3 de fevereiro de 2011

Fabio Massari: "Rock raro e colecionável"


Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confiraabaixo alguns trechos.
"Nas notas de apresentação do seu recém-lançado livro Rock Raro, o colecionador de discos paulistano Wagner Xavier explica, de maneira algo enfática, que se trata da realização de um sonho – um trabalho de fã sem grandes pretensões jornalísticas, pelo menos não formalmente. Da paixão pelo colecionismo dos bolachões e pelas leituras de títulos que tratam de certos setores dos “bons sons”, veio o impulso para a publicação dessa espécie bem particular de catálogo discográfico viajante – subtítulo O maravilhoso e desconhecido mundo do rock, lançamento da editora carioca Livre Expressão, 387 pgs.
Concentrando as atenções no que o autor chama de “período de ouro” do rock, aproximadamente do meio dos 60 ao meio dos 70 (folk, psych, prog e hard rock), o livro destaca a produção discográfica (internacional) mais obscura desse período – procura ir além dos já muito conhecidos e celebrados Led Zeppelin, Stones e Hendrix, por exemplo. A partir de uma seleção inicial de 500 títulos, o colecionador baseado em Joinville (mais o parceiro co-autor João Carlos “Jã” Roberto) chegou à marca de 352 bandas/discos para abordar e discutir nesse que é, aparentemente, apenas o primeiro volume de umprojeto maior.
Do progressivo italiano, safra 73 da banda Acqua Fragile, ao hardão classudo do Zephyr, safra 70 do lendário Tommy Bolin, uma visita divertida e bem interessante à coleção de discos do autor, num formato que segue caprichosamente seus desejos como leitor: o que ele sempre quis ler foi algo assim, um livro sobre discos obscuros/raros, com capas e encartes e fichas técnicas e, o principal, comentários sobre esses registros – impressionistas, subjetivos, pouco importa; vale a conversa animada, a troca de ideias entusiasmada sobre esse universo tão saboroso e que parece oferecer tantas opções temáticas inerentes, possíveis."
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário