29 de agosto de 2011

Brush Fires of the Mind - Sons of Liberty



Imagem
Jon sempre foi vidrado em temas históricos e politizados, principalmente de sua terra natal, os EUA, país que, por sinal, tem uma história muito bonita, principalmente em relação à luta de seu povo por independência, aliado a temas republicanos e democráticos que influenciaram a grande maioria dos demais países. Além disso, através desse projeto, Jon pretende não apenas realizar shows ou vender discos, mas conscientizar os jovens sobre a importância das decisões políticas que os países tem tomado, e como isso pode influencia a vida de todos num futuro bem próximo. Inclusive, o próprio nome da banda é o de um importante partido revolucionário de americanos patriotas das colônias britânicas na fase pré-independência dos Estados Unidos. Assim, os temas aqui tratados vão desde eventos históricos, até grandes conspirações globais que podem levar a sociedade ao caos total.
Mas falando de música, que é o que nos interessa aqui, este disco é realmente cativante. Talvez o melhor trabalho de Jon desde “Horror Show”, do ICED EARTH. Não que os trabalhos recentes de sua banda principal sejam ruins, muito pelo contrário, mas aqui a coisa é muito promissora. E o estilo da banda é bem parecido com o ICED, sendo um heavy/power metal tradicional repleto de peso e agressividade, com partes beirando ao thrash, mas que alia a tudo isso melodias belíssimas e precisas.
Apesar de conter alguns temas épicos, a grande maioria das músicas é embasada no peso das guitarras de Jon, que se encontrou em grande fase, nos brindando com riffs soberbos e passagens melódicas excepcionais. Além disso, Jon é o responsável por todos os vocais do disco, e se revela um grande cantor (como já era perceptível em músicas que canta no ICED EARTH, como “Stormrider”), impondo grande personalidade nas canções que interpreta.
Músicas como a pesadíssima abertura com “Jekyll Island”, a agressiva “Don´t Tread on Me” (com riffs incríveis), a belíssima “Felling Helpless?” (com grande interpretação vocal de Jon, e um refrão muitomarcante) e a épica “We the People” são os grandes destaques do álbum. Mas todas as demais músicas também são ótimas, e merecem ser conferidas sem moderação.
O álbum ainda conta com solos de guitarra do lendário produtor Jim Morris, e do guitarrista atual do ICED EARTH, Troy Seele, além do baixista Ruben Drake. Já a bateria foi toda programada por Jon.
Enfim, mais uma obra de arte deste músico acima da média, e que merece se apreciada por todos que gostam do bom e velho metal, repleto de peso e que transborda amor pela música. Não percam.
Brush Fires of the Mind – Sons of Liberty
(2010 – Century Media - Importado)
Jon Schaffer - Vocal, Guitarra base, solo em 01, 04, 05 e 08, backing vocal e bateria eletrônica
Participações Especiais:
Ruben Drake - Baixo
Troy Seele - Guitarra solo em 02 e 07
Howard Helm - Piano em 08 e backing vocal
Jeff Brandt - Backing vocal
Track List:
1. Jekyll Island
2. Don t Tread on Me
3. False Flag
4. Our Dying Republic
5. Indentured Servitude
6. Tree of Liberty
7. Feeling Helpless?
8. The Cleansing Wind
9. We the People

Nenhum comentário:

Postar um comentário