifth: "Hysteria" (3:55 de Panic Attack);
•
Sixth: "Hysteria" (3:55 de Panic Attack);
• Seventh: Um trecho de
Sacrificed Sons ao fundo;
• Octave: "Side effects appear" (11:52
de Octavarium part II);
• Esta letra expressa como o ciclo se
fecha, pois o Dream Theater percebe como a carreira deles tornou-se um
ciclo completo, já que à época estavam de novo sem gravadora, após oito
álbuns de estúdio;
• “The Root Of All Evil” começa na parte VI
enquanto “Octavarium” acaba na parte V. Apesar de “Root...” não ter sido
composta com este intuito, vemos uma sequência lógica muito bem feita;
•
Razor’s Edge lembra a canção “The Evil that Men Do” do Iron Maiden que
diz: “livin on a razor’s edge/ balancing on a ledge”.
Para finalizar, é preciso dizer que o símbolo do
infinito é o algarismo 8 deitado (seria outra referência ao “Falling
Into Infinity”?). John Myung utilizava este símbolo no seu baixo.
Faixas:
1. The Root Of All Evil (8:25)
(Portnoy)
vi. Ready
vii. Remove
2. The Answer Lies Within
(5:33)
3. These Walls (7:36) (Petrucci)
4. I Walk Beside You
(4:29) (Petrucci)
5. Panic Attack (8:13) (Petrucci)
6. Never
Enough (6:46) (Portnoy)
7. Sacrificed Sons (10:42) (LaBrie)
8.
Octavarium (24:00)
i. Someone Like Him (Petrucci)
ii. Medicate
(Awakening) (LaBrie)
iii. Full Circle (Portnoy)
iv. Intervals
(Portnoy)
v. Razor's Edge (Petrucci)
*Todas as partes
instrumentais são compostas por Dream Theater
Orquestra em
Sacrificed Sons e Octavarium:
• Maestro: Jamishied Sharifi
•
Mestra do concerto: Elena Barere
• Violinos: Katherine Fong;
AnnLehmann; Katherine Livolsi-Stern; Laura McGinnis; Catherine Ro; Ricky
Sortomme e Yuri Vodovoz.
• Violas: Vincent Lionti; Karen Dreyfuss.
•
Cellos: Richard Locker; Jeanne LeBlanc.
• Flauta: Pamela Skar.
•
Trompa de pistão: Joe Anderer; Stewart Rose
Quarteto de cordas em
The Answer Lies WIthin:
• Primeiro violino: Elena Barere
•
Segundo violino: Carol Webb
• Viola: Vincent Lionti
• Cello:
Richard Locker
Dream Theater é:
• James LaBrie / vocal
principal
• John Myung / baixo
• John Petrucci / guitarra
elétrica, guitarra acústica
• Mike Portnoy / bateria, percussão,
vocais
• Jordan Rudess / teclado, guitarra lap steel, fingerboard
Arte
elaborada por Hugh Syme; Conceito de arte por Hugh Syme e Mike Portnoy;
Fotografias
por Colin Lane; Produzido por Mike Portnoy e John Petrucci.
Lançado
em 07 de junho de 2005 pela gravadora Atlantic Records