4 de julho de 2011

Sound Charge: a camiseta que recarrega celulares em shows


Imagem
Essa camiseta, mostrada na foto acima, é um modelo que pode converter música em energia elétrica.
O protótipo dessa peita de alta tecnologia chama-se SOUND CHARGE e é criação da empresa detelecomunicações Orange em colaboração com os experts em tecnologias para energias renováveis Got Wind. A camiseta Sound Charge produz eletricidade suficiente para carregar um telefone celular, e estreou no festival de Glastonbury, na Inglaterra, no final de semana passado, tal como foi explicado anteriormente em um comunicado da Orange:
O mecanismo de recarregamento ecológico usa uma tecnologia existente de modo revolucionário; através da reversão do uso de um produto chamado filme Piezelétrico, permitindo às pessoas que carreguem seus telefones celulares enquanto curtem seus artistas favoritos se apresentarem em Glastonbury.
Geralmente encontrado em alto-falantes modernos, um painel A4 do filme modificado é abrigado dentro de uma camiseta que então age como um microfone aumentado ‘absorvendo’ ondas de pressão sonora invisíveis. Essas ondas sonoras são convertidas através da compressão de cristais de quartzo entrelaçados em uma carga elétrica, que é alimentada para uma bateria reserva que por sua vez carrega a maioria das marcas e modelos de telefones celulares. Enquanto o ‘mecanismo’ é vestido, uma carga contínua consegue ser jogada pro telefone através de um fio intercambiável simples que pode ser plugado na maioria dos modelos.
Imagem
Após o fim de semana no festival de Glastonbury, a Orange Sound Charge vai com certeza precisar de uma boa limpeza, então o painel de filme Piezelétrico e as partes eletrônicas são totalmente removíveis para que você possa jogar a camiseta direto na lavadora.
A equipe de desenvolvimento por trás do aparelho estima que quando usado no festival com níveis de som em volta dos 80 decibéis «mais ou menos o mesmo nível de amplitude de uma rua movimentada», a Orange Sound Charge irá gerar até 6 watt horas «w/h» de energia ao longo do final de semana – o suficiente para carregar dois telefones celulares padrão ou um Smartphone. Claro que os que comparecerem ao festival também vão poder plugar seus telefones para uma carga adicional quando precisarem.
Mais informações no site do LoKaos Rock Show:

Nenhum comentário:

Postar um comentário