10. "Temple of the Dog" - TEMPLE OF THE DOG
9. "Badmotorfinger" - SOUNDGARDEN
Após dois álbuns modestamente lançados nos anos 80, o Soundgarden decolou com "Badmotorfinger", no calcanhar do movimento grunge no início dos anos 90. O álbum, alimentado pelo grande vocal de Chris Cornell e as ótimas guitarras de Kim Thayil, são as principais características da banda, com destaque para a música "Rusty Cage" e o single "Outshined". A banda foi desfeita em 1997, mas se reuniram novamente no ano passado.
8. "No More Tears" - OZZY OSBOURNE
Mesmo com as atenções do rock votadas para Seattle, na época, Ozzy Osbourne ainda foi capaz de deixar sua marca com o álbum de 1991, "No More Tears". O guitarrista de Ozzy, na época Zakk Wylde, co-escreveu a música, enquanto Lemmy Kilmister do Motörhead contribuiu com letras em quatro músicas. Destaques do álbum incluem a faixa-título e a clássica "Mama, I'm Coming Home".
7. "Out of Time" - R.E.M.
O R.E.M. saiu da faculdade direto para o sucesso, "Out of Time" é um exemplo disso, graças ao seu hit, o single "Losing My Religion". A música disparou para a primeira posição no hanking da Billboard Modern e Mainstream Rock, e foi um dos video-clipes mais trasnitidos pela MTV. Mas com certeza a música mais inesquecível do R.E.M., é a grudenta "Shiny Happy People".
6. "Blood Sugar Sex Magik" - RED HOT CHILI PEPPERS
"Blood Sugar Sex Magik" ajudou a impulsionar o Red Hot Chili Peppers entre os artistas de funk-rock para todo o mundo. O disco apresenta os hits "Give It Away" e "Suck My Kiss", de quebra seguidos por "Under the Bridge". A subseqüente popularidade da banda foi demais para o guitarrista John Frusciante, que deixou a banda em 1992, antes de voltar em 1998, abandonando o posto novamente em 2009, sendo substituído por Josh Klinghoffe.
5. "Use Your Illusion I' e 'II" - GUNS N´ROSES
Com Matt Sorum substituindo Steven Adler na bateria e a adição do tecladista Dizzy Reed, o Guns N 'Roses explorou os sons mais melódicos em dois dos melhores álbuns de 1991, os álbuns lançado simultaneamente "Use Your Illusion I e II". Axl Rose e companhia despejaram baladas como "Don't Cry", "November Rain" e "Estranged", sendo essas os maiores sucessos dos discos.
4. "Ten" - PEARL JAM
O disco de estréia do Pearl Jam, "Ten", obteve pouca admiração quando foi lançado em 1991. Mas, com canções como "Alive", "Even Flow" e "Jeremy", o sucesso do álbum não poderia ser negado. O disco estourou em 92, e a banda se tornou uma potência em turnês. O título do álbum foi inspirado no número da camisa do jogador da NBA Mookie Blaylock.
3. "Achtung Baby" - U2
Depois de dominar os anos 80 com os épicos "War" e "The Joshua Tree", os irlandeses do U2 deram uma guinada dramática em seu álbum de 1991, "Achtung Baby". A banda introduziu batidas dance e música eletrônica ao seu som com músicas como "The Fly" e "Mysterious Ways". Mas é "One" a linda balada que se tornou a principal canção do disco, onde a música se tournou obrigatória nos shows da banda.
2. "Metallica" (The Black Album) - METALLICA
Até a chegada dos anos 90, o Metallica já era consierado o rei da cena thrash-metal. Com o "The Black Album", a banda ser tornou definitivamente uma das mais importantes do rock. A combinação de heavy-metal com riffs melódicos como em "Enter Sandman", "Nothing Else Matters" e "Sad But True", ajudaram a vender 15 milhões de cópias nos Estados Unidos.
1. "Nevermind" - NIRVANA
"Nevermind" não é apenas um disco de 1991, é o álbum mais influente da década. Numa época em que as boy bands dominavam as rádios, Kurt Cobain e companhia mudaram a cara da música. Com hinos como "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are" e "Lithium", o disco tomou o mundo como uma tempestade e começou uma revolução musical na indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário