29 de agosto de 2011

In Waves - Trivium



Imagem
Assim, a partir do matador “The Crusade”, de 2006 (álbum que considero entre os melhores da década passada), a banda passou a investir mais no thrash metal, fortemente influenciado por METALLICA e TESTAMENT antigos, mas com fortes elementosmodernos, deixando seu som muito atraente. Nesta mesma linha também seguiram em “Shogun”, de 2008, deixando a banda entre os grandes expoentes do thrash metal moderno.
E agora a banda retorna com seu quinto álbum de inéditas, este “In Waves”, mais um bom registro em sua rica discografia. E logo nas primeiras ouvidas, podemos perceber que a banda buscou ampliar a sua gama de fãs, incluindo alguns elementos mais comerciais (como alguns refrões mais melódicos e acessíveis, por exemplo), mas sem perder o peso característico de seu som, voltando um pouco ao metalcore, porém sem abandonaram de vez o thrash metal e as influências de NWOBHM, apesar de seu som ser muito mais abrangente.
Todos os músicos, sem exceção, continuam espetaculares em seus instrumentos. Além disso, Matt Heafy esta variando mais seus vocais, ora mais agressivos, e ora mais melódicos e limpos, como fazia nos primeiros discos da banda, deixando um pouco de lado a linha a lá James Hetfield que segui nos trabalhos anteriores.
Faixas como “In Waves” e “Inception Of the End” (apenas para citar algumas), apesar de apresentarem momentos que transbordam agressividade, com riffs pesadíssimo, possuem refrões e passagens em que o apelo comercial é latente. Não que isso desmereça o som da banda, muito pelo contrário: tudo aqui é muito bem produzido, e as músicas são muito acima da média, mas esperava um pouco mais do TRIVIUM, que pra mim é a banda com maior potencial das atuais para se tornar uma das gigantes do estilo.
Mas o peso extremo não foi deixado de lado, como podemos conferir na soturna “Dusk Dismantled”, com riffs que beiram a perfeição, sendo a melhor do disco. A brutal “A Skyline´s Severence” também demonstra toda a agressividade da banda, que mostra o porque de todo o sucesso obtido nos últimos anos. E a versão especial digipack ainda vêem com alguns bônus, dentre as quais uma versão destruidora de “Slave New World”, do nosso SEPULTURA, além de um DVD muito atrativo.
A produção mais uma vez é digna de aplausos, e conseguiu deixar o som da banda ao mesmo tempo sujo e agressivo, nas partes mais pesadas, e polido e preciso, nas partes mais melódicas. O material gráfico e a qualidade da versão digipack também farão a alegria de qualquer colecionador.
Enfim, “In Waves” não supera a qualidade dos dois últimos lançamentos do TRIVIUM, mas esta longe de ser um disco ruim, apesar de ser um passo atrás em sua evolução musical.
Confiram o clipe de “In Waves”:
In Waves – Trivium (Special Edition)
(2011 – Roadrunner - Importado)
Formação:
Matt Heafy - Lead/Rhythm Guitar; Vocal
Corey Beaulieu - Guitar
Paolo Gregoletto - Bass
Nick Augusto - Drums
CD:
01.Capsizing The Sea
02.In Waves
03.Inception Of The End
04.Dusk Dismantled
05.Watch The World Burn
06.Black
07.A Skyline's Severance
08.Ensnare The Sun
09.Built To Fall
10.Caustic Are The Ties That Bind
11.Forsake Not The Dream
12.Drowning In Slow Motion
13.A Grey So Dark
14.Chaos Reigns
15.Of All These Yesterdays
16.Leaving This World Behind
17.Shattering The Skies Above
18.Slave New World
DVD:
01.In Waves (Live)
02.Black (Live)
03.Built To Fall (Live)
04.Watch The World Burn (Live)
05.The Deceived (Live)
06.Suffocating Sight (Live) 07.Down From The Sky (Live)
08.Ember To Inferno (Live)
09.'In Waves' (Documentary)
10.'In Waves' Music Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário