12 de janeiro de 2011

Diatort: Retorno com força total!

Fundada em 1993, na cidade mineira de Passos, a banda DIATORT é um dos nomes do alavancado movimento Death/Thrash de Minas Gerais do princípio da década passada e hoje estão na ativa novamente, prometendo lançamentos, shows e um som cru e direto, calcado nas grandes bandas oitentistas do estilo. O guitarrista e vocalista André veio até nós para nos contar tudo sobre esses longos anos de estrada.


Pólvora Zine: A banda foi formada há quase 20 anos por você e Alexandre Destructor (bateria). Conte-nos como foi o princípio da banda. Você já havia tocado na banda NECRÓFAGO. Como foi esta experiência? Você já esteve em outras bandas antes?
André: Foi muito pouco tempo, não sei se pela época ou porque passou muito rápido mesmo, mas para mim foi muito importante, pois até então eu não sabia tocar direito. Aprendi a tocar guitarra com Arnald Death Vomit e o NECRÓFAGO foi minha primeira banda.
P.Z: Era você quem compunha as músicas? Elas já existiam ou eram ideias que você iria usar em outra banda?
André: No NECRÓFAGO não, no DIATORT sim, sempre gostei de compor mais do que tocar covers, tenho muitas idéias que posso usar em outros projetos também.
P.Z: Como era e é atualmente a cena do Metal na sua região?
André: A cena antigamente sem sombra de dúvidas já foi melhor, mesmo porque a tecnologia tem seus dois lados, antigamente correspondíamos com quase todas as bandas da cena mineira, SEPULTURA, MUTILATOR, MASTURBATOR, INFRATICIDE, GOD, CORPSE GRINDER. Isto ocorria por carta mesmo, hoje isso se perdeu um pouco por causa da tecnologia, hoje muitos meninos tem acesso a kilos de MP3 e não dão tanto valor em amizades como antes no meio underground.
Flávio: A cena tem estado mais ou menos, muitos largam, outros começam, moramos em cidade de música sertaneja, então sempre é mais difícil manter a cena Metal ativa. Mas tá legal.
Edinho: Antes tinha um movimento forte, hoje já não tem mais, é cada um pro seu canto!!!
P.Z: Através dos anos, o DIATORT ficou parado e retornou a pouco para continuar sua história e gravar suas músicas. Qual foi o principal motivo para o término e atual retorno das atividades?
André: O término foi natural mesmo, trabalho e mudança de cidade, o retorno foi com conversas com Flávio que queria montar uma banda e eu disse que já tinha algumas idéias, daí então ele me falou do Edinho que eu já conhecia, daí conversamos e retomamos o DIATORT.
P.Z: Atualmente a banda é composta por você (guitarra/vocal), Flávio (baixo) e Edinho (bateria). O que houve com Alexandre? Quais contribuições Flávio e Edinho trouxeram para a banda?
André: Alexandre está morando atualmente em SP capital, trabalhando um bocado, tenho tido contatos com ele sempre que posso, mas em relação à banda ficou inviável pela distancia. O Flávio trouxe para banda a energia de sempre, em querer fazer algo para o Metal da cidade e ele faz (ele organiza os festivais aqui) e o Edinho com todo seu talento e vitalidade para tocar o Metal cru e direto.
Flavio: Minha contribuição com a DIATORT é tocar, devido ao fato de que as composições são feitas pelo André ! Ele é o cara!
Edinho: Confiança!!! Trabalho sério.
Imagem
P.Z: Quais são as suas principais influências no Metal?
André: De guitarristas, JIMI HENDRIX, VAN HALEN, STEVIE RAY VAUGHAN, TREY, CHUCK. De bandas, SIMDROME, MORBID ANGEL, DEATH, MOTORHEAD, RAMONES, DARK ANGEL, MASTER, DESTRUCTION, EXUMER, KREATOR, MASSACRE, PESTILENCE, BOLT THROWER, etc. Gosto muito das bandas dos anos 80! Old School!
Flavio: Minhas influências, Megadeth, Slayer (antigo, novo Slayer não está tão legal), MORBID ANGEL, CANNIBAL CORPSE, DEATH, NAPALM DEATH, OVERKILL, DIO, OZZY, BLACK SABBATH, etc.
Edinho: PANTERA, SLAYER, SEPULTURA (antigo), etc.
P.Z: Vocês tem disponível no myspace do DIATORT uma faixa ao vivo intitulada 'Distribuitor of pain', que é um Death/Trash metal bem moldado e agressivo. Originalmente, onde foi gravada esta faixa?
André: Foi gravada aqui em Passos mesmo com outros caras (Apocalipse Vision). Como na época não era tão fácil gravar, acabamos por não gravar outras músicas, mas as idéias delas não morreram.
P.Z: Pelo que sei, vocês estão preparando uma demo com 5 músicas. Para quando ela deve sair? O que podemos esperar ouvir nestas músicas?
André: Sim, estamos com algumas músicas para constituir uma demo, ainda sem previsão de lançamento, mas esperamos nos divertir muito tocando, quando for a hora de lançar, com certeza vamos distribuir para muitos bangers que vão gostar, pois é um som agressivo com a contribuição do melhor de cada um da banda para que o DIATORT possa fazer o seu melhor.
Edinho: Só o ano que vem, estamos terminando o estúdio que montamos, aí é só esperar muita brutalidade!!!
P.Z: Há mais algum registro gravado do DIATORT, fora a música citada anteriormente?
André: Até tínhamos ensaios gravados em fitas k7, mas que se perderam e ficaram somente na memória mesmo.
P.Z: Quais os planos para 2011?
André: Ensaiar bastante para poder participar de alguns festivais e assim que tiver tudo ok, lançarmos a nossa demo.
Edinho: Tocar!!!!
P.Z: Valeu pela entrevista, sucesso pra vocês neste promissor retorno!
André: Nós que agradecemos muito a oportunidade de trocarmos idéia com todos, o pessoal do underground e dizer que é muito importante que esse meio de comunicação se mantenha sempre, pois creio que para quem edita, nós que respondemos e quem acaba lendo é muito importante, é uma cadeia que sempre nos une a um só movimento. Death Thrash Metal!
Mais informações:
Matéria original: Pólvora Zine

Nenhum comentário:

Postar um comentário