5 de outubro de 2011

System Of A Down (Chácara do Jockey, São Paulo, 01/10/11)



A abertura da noite ficou à cargo da banda matogrossense MACACO BONG. O power-trio instrumental, que despontou no cenário nacional em 2008 com o álbum 'Artista Igual Pedreiro', tocou durante 35 minutos e foi bem recebido pela galera que os assistia. Formada por Bruno Kayapy (guitarra), Ney Hugo (baixo) e Ynaiã Benthroldo (bateria), a banda injeta ao seu som uma mistura muito interessante - vai desde harmonias tradicionais da música brasileira ao Jazz e Fusion. Aquecimento de alto nível!
Imagem
Pontualmente às 21h30, horário marcado do show, uma enorme bandeira do SYSTEM OF A DOWN  foi erguida no palco. Logo nas primeiras notas de "Prison Song", assim que deram às caras Serj Tankian (vocal), Daron Malakian (guitarra), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria), diversas rodas no meio do público se formaram e daí pra frente a pancadaria comeu solta. A energia passada pelos "armênios" era notável, e a galera retribuía imediatamente. Este clima festeiro e ao mesmo tempo furioso continuou durante "B.Y.O.B" e "Revenga", ambas do álbum 'Mezmerize' (2005).
Imagem
No palco, além dos tapetes persas espalhados pelo chão, o que se viu foi uma banda coesa e de ótimos músicos, provando que o hiato de quatro anos só fez com que evoluíssem mais. Em diversos momentos, Daron e Shavo trocavam de pedestal durante os backing vocals. Atrás, no comando das baquetas, a seriedade, concentração e, principalmente, técnica de John eram tamanhas que chegavam a assustar. Serj também mostrou versatilidade não apenas na alternância das notas vocais, mas também na hora de assumir o violão durante a bela "Question!" e o teclado em "Lonely Day".
Imagem
Dificilmente algum fã saiu decepcionado do show, afinal, assim como ocorreu no México três dias antes, oSYSTEM OF A DOWN tocou 29 músicas em quase duas horas. O público, de quebra, retribuiu cantando todas - tanto os hits quanto os B-sides - além de agitar o tempo inteiro. Esta sintonia saltou aos olhos durante a controversa "Chop Suey!", quando parte da Pista Premium se transformou em um gigante liquidificador humano. Vale lembrar que a canção citada foi banida das rádios americanas em 2001 por conta de sua letra, que, na visão da censura, tinha semelhança com os ataques às torres gêmeas: "Trust in my self righteous suicide" ("Confie em meu suicídio justo"), diz parte do refrão. Também mereceram destaque as aclamadas "Aerials" e "Toxicity", cantadas a plenos pulmões por mais de 25.000 pessoas.
Imagem
A novidade da parte final da apresentação ficou por conta de "Innervision", única faixa de 'Steal This Album' (2002) a ser tocada. Do primeiro registro de estúdio, que leva o nome da banda, estiveram presentes "Mind", "Suíte-Pee", "War?" e "Sugar?" - a última responsável por fechar o show de forma avassaladora.
Imagem
Após a banda ser ovacionada pelo público, John Dolmayan, o cara que não muda o semblante um segundo sequer durante sua performance, protagonizou um momento raro: ao distribuir diversas baquetas e alguns pedaços de bateria, ele (pasme!) sorriu. E foi desta forma, sorrindo, que grande parte do público saiu da Chácara do Jockey após presenciar o ótimo show do SYSTEM OF A DOWN.
Imagem
SYSTEM OF A DOWN em São Paulo
1º de outubro de 2011 - Chácara do Jockey
Set List MACACO BONG
Duração: 35 min.
Guitarra: Bruno Kayapy
Baixo: Ney Hugo
Bateria: Ynaiã Benthroldo
1. Broken Chocobread
2. Otro
3. Amendoin
4. Um G bem Quente
5. Vamosdahmaisuma
Set List SYSTEM OF A DOWN
Duração: 1h45 min.
1. Prison Song
2. Soldier Side (intro)
3. B.Y.O.B
4. Revenga
5. Needles
6. Deer Dance
7. Radio/Video
8. Hypnotize
9. Question!
10. Suggestions
11. Psycho
12. Chop Suey!
13. Lonely Day
14. Bounce
15. Lost In Hollywood
16. Kill Rock N' Roll
17. Forest
18. Science
19. Mind
20. Innervision
21. Holy Mountains
22. Aerials
23. Vicinity Of Obscenity
24. Tentative
25. Cigaro
26. Suite-Pee
27. War?
28. Toxicity
29. Sugar
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário