Fonte:Janaina Oliveira, Whiplash
O infográfico tem como intenção abordar os estilos de rock que mais se destacaram na história, enquanto movimentos sociais e/ou artísticos, originalidade e influência na cena, tendo suas características posteriormente refletidas em outras bandas ou estilos.
Os anos 2000 também ficaram de fora, porque acredito que os estilos surgidos nesta década ainda não se consolidaram o bastante para entrarem numa possível história do rock... Só dando tempo ao tempo para ver o que realmente vai ficar! (Lembrando que isso é uma opinião minha! Nada além de uma crença pessoal!)
Temos que lembrar que apesar do preto estar intimamente associado ao rock e seus seguidores, nem todos os estilos, pra falar bem a verdade a grande maioria, fazem uso do preto... um exemplo é a fase “primórdios” do rock, onde a cor ainda não carregava todo o significado que nós damos a ela quando falamos de rock. Mais pra frente também temos o glam, outro exemplo, entre outros...
Não estão faltando vertentes do estilo?
Sobre o que se trata o infográfico?
Por que os anos anteriores a 1950 e posteriores a 1990 estão sem destaque?
Porque, antes da década de 50, há apenas os estilos que antecederam o rock, ainda em transformação, e somente nesta década o rock (inicialmente o rock’n’roll) iria ser reconhecido como nascido, com sua própria cara e personalidade... Portanto, o que há nas décadas anteriores são os estilos como boogie woogie, rythm and blues, country and western, blues, hally gally, swing, twist e outros, que deram sua contribuição para o bom e velho rock, mas ainda não eram “o” rock...
Por que um infográfico que trata de rock é tão “colorido” assim?
Sim. Mas lembro, mais uma vez, que aqui foram levados em conta apenas os estilos “principais” (leia-se: aqueles que deram origem a todos os outros... ou à maioria deles), simplesmente porque é impossível englobar todos os estilos num só infográfico.
Por que o infográfico não faz referência a nenhuma banda em nenhuma das vertentes?
Optei por não citar bandas, porque o risco de cometer erros ou deixar alguma importante pra algum movimento de fora é grande...
Frequentemente, vê-se por aí pessoas citando bandas como sendo de estilos que não tem nada a ver com a realidade delas (um exemplo claro: NIRVANA sendo citada como exemplo de punk... pode?!). Mas o pior mesmo é tentar enquadrar bandas inclassificáveis em um único estilo, o que é um grande equívoco...
Pra compensar essa ausência de nomes, fiz uma brincadeira com o background, pra quem curte cada um desses estilos tentar achar ou reconhecer as bandas que influenciaram cada época!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUDDAS, Michael J.; OHMAN, Marion M. Rock recall: annotated readings in American popular music from the emergence of rock and roll to the demise of the Woodstock Nation. Ginn Press. Needham Heights, MA, 1993.
CHACON, Paulo. O que é rock. Nova Cultural/Brasiliense. São Paulo, 1985.
COHEN, Sara. Rock culture in Liverpool: popular music in the Making. Clarendon Press. Oxford, 2001.
CORREA, Tupã Gomes. Rock nos passos da moda: mídia, consumo x mercado cultural. Papirus. Campinas, 1989.
MUGGIATI, Roberto. Rock: de Elvis a Beatlemania (1954-1966). Brasiliense. São Paulo, 1985.
MUGGIATI, Roberto. Rock, o Grito e o Mito: A música pop como forma de comunicação e contracultura. 3ª edição. Vozes. Petrópolis, 1981.
ORLANDINE, Olívia. A arte da subversão: uma análise dos processos comunicacionais e objetos culturais da contracultura. (Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.
PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. 8ª edição. Brasiliense. São Paulo, 1988.
SIRIUS, R. U. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Ediouro. Rio de Janeiro, 2007.
TAVARES, Carlos A. P. O que são comunidades alternativas. Nova Cultural/Brasiliense. São Paulo, 1985.
TURRA NETO, Nécio. Enterrado vivo: identidade punk e território em Londrina. UNESP. São Paulo, 2004.
Fonte:Janaina Oliveira, Whiplash
Fonte:Janaina Oliveira, Whiplash
oie gente! eu sou a autora deste infográfico, originalmente publicado no Whiplash!
ResponderExcluirsintam-se a vontade para utilizar e divulgarem este trabalho como quiserem, pois precisamos alimentar o movimento rock!
posso só pedir uma coisinha pra vcs? por favor, citem a autoria e a fonte de onde retiraram a matéria... (Janaina Oliveira, Whiplash)^^
um grande abração a todos!
Long Live Rock'n'Roll!!!
Opa Janaina....desculpe pela falta da fonte....temos muitos post antigos que não tinha mesmo a fonte....!Agradeço por nos deixar divulgar seu trabalho....!
ResponderExcluir