5 de outubro de 2011

Guns N' Roses: "Quando o Axl morrer, não chore"


Publicado originalmente no Rock na Velha.
É engraçado ver a reação das pessoas via microblog Twitter. Haja besteira que se fala! Sim, eu sou um deles, às vezes.
Mas como vi críticas ao show de encerramento do Rock in Rio desse ano sobre o GUNS N' ROSES! Quem reclamou queria o GUNS de antigamente; quem se contentou (assim como eu, claro) sabia das limitações dos novos gunners.
Nem tão novos, afinal. No último disco, o "Chinese Democracy", foram usados mais de 25 músicas pra que as músicas ficassem do 'jeitinho AXL ROSE de ser'. E alguns deles ficaram na banda atual. E outra: para quem falou besteira a noite toda ("Ah, o Guns não é mais Guns! Só tem o Axl no vocal agora..."), o tecladista DIZZY REED dos primórdios dos "Use Your Ullusions" estava lá. E você, pequeno gafanhoto, nem notou sua deixa na bela passagem de "Baba O'Riley", do THE WHO, no meio do show - talvez ocupado demais tuitando que o AXL parecia uma titia de 68 anos.
Tudo bem. Ele está gordo, escroto, chega até a dar certo nojo. (Eu inclusive fiz uma piada - pelo Twitter, ó: "O AXL tá parecendo um táxi". Até porque ele estava em uma capa de chuva amarela, por conta do céu que não dava trégua na Cidade do Rock.) A banda não é a mesma, e não tenta ser, graças a Deus! Oguitarrista DJ ASHBA usa uma cartola e tem umas firulas parecidas com as do excelso SLASH, mas nada mais que referência.
Mas o que você, ex-fã, esperaria de alguém que cheirou a Bolívia, injetou nas veias o Rio São Francisco e fumou a Mata Atlântica até ela quase se extinguir?! No cimo da vitalidade, lá pela aura da companhia de DUFF MckAGAN, SLASH, STEVEN ADLER/MATT SORUM, IZZY STRADLIN/GILBY CLARK, ninguém se perguntava: onde esse cara vai parar?! Será que vai morrer jovem? Ou vai morrer odiado porque tenta levar o nome da maior banda do mundo adiante?
Eu sei. Pareço um fã loucão do GUNS, falando besteira. Mas entenda. AXL é um cara chato, egocêntrico e aquilo tudo. Não é à toa que a banda se separou - e os trabalhos atuais dos gunners são notáveis, a exemplo do VELVET REVOLVER e do LOADED. Mas quantos no meio musical não são assim, chatos, e são, da mesma forma, verdadeiros gênios? Achei o novo CD do GUNS bastante interessante. Bebi duas semanas seguidas ao som dele, afinal, esperei 17 anos por aquele momento.
Com sinceridade, eu até gostei mais desse show do que o do Rock in Rio 2001 - que por si só não valeu, porque o IRON MAIDEN estragou qualquer pretensão do GUNS de fazer o melhor show do evento. Com efeito, vi meu ídolo ruir.
Me lembro de uma camisa que ele usou nas turnês pelo Japão, lá pelos idos de '93. "Kill your idols", com uma foto de Jesus. Nós estamos matando o AXL ROSE. Depois, "don't cry"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário