5 de outubro de 2011

Rapture of the Deep: Tour Edition - Deep Purple

Seis anos após o seu lançamento, "Rapture of the Deep", o último álbum de inéditas do Deep Purple, volta às lojas em uma edição dupla especial. Décimo-oitavo disco de estúdio da lendária banda inglesa, uma das mais importantes e influentes do hard rock e do heavy metal, "Rapture of the Deep" é apenas o segundo trabalho em toda a sua carreira a não contar com o tecladista Jon Lord, substituído em 2002 por Don Airey.





Imagem
O fato é que a entrada do ótimo Steve Morse no posto do genial e temperamental Ritchie Blackmore, somada à adição de Airey, rejuvenesceram o som do Purple, fazendo-o soar mais energético e vibrante. Dessa maneira, "Rapture of the Deep" segue a ótima qualidade apresentada no trabalho anterior, "Bananas" (2003). Don Airey sai da postura de reverência e respeito absoluto ao aposentado Lord e insere a sua personalidade mais incisivamente no som do Purple. O ápice do trabalho é a balada madura “Clearly Quite Absurd”, uma canção que exemplifica, em termos práticos, porque o Deep Purple ainda deve ser ouvido.
A versão especial dupla que chega agora ao mercado brasileiro via Hellion Records foi lançada originalmente em 2006, e traz o sub-título "Tour Edition". O principal atrativo dessa edição turbinada é a faixa “MTV”, bônus em alguns países mas até então inédita aqui no Brasil. Nela, o Purple faz um contundente desabafo sobre como a indústria da música trata atualmente o rock clássico, e cujo exemplo maior ocorre na MTV, outrora uma emissora dedicada integralmente à música mas que hoje vive de reality shows e programas de qualidade duvidosa dirigidos ao público adolescente. O CD bônus traz ainda uma nova versão para a bela “Clearly Quite Absurd”, b-sides e versões ao vivo.
"Rapture of the Deep – Tour Edition" é, sem dúvida alguma, um item de colecionador. O material adicional acrescentado é de grande qualidade, o que, somado às faixas originais do disco, torna esse item um dos mais interessantes álbuns gravados pelo Deep Purple em muitos anos.
Se você ainda não tem, compre já. E, caso você já possua a versão normal do álbum, essa nova edição vale pelo conteúdo e, no caso específico dos colecionadores, por também trazer uma capa diferente da original.
CD 1
Money Talks
Girls Like That
Wrong Man
Rapture of the Deep
Clearly Quite Absurd
Don't Let Go
Back to Back
Kiss Tomorrow Goodbye
MTV
Junkyard Blues
Before Time Began
CD 2
Clearly Quite Absurd (New Version)
Things I Never Said
The Well – Dressed Guitar (Studio Version)
Rapture of the Deep (Live)
Wrong Man (Live)
Highway Star (Live)
Smoke on the Water (Live)
Perfect Strangers (Live)

Nenhum comentário:

Postar um comentário