5 de outubro de 2011

Coverdale - Page - David Coverdale & Jimmy Page



Imagem
‘’Como Assim?’’, você se pergunta ai do outro lado. É simples, durante algum tempo, antes de se fazer o álbum em questão, David Coverdale afirmava que o Led Zeppelin plagiou muitas músicas ao longo da carreira. Essa afirmação feria, não só o pessoal inteiro do Led Zeppelin, mas em especial, um personagem crucial no negócio todo do álbum ‘’Coverdale – Page’’, Jimmy Page.
E assim foi indo até uma linda tarde ensolarada do ano de 1991, há exatos 20 anos, que nosso querido David Coverdale, defensor dos plagiados e dos oprimidos, fora convidado para participar de um trabalho paralelo com Jimmy Page, sim amiguinhos, o mesmo que fora acusado de plágio pelo vocalista.
Negócios são negócios, e não há nada, entre dois monstros do rock, que não possa ser resolvido com um álbum que prometia vendagens exorbitantes, uma bruta turnê e umas garrafas de Jack Daniel’s.
Foi na casa de Jimmy Page que a bagaça toda começou a ser feita. No estúdio caseiro do guitarrista foram feitas algumas jams, que empolgava, cada vez mais, os dois músicos, e por consequência fora assinado um contrato, e o projeto ‘’Coverdale – Page’’ começava. Mas tudo foi feito por baixo dos panos, sem ninguém saber.
Com o álbum feito, o lançaram em 1993, e com os seguintes singles para a promoção do disco: ''Shake My Tree'', "Take Me for a Little While", "Take a Look at Yourself", "Over Now", e ''Pride And Joy''.
Com o álbum lançado, começam-se as turnês. A primeira turnê, e única, foi no Japão, e foi um sucesso total, com sete shows de ótima qualidade. Porém, nada disso bastou, e os convites para outras turnês na Europa e EUA não vieram.
O álbum não teve tanta repercussão como esperado, mas foi o suficiente para atiçar, um certo ciúmes, por parte de Robert Plant, que afirmava que Coverdale o copiava, e colocou um certo apelido ‘’carinhoso’’ no vocalista do Whitesnake, ‘’Coverversion’’.
A pouca repercussão e as apresentações de Coverdale nos shows deixavam os empresários mais incomodados com as vendagens do álbum. Elas eram boas, mas não exorbitantes, como era de se esperar de uma dupla de peso como aquela. E, negócios sendo negócios, não há nada, entre dois monstros do rock que não possa ser desfeito com um álbum sem vendagens exorbitantes, e sem turnês ao redor do mundo.
Com o fim do projeto, os empresários de Jimmy Page não perderam tempo, e fizeram uma parceria entre o guitarrista e seu antigo companheiro de Led Zeppelin, Robert Plant. Parceria essa que rendeu o álbum ‘’No Quarter’’, de 1994, e o de inéditas ‘’Walking Into Clarcksdale’’, de 1997. E David Coverdale voltou, em 1997, com o Whitesnake. Lançando no mesmo ano, dois álbuns, ‘’Restless Heart ‘’, e o acústico ‘’Starkers In Tokyo’’.
Mesmo não durando, a dupla feita por David Coverdale & Jimmy Page, deixou um grande álbum de rock, que apresentam músicas que se destacam na discografia dos dois músicos, como o rock com um belíssimo riif ''Shake My Tree'' (que foi executada em alguns shows de Jimmy Page com o Robert Plant), a balada com uma levada Zeppeliana ''Take Me For A Little While'', a com um refrão grudento do tipo Whitesnake ''Take A Look At Yourself'', o blues forte de ''Don't Leave Me This Way'', e a pesada ''Whisper A Prayer For The Dying'' que encerra o álbum com chave de ouro. Há outras músicas que não foram lançadas com o álbum, mas podem ser ouvidas no youtube, como ‘’Saccharin’’, e ‘’Southern Comfort’’.
Faixas:
1. Shake My Tree
2. Waiting On You
3. Take Me For A Little While
4. Pride And Joy
5. Over Now
6. Feeling Hot
7. Easy Does It
8. Take A Look At Yourself
9. Don't Leave Me This Way
10. Absolution Blues
11. Whisper A Prayer For The Dying

Nenhum comentário:

Postar um comentário