21 de julho de 2011

Foo Fighters Back And Forth - 2011

Uma retrospectiva dos 16 anos de história da banda. Abrange desde as primeiras gravações, feitas em uma fita demo por Dave Grohl ainda na época do Nirvana, até a conquista do Grammy, os discos multiplatina, os shows em estádios e a consagração como uma das maiores bandas de rock do planeta. Com participação de todos os membros e ex-membros da banda, produtores e amigos como Krist Novoselic com direção de James Moll.

Hell Thrash War - Necronomicon Beast

E olha a Morbid Tales Records chegando com um relançamento de peso! O Necronomicon Beast é natural de Jundiaí (SP) e começou suas atividades em 1999 como um infernal power trio – mas que rapidamente foi reduzido a um duo – onde Hellbanger666 (voz e bateria) e Sgt. D´Mound (guitarra) estrearam em 2004 com este “Hell Thrash War”, que saiu somente no formato vinil pelo selo alemão Iron Bonehead Productions.

Possessed to the Circle Pit - Possuído Pelo Cão

O POSSUÍDO PELO CÃO (PxPxCx) é uma parceria oriunda de Brasília entre membros da banda VIOLATOR, D.F.C e TERROR REVOLUCIONÁRIO que veio com uma proposta thrash/crossover para abrir circle pits para mais de quarteirão, inspirada nas bandas oitentistas clássicas do estilo. Lançado em 2008, esse é o primeiro e único trabalho da banda/projeto registrado até então, e também colocou o nome da banda em evidência no underground.

Time to Rise - Woslom

Em tempos de Big 4 pra cá e pra lá, é ótimo perceber que o legado das quatro grandes bandas do thrash metal norte-americano – e mundial, vamos combinar – não se resume somente a uma turnê conjunta. Ele vai muito além, e está em todo o mundo. Um exemplo disso é a ótima estreia do grupo paulista Woslom. Lançado em 2010, "Time to Rise" bebe direto na sonoridade característica da Bay Area e vem carregado com grandes doses daquilo que de melhor o Metallica e o Megadeth fizeram em seus primeiros anos.

Cerná Krev / Sangue Negro - Maniac Butcher

Aqui, uma aula tcheca de como se faz black metal “real”. A lendária dupla Barbarud Hrom (vocal) e Vlad Blasphemer (todos os instrumentos), que compõe a banda, soltou há 13 anos um dos mais respeitados trabalhos do estilo, e o selo Mega Therion Records fez uma coisa bem interessante ao lançar esse álbum no Brasil: traduziu para o português os títulos intermináveis das músicas, algumas letras e o próprio nome do CD. Iniciativa ousada e muito bem-vinda!

Onslaught - Lazarus A.D.

Como é legal escutar um CD de uma banda até então desconhecida, e logo após a primeira audição, já se tornar fã da mesma. E acredito que essa será a situação de todos que ouvirem esse primeiro petardo destes americanos do LAZARUS A.D., uma das melhores bandas da nova safra de thrash metal que vem se espalhando mundo afora.

Infected Nations - Evile

Tida como uma das bandas que fazem um 'revival' do Thrash Metal praticado nos anos 80 e início de 90, a banda inglesa de Huddersfield tem em seu 2° álbum um direcionamento um pouco diferente do 'debut' álbum, com músicas mais densas e com andamento mais cadenciado.

Ten Thousand Fists - Disturbed

Sabe aquele álbum que você nunca cansa de escutar? Aquele que nunca vai ficar com um som ultrapassado com o passar dos anos? Pois bem, esse é o Ten Thousand Fists.
Pode-se dizer que este foi o álbum que mudou o estilo do Disturbed: Algumas músicas apresentam solos de guitarra, existe uma melhor harmonia entre as partes pesadas e as melódicas, riffs mais bem trabalhados, bateria mais rítmica e o baixo com uma pegada bem mais forte se comparado aos trabalhos anteriores da banda. Isso é claro, sem esquecer da voz incrível do David Draiman, que parece ficar melhor a cada álbum. E não houve apenas uma mudança namúsica,mas também na banda, com a saída de Steve Kmak, o grupo colocou outro baixista em seu lugar, o John Moyer.

Blemished Redemption - Mental Horror

Há cinco anos o Brasil e o mundo conheciam um dos melhores álbuns de brutal death metal já produzidos. E para a nossa sorte, esse grupo é daqui mesmo! Sim, estamos falando da perfeição sonora chamada “Blemished Redemption”, dos gaúchos da Mental Horror, que já antecipo, recebe nota máxima aqui na resenha.

Khaos Legions - Arch Enemy

Liberar inúmeros trabalhos de impacto que ajudaram a modelar todo um cenário musical e contar com uma base de fãs que somente parece aumentar são os frutos de muita dedicação em uma trajetória que já ultrapassou a marca dos 15 anos para o Arch Enemy. Mas, até quando uma banda consegue manter este ritmo tão positivo?

Road Salt One - Pain Of Salvation

Para muitos, Daniel Gildenlow pode ser apontado como um dos melhores compositores do rock/metal progressivo contemporâneo. Não por acaso que o músico sueco conquistou esse rótulo. O currículo do PAIN OF SALVATION, verdadeiramente consistente desde que produziu o álbum “The Perfect Element” (2000), possui uma riqueza incomparável de referências que encontrou provavelmente o seu ápice em “Road Salt One”. As influências dos anos 70 deram um novo e interessantíssimo contorno às particularidades sonoras da banda.

Equilíbrio - Kuartah

Já faz algum tempo que tenho em mãos “Equilíbrio”, álbum de estreia da banda paulista KUARTAH, lançado no final do ano passado. Desde então ouvi diversas vezes o disco tentando chegar a uma conclusão sobre como definir o som da banda. E para minha surpresa não consegui. Em determinados casos isso poderia ser falta de identidade do grupo, mas nesse caso é justamente o contrário, o grupo criou sua própria identidade, realizando uma mistura única de Metal, Hard Rock e Pop Rock com letras em português. O resultado é deveras agradável e satisfatório.

Beat Club - Iron Maiden

O ano é 1981; a cidade é Bremen; e, o país é a Alemanha. Havia (não sei se ainda existe) um programa de TV chamado Beat Club, aonde ícones da música faziam suas apresentações e eram exibidas em rede nacional. Bandas como o Focus, o Deep Purple, o Heart, o UFO e outros grandes do Rock 70’s e 80’s já passaram pelos palcos do citado programa.

Sonisphere UK (Knebworth, 08-10/07/2011)

Por: Stefanie Chasseraux, para o LoKaos Rock Show
Pra falar sobre o ‘Sonisphere Festival’, eu preciso primeiro contar um pouco do que é esse imenso festival que acontece em vários países da Europa e que eu tive o prazer de assistir esse ano no UK. A idéia do festival veio quando Stuart Galbraith trabalhava para a Live Nation, os organizadores do ‘Download Festival’. O plano era realizar uma série de eventos, quase que simultâneos, em alguns países da Europa entre junho e agosto. Mas, o tal evento não aconteceu até que Galbraith deixou a Live Nation para juntar-se à Kilimanjaro Live, empresa que realiza o festival.

Makinária Rock (São Paulo, 08/07/11)

A banda subiu ao palco pontualmente às 00:20hrs com a casa recebendo um bom número de rockers apesar do frio ‘infernal’ de São Paulo, e mandou de cara a música ‘Cansado’. Na sequência sem deixar o peso e a pegada de lado mandaram ‘Não Quero Saber’, ambas faixas do CD autointitulado lançado em 2010 pela Voice Music/Die Fight Records.

Roça n Roll (Varginha, MG, 23-25/07/2011)

Os dias 23, 24 e 25 de junho não foram os mesmos de sempre em Varginha, Minas Gerais. Nas ruas da calma cidade durante essa semana, um número maior de headbangers, devidamente colorindo o lugar com o preto de suas roupas, demonstrava que mais uma vez chegava a hora para o Roça N Roll, já tradicional festival de metal nacional – talvez um dos maiores em termos de estrutura e qualidade – que desta vez celebrava a 13ª edição do evento com algumas inovações: além de agora serem três dias de puro rock e metal, a estrutura de camping e a presença de um nome internacional de peso vieram para fazer diferença!