4 de julho de 2011

ReVamp: entrevista com a vocalista Floor Jansen

Se perguntassem a algum fã de rock holandês, até meados dos anos 1990, quais bandas de seu país com mais expressão ou que gozam de certa repercussão no cenário internacional? A reposta seria imediata: Focus e Gathering. Não estou esquecendo nomes como Bambix ou Brainbox, o fato que essas bandas e algumas outras sempre andaram pelas ruas escuras do underground, o que reservou pouca exposição de suas obras. Os nomes que realmente mudaram esse panorama, no final dos anos 1990 e começo dos 2000, foram Within Temptation; Epica e After Forever. Esse último em especial por ser o precursor. Mas como nem tudo são flores no meio musical, a banda After Forever se desfez no ano de 2009, com cada integrante dando rumo a sua carreira da melhor maneira que considerasse. A vocalista, Floor Jansen, por exemplo, deu vida a banda ReVamp, e foi para falar exatamente dessa nova empreitada musical que nós fomos bater um papo com a cantora. Então, com a voz, Floor Jansen...



Olá Floor! Obrigado por falar conosco. Eu começo perguntando sobre seu novo álbum, ReVamp, como tem sido feedback até agora?
Floor Jansen: Tem sido muito positivo! Muitas pessoas estão felizes de me verem de volta. O que não significa que elas fossem gostar de minha nova banda. Mas elas curtiram minha volta! Eu recebo elogios que vão desde a arte da capa até minha voz e as músicas do disco. Muito bacana!
Conte-nos um pouquinho sobre o conceito do álbum. Você o considera um grande passo em sua carreira já que tudo está sendo feito de seu jeito?
Floor: No começo eu me senti assustada em ter que tomar à frente do meu novo projeto/banda, mas agora que já passou um pouco o tempo, eu me sinto mais confiante e, lógico, cresci junto com todo trabalho. Em relação ao conceito, eu sabia exatamente o que eu queria e foi ótimo ver tudo se tornar realidade. Tanto nas músicas quanto na capa do disco eu pude trabalhar com grandes talentos e mentes criativas, e, juntos, nós demos ao ReVamp um som e uma identidade.
Quais elementos podemos encontrar em seu novo disco?
Floor: Pesados riffs de guitarra com grandes arranjos de orquestra. Minha voz, às vezes, é operística; às vezes tem uma pegada rock n’ roll e ainda flerta com momentos mais calmos. Eu tentei variar o quanto eu podia na composição do álbum. Há também três vocalistas convidados cantando no disco, Russel Allen (Symphony X); Speed (Soilwork) e George Oosthoek (ex-Orphanage), o que contribui para trazer, ainda mais, versatilidade.
Existem sempre diferentes influências e toques na sua música, e em ReVamp não é diferente, vemos exatamente essas outras facetas, como, por exemplo, uma linha de vocal mais agressiva. Quão importante é para você re-inventar seu estilo e trazer mais “cores” a sua música?
Floor: Eu pessoalmente gosto de músicas com variações para soarem interessantes durante todo o álbum. Além disso, eu curto explorar ao máximo minha capacidade vocal. Em apresentações ao vivo eu já comecei a fazer vocais mais agressivos, o que vai ser um ótimo toque para o segundo álbum.
Você acredita que trazendo mais variedade para sua arte irá abrir outras portas para expressar suas emoções, talvez emoções nunca antes sentidas?
Floor: Com certeza me permite expressar emoções em mais de uma forma. Eu não diria que possa se aproximar de minhas emoções pessoais, que é de outra forma, outra maneira de expressar.
Você lançou cinco discos com sua antiga banda (After Forever) e todos eles eram bem pesados, mas ReVamp é ainda mais, isso foi algo intencional? Essa é a nova faceta da Floor Jansen como compositora e cantora?
Floor: O disco foi escrito do modo de como ReVamp tinha que soar, e em letras grandes: Pesado. Então, sim, foi intencional. Eu sempre fui compositora desde época do After Forever, mas, hoje, me sinto mais confiante do que nunca, e tenho total intenção de continuar fazendo música pesada.
De uns tempos pra cá você tem mudado sua forma de escrever, eu a acho mais direta ao ponto. Estou certo?
Floor: Eu acho que todas as letras vieram mais diretas mesmo. Isso é algo que comecei desde o último álbum do After Forever, e será algo que continuarei fazendo. Contudo, eu não quero perder os inúmeros aspectos de interpretação de uma letra, ou seja, as pessoas que deverão ser capazes de senti-las e interpretá-las de seu jeito.
Quais os planos futuros?
Floor: Excursionar em 2011 e tocar nos festivais de verão aqui na Europa. Além disso, continuaremos com processo de composição do próximo álbum, o qual irá começar muito em breve.
Quando poderemos assistir um show do ReVamp no Brasil?
Floor: Eu estou em contato com alguns empresários, mas ainda não há planos concretos. Com certeza temos a intenção de tocar no Brasil, e espero que possamos passar por ai em 2011! (A turnê estava para acontecer no mês de junho, mas a cantora teve problemas de saúde e os shows foram cancelados)
Obrigado pela entrevista, esse é o seu espaço, você pode dizer o que quiser...
Floor: Obrigada Brasil! É muito legal ver o apoio e carinho vindo do seu país para esse lugarzinho chamado Holanda. Vocês estavam comigo na época do After Forever. E, agora, estão comigo no ReVamp. Isso é muito especial para mim e eu só posso agradecê-los por isso. Entretanto, eu espero poder mostrar toda minha gratidão encontrando todos vocês em breve. Vocês estão no meu coração!
Nota: Matéria publicada também no Jornal do Interior Sul Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário