27 de novembro de 2010

Comando Nuclear: novo álbum é censurado na fábrica


A banda paulistana Comando Nuclear, que está prestes a lançar seu novo álbum - Guerreiros da Noite - recebeu uma infeliz notícia nessa última segunda-feira. A empresa Fonomídia, responsável pela prensagem do CD, se recusou a cumprir o contrato firmado e efetuar a prensagem, alegando que "faz parte das normas da empresa não fabricar produtos com conteúdo que sugere (sic) a apologia a violência, sacrifícios humanos, e incitação a prática de contravenções". Segue nota oficial da gravadora Face The Abyss Records, responsável pelo lançamento do álbum:
Infelizmente tivemos nesta ultima segunda-feira (22/11) uma desagradável surpresa por parte da Fonomídia, que é uma intermediária do processo de fabricação e prensagem de CDs. A negociação do segundo CD do Comando Nuclear - "Guerreiros da Noite" - já estava totalmente feita, inclusive o contrato e autorizações já estavam assinados de nossa parte, a primeira parcela do valor da prensagem depositado, e as mídias com áudio e design para capa e encarte também já estavam de posse da Fonomídia. Porém, após o envio da última parte da documentação, todo o processo veio por água a baixo: a empresa se recusou a continuar com o processo de fabricação do CD!
A alegação foi, nas próprias palavras da empresa: "faz parte das normas da empresa não fabricar produtos com conteúdo que sugere (sic) a apologia a violência, sacrifícios humanos, e incitação a pratica de contravenções".
De repende, sentimo-nos como se estivessemos em plena ditadura, com boicotes e censura a produçãoartística nacional.
Por certo, algumas letras tratam de violência e até mesmo de morte e sacrifícios, mas não é preciso muito discernimento para saber que como obra artística, os autores abordam os temas no sentido ficcional, apenas imaginando algumas boas histórias para o complemento de sua música.
Óbviamente as pessoas envolvidas na fabricação não tem a obrigação de gostar ou mesmo respeitar as opiniões dos autores, porém se uma empresa se propõe a fabricação de um produto não deveria possuir nenhum tipo de preconceito para com aqueles que desejam contratar seus serviços. Ou ao menos a empresa deveria tornar claras suas "normas" (por assim dizer), logo no ínicio de uma negociação.
A pior parte da notícia mesmo é que o lançamento do CD "Guerreiros da Noite" que deveria acontecer até o fim do ano, só poderá ser feita nos primeiros meses de 2011. Só esperamos que este tipo de pensamento medieval não seja generalizado na indústria nacional, e que consigamos finalmente lançar este tão esperado e maravilhoso trabalho!
Fica aqui também a sugestão a todos que trabalham com o Rock e Metal no Brasil, para que observem quais as empresas que apóiam e quais boicotam o estilo.
Gilson Lange
Face the Abyss'
Versão completa desta matéria: Face The Abyss Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário