6 de dezembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 06/12



Show dos Rolling Stones acaba em tragédia


[06/12/1969] Há 40 anos

Os Rolling Stones tocam de graça para 300 mil pessoas, em Altamont, na Califórnia. Entre os convidados estão Jefferson Airplane, Santana e Crosby, Stills, Nash & Young. O que era para ser um show tranquilo vira um desastre quando quatro pessoas morrem. Uma delas é assassinada por um Hell's Angel que tinha sido contratado como segurança do evento. O caso foi filmado e incluído no documentário "Gimme Shelter", lançado exatamente um ano depois.


Sid Vicious arruma briga feia em Nova York


[06/12/1978] Há 31 anos

Acusado de matar a namorada, Nancy Spungen, o baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, é solto sob fiança do presídio de Riker's Island, em Nova York, mas não demonstra bom comportamento em liberdade. Dentro de um bar local, chamado Hurrah, ele discutiu com o irmão da cantora Patti Smith, Todd, e deu uma garrafada no rosto do sujeito.


O AC/DC conquista os Estados Unidos


[06/12/1979] Há 30 anos

Graças ao álbum "Highway To Hell", o AC/DC marca presença na parada, ganha disco de ouro e, finalmente, conquista o público norte-americano. Na época, o grupo excursionou pela Europa e registrou uma parte da turnê, em Paris, na França (mais tarde, este material foi lançado em vídeo sob o nome de "Let There Be Rock Live"). Infelizmente, "Highway To Hell" foi o último álbum com o vocalista Bon Scott, que morreria dois meses depois.


Roy Orbison morre aos 52 anos


[06/12/1988] Há 21 anos

Depois de sofrer um ataque cardíaco no banheiro da casa de sua mãe, o cantor Roy Orbison é levado para o Hospital Hendersonville, em Madison, no Tennessee, onde morre às 23h54. Na época, ele estava passando por uma das melhores fases de sua carreira, dividindo o tempo entre sua carreira solo e o grupo Traveling Wilburys, composto por Bob Dylan, George Harrison, Tom Petty e Jeff Lynne.


O Grateful Dead encerra a carreira


[06/12/1995] Há 14 anos

Os membros do Grateful Dead dissolvem a banda depois da morte de Jerry Garcia, emitindo o seguinte comunicado à imprensa: "Após quatro meses de consideração e respeito, os integrantes remanescentes do Grateful Dead se encontraram ontem e chegaram a conclusão de que a maravilhosa 'longa e estranha viagem' conhecida como Grateful Dead chegou ao fim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário