Década de 60
Durante sua estadia, o grupo passou a fazer experimentos com
gravadores,
fotografia e qualquer outra coisa relativa à "arte" que estivesse no alcance de suas mãos. Em
1969, seus experimentos eventualmente chegaram ao conhecimento do guitarrista
inglês Philip Lithman e do misterioso
N. Senada (que havia vindo da
Baviera para visitar Lithman, mas que acabou permanecendo).Os dois
europeus viriam a se tornar grandes influências para a banda. A técnica na guitarra de Lithman lhe proveu seu nome artístico,
Snakefinger ("Dedo cobra").
O grupo conseguiu um equipamento de gravação precário e instrumentos e começou a gravar fitas, se recusando a deixarem suas quase completas faltas de conhecimento musical deterem seus objetivos. Uma de suas primeiras aparições em público foi no
Longbranch em
Berkeley,
Califórnia.
Década de 70
Em
1972 eles se mudaram para São Francisco e fundaram a
Ralph Records. Através do selo, eles lançaram
Santa Dog, com uma tiragem limitada 400 cópias.
Santa Dog consistia em dois EP e um cartão de Natal. Esta fita foi enviada para algumas pessoas famosas, como
Frank Zappa e
Richard Nixon. Tornou-se um item raro, mas a
pirataria facilitou a sua procura.
Em
1973, foi produzido com um gravador de 4 canais
mono o primeiro disco.
Meet The Residents foi lançado oficialmente em abril de
1974. Foi feito com um limitado orçamento - provido por eles mesmos - e sem muitas ambições. A capa trazia os rostos dos Beatles rabiscados, sendo a primeira manifestação do ódio que os Residents sempre afirmaram ter pelo grupo inglês.
Nesse período, a banda adotou a "
Teoria da Obscuridade" de N. Senada, que afirma que o artista só consegue produzir arte pura quando as expectativas e influências do mundo exterior são ignoradas.
Além do disco em si, foram produzidos 4000 mini-LPs com algumas músicas do disco, distribuidas gratuitamente para promover o álbum. Todavia, as vendagens do disco foram medíocres.
A banda então voltou sua atenção a outro projeto, um filme longa-metragem,
Vileness Fats, no qual trabalharam intensamente durante quatro anos, mas que viria a ser abandonado. Cópias de versões inacabadas podem ser encontradas extra-oficialmente.
Em
1974, os Residents fizeram seu primeiro grande ato de
extravagância, ao gravarem
Not Available, um disco feito com o intuito de não ser lançado. O disco permaneceu guardado, e os fãs só tiveram notícia de sua existência nas informações do terceiro disco,
Third Reich And Roll, um ataque direto ao nazismo, constituído de clássicos do
rock 'n' roll bizarramente alterados. Um filme com o mesmo nome e conceito começaria a ser feito, mas seria deixado de lado por anos.
O visto de Snakefinger expirou, e ele teve que retornar à Inglaterra, onde se dedicou à sua banda,
Chilli Willi And The Red Hot Peppers, mas acabaria voltando aos EUA em definitivo e se juntou aos Residents. Sua presença ao vivo era marcante e trouxe mais dinamismo para os shows. Juntos, eles fizeram uma versão excêntrica de
Satisfaction dos
Rolling Stones e lançaram-na como single. A música fez um certo sucesso dentro dos circuitos
underground.
Após outro single, os discos da banda começaram a ser vendidos, mas bem lentamente.
Nessa época, a Cryptic Corporation foi fundada. Além de servir como porta-voz, o grupo passou a trabalhar em meios de melhorar as vendas, incluindo catálogos por correio (que também ofereciam camisetas e outros produtos, além dos discos).
Em
1977, foi lançado
Fingerprice, um disco triplo com baixíssima tiragem e que é atualmente item de colecionador.
Por catálogo,
Meet The Residents foi relançado, agora remasterizado em
stereo, nova arte gráfica. Também foi lançado mais um single,
The Beatles Play The Residents, The Residents Play The Beatles. Foi nessa época que os Residents obtiveram alguma atenção da mídia, que na época estava voltando sua atenção para a
New Wave. Os Residents não eram New Wave, mas seu som incomum, cheio de sintetizadores, acabou sendo considerado como tal.
John Peel, lendário radicalista britânico, também descobriu os Residents.
Também em '78, foi fundado o
fã-clube W.E.I.R.D. (We Endorse Immediate Resident Deification).
Ainda em '78, Snakefinger lançou um single pela Ralph Records,
The Spot/Smelly Tongues, sendo o primeiro lançamento que não era dos Residents.
Em outubro de
1979, foi lançado
Eskimo, um disco conceitual sobre os
esquimós. de sonoridade perturbadora e sombria, que na capa trazia os Residents pela primeira vez usando suas máscaras de globos oculares.
A banda lançou
Diskomo, uma coletânea de versões
disco de vários temas de
Eskimo.
O projeto do filme
The Third Reich And Roll foi retomado. No início da
década de 80, os videoclipes começaram a ganhar popularidade, e os Residents já haviam certa experiência no assunto - sendo, inclusive, considerados por alguns como os criadores do mesmo. Com o diretor
Graham Whifler, eles produziram vídeos para Snakefinger, MX-80 Sound, Tuxedo Moon, Renaldo And The Loaf e para eles mesmos. Foram produzidos os vídeos
Hello Skinny e
One Minute Movies, um vídeo que consiste em quatro clipes de músicas do mais recente disco dos Residents na época,
The Commercial Album.
The Commercial Album trazia como temática a afirmativa de que as músicas pop americanas, se descontadas suas repetições e refrões, são reduzidas a um mero minuto de música realmente "boa". Como um minuto é a duração em média de
jingles, os Residents afirmaram que "Jingles são a música da América". O disco, então, consistia em quarenta músicas de um minuto.
Década de 80
O início da década de 80 também foi a época para várias apresentações ao vivo experimentais. Como muito da música dos Residents era, basicamente, experimentos em estúdio, a migração das músicas para o palco foi algo difícil para a banda. Para facilitar as coisas eles usaram teclados da companhia
Emu-Systems, que permitia tocar ao vivo usando
samples.
Em
1981, eles lançaram
Mark Of The Mole, primeira parte de uma trilogia que conta a história de dois povos de duas cidades que vivem uma guerra. A segunda parte da trilogia,
Tunes Of Two Cities (
1982) trazia vários experimentos com os teclados da Emu-Systems.
Ainda em 1982, os Residents iniciaram a tunrê
Mole Show pelos Estados Unidos. Eram apresentações teatrais, com dançarinos, cenários e um
narrador - Jillette, que faria vários colaborações com a banda. Os Residentes ficavam atrás de uma cortina fazendo a "
trilha sonora". O vocalista ocasionalmente tomava a frente do palco, usando a máscara de globo ocular. Foi lançado um single,
Intermission, contendo algumas músicas compostas para o Mole Show. A turnê prosseguiu pela
Europa. Apesar do sucesso da turnê, os shows acabaram saindo custosos, em parte devido à falta de experiência da banda no assunto, que quase levaram a Ralph Records à
falência. Direitos de
merchandising foram vendidos para terceiros para arrecadar fundos para a turnê, o que acabou fazendo eles perderem suas partes nos lucros nas vendas de pôsteres e camisetas. Foi nessa época também que John Kennedy e Jay Clem deixaram a Cryptic Corporation. Clem era quem mantinha contatos com pessoal do ramo musical, e, além dos Residents perderem esse auxílio, também perderam sua residência, que era de propriedade de Clem. Durante a turnê, outros problemas: brigas constantes com a equipe técnica e Jillette em um hospital na Espanha devido a um problema gástrico. No término do show na Inglaterra, eles voltaram para São Francisco jurando nunca mais fazer shows.
Os dois membros restantes da Cryptic Corporation, Homer Flynn e Hardy Fox, tentaram restauram a situação financeira, e convenceram a banda a fazer um último show da turnê Mole Show em um festival em
Washington. Outras tentativas de amenizar a situação monetária foram o lançamento de uma coletânea,
Residue Of The Residents, e as vendas de muitos objetos, roupas e gravações raras e/ou incompletas, como a colaboração com Renaldo And The Load,
Title In Limbo, iniciado dois anos atrás, completado e lançado, obtendo algum sucesso.
Tendo melhorado a situação, eles se dedicaram a um novo projeto,
The American Composers Series, que seria feito nos últimos dezesseis anos do
século 20 (
1984 -
2000) e lançado em
2001, constituída por composições de vinte compositores do século. O primeiro disco lançado foi
George and James, contendo músicas de
George Gershwin e
James Brown, em março de
1984, junto com um
single, "This Is A Man's Man's Man's World" (música de James Brown). Financiados pela Warner Bros., os Residents dirigiram um vídeo promocional para o single, apresentando técnicas de animação computadoriza inovadoras para a época. Também foi lançado um vídeo do
Mole Show, contendo, além do show em si, uma versão restaurada e editada do filme
Vileness Fats. No mesmo perído, a trilha sonora do filme foi lançada sob o título de
Whatever Happened To Vileness Fats.
Em
1985, os Residents lançaram uma sequência da trilogia
Moles,
The Big Bubble, sendo que a parte 3 ainda não havia sido lançada. A capa trazia uma foto com quatro homens, aparentado serem os Residents sem máscaras, mas foi revelado mais tarde que eram apenas atores. O quarteto estava, na verdade, representado a banda fictícia
The Big Bubble, que, de acordo com as informações no encarte, ficou famosa após o término da guerra de
Mark Of The Mole. O disco incomodou alguns fãs, por soar experimental e confuso demais.
Voltando atrás na sua promessa, no final de
1985 a banda decidiu comemorar seu aniversário de 13 anos nos palcos, sob influência da
Wave, a gravadora dos Residents no
Japão. Realizados incialmente em
Tokio e
Kyoto, os shows eram bem mais modestos e ecônomicos do que as apresentações do
Mole Show, com iluminações simples, algumas poucas dançarinas e, como única decoração,
girafas infláveis. Trazendo Snakefinger na guitarra, os shows apresentavam um
set-list escolhido especialmente para comemorar a carreira da banda até aquele ponto. O sucesso desse turnê japonesa provou que apresentações ao vivo eram viáveis e benéficas, algo que só se comprovou quando a banda seguiu com a turnê
13th Anniversaru Show para a
América,
Austrália,
Nova Zelândia e
Europa. Com a ajuda do merchadising da
Cryptic Corporation, os Residents conseguiram recompensação financeira, bem como sucesso de crítica. Vários discos ao vivo foram lançados a partir dessa turnê.
Nos bastidores de um show no
Natal de
1986, a mascára do olho vermelho foi roubada, e foi substituída por uma máscara de
caveira negra. A máscara foi devolvida por um fã que descobriu aonde o ladrão morava e a roubou ade volta. A máscara não foi mais usada, por ser agora considerada "impura" e que agora não era nada mais do que uma casca vazia sem alma.
Em
1987, a banda se concentrou em fazer
trilhas sonoras para programas de
televisão, usando, basicamente, tecnologia
MIDI. Eles trabalharam em
Pee-Wee's Funhouse e em várias vinhetas da MTV. Foi neste mesmo ano que Snakefinger viria a faceler de um
ataque cardíaco após um show na
Austria com sua banda,
Vestal Virgins, em
1 de julho, mesmo dia do lançamento de seu single
There's No Justice In Life. Os Residents não puderam comparecer ao funeral do amigo, mas tocaram em sua homenagem
Snakey Wake.
Em novembro de
1987, a banda tocou uma nova música,
Buckaroo Blues, em uma festa da
Torso Records, em
Amsterdã. Em abril de
1988, a banda fez uma versão estendida da música, com coreografia, para a televisão
alemã. 88 também foi o ano do lançamento de
God In Three Persons, disco gravado ainda com Snakefinger. É um
álbum conceitual com uma história perturbadora, sobre um empresário de dois gemêos siameses. Como houve critícas sobre a narração do disco atrapalhar a audição da música, a banda lançou uma versão instrumental do mesmo, disponível somente em
vinil. O projeto rendeu dois
singles,
Doubleshot e
Holy Kiss of Flesh.
No mesmo ano a banda compôs
Black Barry e
The Baby King que, junto com
Buckaroo Blues, fariam parte do show
Cube E: A History of American Music In 3 E-Z Pieces, uma apresentação conceitual baseada na história da música americana. A turnê durou dois anos, passando pela América e pela Europa. Desta vez, a banda retornou às luzes e cenários extravagantes. O disfarce A turnê foi, novamente, um sucesso artístico, comercial e de crítica. Nenhum show foi filmado, mas foi lançado um disco ao vivo da turnê,
Cube-E. A música
Baby King faria parte do disco
The King and Eye, ao lado de vários versões de músicas de
Elvis Presley.
Após o término da turnê, os Residents passaram por uma nova crise financeira, perdendo controle da Ralph Records, retomando-a em
1992.
Os anos 90
O primeiro lançamento do grupo na
década de 90 foi o single de
Don't Be Cruel, do álbum
King and Eye, e também foi criado um vídeo para a música. A turnê Cube E prosseguiu até o final de
1990. A tensão e o sentimento de isolamento que a banda sentiu durante a turnê rendeu o disco
Freak Show, lançado em maio de
1991, demonstrando grande avanço nas habilidades com computadores. Freak Show ganhou um vídeo promocional feito em computação gráfica por
Jim Ludtke. O novo conceito rendeu um
CD-ROM homônimo, uma espécie de livro animado, que elevou consideravelmente sua popularidade, além de um show na
República Tcheca.
Vários projetos foram declarados como abandonados nessa época: a série
American Composers e uma
ópera baseada em
Eskimo. Vários projetos que foram feitos por computação pelo artista
Ron Davis, que também trabalhou com eles na turnê Cube E, também foram deixado de lado. Algumas das músicas desses projetos foram utilizadas em projetos posteriores. Até o presente momento, as músicas criadas para os filmes animados da MTV
Slow Bob In The Lower Dimensions e
The Adventures of Thomas and Nardo, ainda não foi lançada oficialmente.
Um novo vídeo foi lançado,
The Eyes Scream. No mesmo perído, em novembro de
1991, os Residents fizeram uma aparição em uma recepção no
Fairmont Hotel em
San Jose, programada pela empresa de computadores japonesa
NEC, aonde eles tocaram meia-hora de músicas do Freak Show em companhia com
Laurie Mat. A gravação do show foi editada naquele instante para demonstrar as possibilidades dos aparelhos da NEC. O show editado ficou conhecido como
Ty's Freak Show, e iria aparecer como faixa bonus no
laserdisc Twenty Twisted Questions, lançado em
1992 ao lado do álbum
Our Finest Flowers, dois propulsores para um novo show de aniversário, desta vez comemorando os 20 anos da banda. Para a ocasião, Homer Flynn abriu uma exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York chamado
Hissing and Kissing the Wind, aonde foi contada a história dos 20 anos de existência da banda, através de partes dos cenários, roupas e vídeos.
Em
1998, foi lançado
Wormwood, baseado em passagens da
Biblía, que foi seguido por uma turnê.
Os anos 2000
No verão de
2006, a banda lançou via Internet uma mini-série de cinco episódios chamada
River of Crime, também nome de um álbum, o primeiro projeto com o selo Cordless da Warner Music Group. Seguindo o sucesso de River of Crime, os Residents lançaram uma série semanal chamada
Timmy, estrelando o garoto do CD-ROM
Bad Day on the Midway, exibida no
YouTube.
Discografia