27 de novembro de 2010

Álbuns-tributo: homenagem ou uma forma de tirar proveito?


Álbuns-Tributo tornaram-se febre principalmente no meio do rock n' roll / heavy metal há alguns anos. Não precisa procurar muito para deparar-se com alguns deles, e as modalidades são muitas. Existem desde tributos tradicionais - com bandas famosas tocando covers doartista homenageado-, a tributos inusitados como versões em piano de clássicos do rock ou até mesmo versões infantis para músicas do METALLICA (!).
Tal prática mostrou-se uma boa alternativa tanto para selos pequenos - que querem divulgar bandas desconhecidas - quanto para gravadoras maiores, e atualmente é bastante difundida. Existe quem defenda, vendo o lado positivo da prática, e existe quem acha pura perda de tempo.
Um exemplo recente é o caso envolvendo a banda de Heavy Metal MANOWAR. Após a morte do vocalista Ronnie James DIO  o conjunto despertou polêmica por, pouco tempo depois do fato, anunciar a produção de um tributo ao finado vocalista. Tributo este que contaria apenas com bandas pertecentes ao selo (Magic Circle) do próprio líder do MANOWAR - Joey DeMaio. A ex-esposa de DIO demonstrou publicamente sua desaprovação a ideia, inclusive referindo-se como uma mera tentativa de lucro em cima da tragédia do vocalista. A banda defendeu-se e lançou o tributo pouco tempo depois.
Outro caso envolveu o vocalista norueguês Jorn Lande (Masterplan) - que lançou um álbum com covers deDIO, que leva o nome de.... DIO. Este fato fez que muitos acusarem o cantor de "aproveitador", mesmo com o músico deixando claro que era um grande fã de Ronnie e o tributo estava sendo encaminhado há um certo tempo.
Jorn chegou inclusive a participar de shows com o HEAVEN AND HELL como forma de tributo a Ronnie James Dio.
Os tributos são vistos como forma de homenagear um certo artista - muitas vezes influência da banda que faz o cover - ou oferecer alternativas diferentes e curiosas da execução daquela música. O fato é que a produção desenfreada dos mesmos resultou na criação de muitos tributos sem alma, cuja intenção é apenas empurrar algo feito nas coxas. Ou seja, perde-se o conceito básico de homenagear, e o pior: acaba não existindo arte.
Segue abaixo uma lista dos que, em minha opinião, tratam-se de excelentes trabalhos. Como existem muitos, é óbvio que um ou outro ficou de fora. Tentarei separar por modalidade para maior compreensão. Bom deixar claro que não trata-se de um "top" ou algo do tipo, são apenas recomendações postadas de forma aleatórias.
Imagem

A Tribute to The Four Horsemen (2002) [Metallica]
Lançando em 2002 pela Nuclear Blast este é um dos tributos mais conhecidos ao METALLICA. Reunindo nomes como ANTHRAX, DESTRUCTION, IN FLAMES e DARK TRANQUILITY este tributo, apesar de altos e baixos, no geral tem saldo positivo. Sendo bastante recomendado. Em meio a tantos tributos ao METALLICA este continua como um de meus favoritos
Ouça:
DESTRUCTION - Whiplash
ANTHRAX - Phantom Lord
PRIMAL FEAR - Seek and Destroy

Imagem

A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II (1996) [Judas Priest]
A segunda edição desse tributo aos britânicos do Judas Priest consegue ser ainda melhor que o primeiro - que já é bom. O Judas influenciou diversas bandas de heavy metal e é homenageado com dignidade aqui. Dentre os artistas que prestaram homenagem inclui-se desde o power metal doANGRA, Blind Guardian e Iced Earth a bandas mais agressivas como Kreator, Overkill e Forbidden - o que apenas confirma o quão o Judas foi influente para o estilo
Ouça:
ICED EARTH - The Ripper
BLIND GUARDIAN - Beyond The Realms of Death
NEVERMORE - Love Bites

Imagem

Nativity in Black (1994) [Black Sabbath]
Esse é um daqueles tributos tido como essencial pela maioria dos apreciadores desse tipo de trabalho. Nomes de peso como MEGADETH, TYPE O NEGATIVE, SEPULTURA, FAITH NO MORE e o próprio Ozzy Osbourne talvez justifiquem isso. O que importa é que é um ótimo tributo.
Ouça:
SEPULTURA - Symptom of the Universe
BRUCE DICKINSON - Sabbath Bloody Sabbath
FAITH NO MORE - War Pigs (Live)

Confira o resto da lista no link abaixo.
Versão completa desta matéria: Hangover Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário