13 de outubro de 2011

Dystopia - Iced Earth



Imagem
Mas a banda só atingiu o sucesso mesmo após a entrada do vocalista Matt Barlow, no álbum “Burnt Offerings”, de 1995, com um vocal muito potente, aliando vozes graves a agudas com perfeição, combinando perfeitamente com o som da banda. Contudo, após o excelente “Horror Show” e devido aos acontecimentos do fatídico 11 de setembro de 2001, Matt decidiu deixar a banda (quando então foi substituído por Tim Ripper Owens), retornando apenas no final de 2007. E após mais um álbum, e diversos shows ao redor do mundo (incluindo o Brasil), Matt resolveu deixar a banda novamente, agora em 2011.
Para seu lugar, e sem muita procura, Jon Schaffer chamou Stu Block, da banda de death metal INTO ETERNITY. Muitos dos fãs estranharam a escolha, tendo em vista que, na sua banda original, Stu canta de forma mais agressiva e gutural, totalmente diferente do estilo do ICED EARTH, e não era umvocalista muito conhecido até então.
Mas as dúvidas dos fãs terminaram quando a banda liberou uma versão da clássica Dante´s Inferno, com Stu nos vocais, demonstrando todo sua potencia vocal, tanto nos momentos mais agressivos, como nas partes mais melódicas e graves. Realmente a versão ficou matadora.
E agora chega ao mercado o novo registro de inéditas da banda, e logo de cara podemos ter a certeza de que Stu foi a escolha certa, conseguindo ótimas variações entre agudos rasgados e partes mais graves, misturando elementos característicos de Matt Barlow e Tim Owens com maestria. Confesso que gosto muito de Tim Owens, mas nunca achei que seu estilo de cantar combinava com o ICED EARTH. Mas agora, com Stu nos vocais, a coisa é diferente, e acredito que a banda tenha conseguido um substituto ideal para Barlow, e não irá decepcionar seus fãs. Não se trata de substituí-lo, até porque isso seria impossível, mas de conseguir alguém que desse conta do recado, como no caso de Stu.
Além disso, Jon deixou um pouco de lado os elementos épicos que vinha seguindo nos últimos lançamentosda banda, e passou a investir mais no peso e agressividade das composições, que estão mais diretas e menos climáticas, numa linha entre os discos “Horror Show” e “Something Wicked This Way Comes”, dois dos maiores clássicos da banda.
Como sempre, os riffs criados por Jon são o grande destaque do trabalho, com muito peso e criatividade, com suas cavalgadas características. Além disso, as melodiais vocais do trabalho também estão excelentes, sendo realçadas ainda mais pela potente voz de Stu. Faixas como a excelente faixa título, que abre o disco, já demonstra todas essas características, com introdução acústica que emenda em riffs ultra pesados, beirando ao thrash metal, e Stu mostrando que não esta para brincadeira.
Além desta, merecem destaque “Anthem”, mais cadenciada, e com um refrão belíssimo; a rápida e empolgante “Bolling Point”, com Stu lembrando muito uma mescla de Barlow e Owens, na sua melhor atuação no álbum; “Equilibrium”, que mostra toda a influência que o IRON MAIDEN tem sobre Jon; e a mais pesada de todas, “Days of Rage”, que remete a clássicos como “Violate” e “Stand Alone”.
Enfim, uma volta gloriosa de uma das maiores bandas de metal da atualidade, e tem tudo para agradar os fãs de todas as fases da banda. Além disso, Stu pode não superar Barlow, mas demonstrou que é um grande vocalista, com sua voz casando perfeitamente com o estilo da banda, e deve fazer história com o grupo! Confesso que sou um grande fã de Barlow, e o considero como um dos melhores vocalistas do metal, mas não há como negar que, mesmo sem ele, existe vida para o ICED EARTH! E com um futuro muito promissor pela frente!
Dystopia – Iced Earth
(2011 – Century Media - Importado)
Track List:
01. Dystopia (5:49)
02. Anthem (4:55)
03. Boiling Point (2:47)
04. Anguish of Youth (4:42)
05. V (3:39)
06. Dark City (5:42)
07. Equilibrium (4:31)
08. Days Of Rage (2:17)
09. End Of Innocence (4:07)
10. Soylent Green (Bonus Track) (4:20)
11. Iron Will (Bonus Track) (4:15)
12. Tragedy And Triumph (7:44)
13. Anthem (String Mix) (4:52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário