21 de julho de 2011

Ragnarock: entrevista com o baixista Dezepticunt

Os noruegueses do Ragnarok se preparam para mais uma turnê pelo Brasil, desta vez ao lado do Belphegor, que também está de volta ao país após dois anos. A turnê sul-americana desta vez será mais extensa, para alegria dos fãs de Black Metal abrangerá mais estados além dos tradicionais que compõe o circuito São Paulo/Rio de Janeiro.



Até o momento já estão confirmadas as seguintes datas no mês de Setembro: Belém/PA (02/09), Fortaleza/CE (03/09), Salvador/BA (04/09), Curitiba/PR (06/09), Porto Alegre/RS (07/09), Goiânia/GO (08/09), Rio de Janeiro/RJ (09/09), Belo Horizonte/MG (10/09) e São Paulo/SP (11/09). As duas últimas contando também com a participação do Morbid Angel.
O Ragnarok é atualmente formado por Jontho Panthera (Bateria), DezeptiCunt (Baixo), HansFyrste (Vocal) e Bolverk (Guitarra).
Para falar um pouco sobre essa recente turnê dentre outras coisas, o Metal Revolution conversou com obaixista DeceptiCunt, do Ragnarok, sobre suas expectativas e mais algumas coisas como vocês podem conferir na entrevista abaixo.
Metal Revolution - Essa é a segunda vez que você vem ao Brasil, à primeira foi no ano passado, em novembro, onde vocês se apresentaram ao lado do Vader. Quais lembranças você tem da última vez em que esteve aqui?
DezeptiCunt  - Brasil foi ótimo e exótico em muitas formas. É um privilégio para nós podermos tocar longe de casa. Ver os fãs ficarem loucos em um diferente continente nos enche de admiração. Ficamos verdadeiramente honrados pela admiração dos fãs e isso nos deixou mais famintos para voltar esse ano.
MR - A turnê sulamericana deste ano será mais extensa, vocês irão tocar em locais que normalmente as bandas internacionais não tocam como o norte do país, para os fãs de música extrema, esse será um grande presente. Quais suas expectativas para essas apresentações?
DezeptiCunt - Como eu não sou conheço esses lugares, eu realmente não sei o que esperar, mas se eles são apenas tão hard ‘n’ heavy como seus irmãos no Sul, espero que eles fiquem loucos e nos mostrem do que metalheads brasileiros são feitos!
MR - A primeira parte da turnê brasileira será feita pelo Ragnarok e Belphegor, vocês já se conheciam antes de tocarem juntos por aqui? Os dois últimos shows contam com a presença de mais um nome de peso dentro do Black Metal mundial, o Morbid Angel, e o último será no maior festival de música extrema que temos no país, o Setembro Negro. Ansioso para esse que será senão o maior show dessa turnê?
DezeptiCunt - Nós nunca tocamos com Belphegor antes, mas estamos ansiosos para a turnê com eles e juntos temos um grande poder de destruição. As pessoas que forem ao nosso show terão uma sólida dose de Black Metal de ambas as bandas, terá sangue, adoração ao Satan, cerveja e headbanging! E nós também tocaremos uma música nova do novo albúm, então fiquem atentos!
Sobre Setembro Negro, estamos muito ansiosos. É uma verdadeira honra dividir o palco com o Morbid Angel, uma verdadeira lenda do death metal. Eles são a minha banda favorita dentre todos os generos do Heavy Metal e são uma grande inspiração na minha carreira. Recentemente, assisti ao show deles em Copenhague e verei eles novamente no Wacken Festival. Posso assegurar aos fãs brasileiros, vocês tem algo para ficarem ansiosos! “Scream for more, nevermore, nevermoooore!!!”
MR - Apesar da Noruega ser conhecida como o reduto de bandas de Black Metal mundiais, existem muitas que vem de outras partes do mundo. O que você tem ouvido recentemente?
DezeptiCunt - Honestamente, eu não tenho escutado muito black metal. Não existem muitas boas bandas atualmente, mas, por outro lado, ouço diferentes gêneros para ter inspiração. Isso não é dado a músicos Black Metal ouviam só Black Metal. Uma das minhas recentes descobertas é a banda suíça Sybreed. Estou viciado nesses caras. Outras que eu ouço são Opeth, Ulver, DHG (Dødheimsgard), The Faceless, Thule (progrock noruegues).
MR - Você conhece alguma banda brasileira de Black Metal ou de algum outro gênero extremo? Mas você não pode me responder o Nervo Chaos, porque eu sei que vocês estavam juntos em turnê pela Europa no começo deste ano. (risos)
DezeptiCunt - Bem, ninguém que nunca tenha ouvido sobre Sepultura não é intitulado pra chamar a si mesmo de metalhead! Krisiun é também uma que vale ser mencionada, Torture Squad, Sarcófago e Angra. Tenho que admitir que não conheço mais bandas.
MR - Por sinal, como foi à turnê europeia? Como foi a recepção dos fãs por lá? Sabendo que o Ragnarok ainda trabalha com seu último cd, Collectors Of The King.
DezeptiCunt - A turnê europeia com Nervo Chaos foi ótima! Foi uma turnê exaustiva, sem folgas, 31 dias seguidos. Não tivemos grandes problemas, exceto um cancelamento na Bélgica. Quando tocamos todos os dias, nós não esperamos lugares cheios às segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras são sempre difícieis, mas ainda tiveram sempre algumas pessoas assistindo. Nossa impressão é que o público ficou muito satisfeito e esperando pelo nosso retorno no próximo ano.
MR - Falando em Collectors Of The King, último e mais recente trabalho de vocês em estúdio, que foi lançado em 2009. Como anda o processo de composição? Já existem algumas músicas finalizadas?
DezeptiCunt - A turnê sulamericana será nossa última com esse álbum. Se queremos estar no topo, precisamos lançar um álbum novo e continuar excursionando. Nós já temos prontos os esboços desse novo álbum e já começamos a ensaiar algumas novas músicas. O processo é muito simples: o guitarrista traz a ideia e trabalha com o baterista para fazer a música mais completa. Então, eu me junto para ensaiar e nós fazemos alguns ajustes finais. Os vocais serão arranjados bem no final do processo e ajustes menores serão feitos durante as gravações no estúdio.
MR - Nós podemos esperar por algo semelhante ao Collectors Of The King, ou mais pesado, levando em consideração que o line up permanece o mesmo?
DezeptiCunt - O line up tem mudado desde a última gravação e o som será levemente diferente. O novo álbum ainda soará como Ragnarok, mas nós teremos uma abordagem diferente dessa vez. É ainda um pouco cedo para dizer como será desde que nós estamos no começo do processo, mas nós temos pegado influencias dos álbuns anteriores. Como isso ficará, será uma surpresa para os fãs.
MR - Há previsão para o lançamento desse sétimo álbum do Ragnarok?
DezeptiCunt - Nós esperamos lançar o novo álbum no começo de 2012.
MR - Ainda falando sobre o processo de composição. Normalmente quem se encarrega disso dentro da banda? Todos contribuem ou já existe uma pré-divisão?
DezeptiCunt - Como eu mencionei, o guitarrista é o principal compositor. Eu tenho minhas idéias, mas eu estou mais dentro dos arranjos musicais e dos vocais. Depois fazendo os arranjos, a música ganha forma com a bateria e acertos durante o ensaio. De um modo, nós fazemos as músicas juntos.
MR - Eu sei que você tem outros projetos paralelos além do Ragnarok como banda principal. Eu gostaria que você falasse um pouco sobre essas outras bandas, em especial a Nebular Mystic, a qual você tem se dedicado mais ultimamente.
DezeptiCunt - Está certo, eu tenho muitas bandas realmente (risos)! Você está certa sobre Nebular Mystic. Nós temos passado por alguns problemas com o lineup e nós tínhamos um show no primeiro final de semana de Julho. Então, para fazê-lo, contratamos o baterista da Nocturnal Breed para esse show. Além disso, estamos escrevendo novas músicas e tentando achar um baterista novo para se juntar a banda.
Eu também tenho outras bandas que estão paradas esses dias. O guitarrista da minha banda de progmetal Fragment machucou o braço no meio da gravação do nosso primeiro álbum. Merdas acontecem, então precisamos esperar ele ficar melhor. Vidsyn é uma outra banda que estou tocando, nós trabalharemos com novas músicas e gravaremos no final desse ano, eu espero. O mesmo com Quadrivium, durante outono/inverno o álbum será gravado. Existem mais alguns projetos nos quais eu estou trabalhando e minha banda tributo do Iron Maiden é algo que eu vou precisar de mais tempo.
MR - Para encerrar eu gostaria de agradecer você e pedir para que deixe um recado para os fãs brasileiros, que logo mais poderão conferir o Ragnarok no palco.
DezeptiCunt - Seja verdadeiro com você mesmo, coloque seus demônios para fora e o mundo é seu. Mantenha o fogo aceso.
Entrevista realizada por Juliana Lorencini para o Portal Metal Revolution. Agradecimento a Costábile Salzano Junior (The Ultimate Music) pela revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário