4 de julho de 2011

Raimundos: Roda Viva ou Roda da Fortuna?


RAIMUNDOS foi sem dúvida uma das maiores bandas que o Rock n’ Roll Brasileiro já produziu. Dominaram os anos 90 com seu “forró-core” cheio de sacanagem, lançaram ótimos álbuns, fizeram shows grandiosos e conquistaram underground e mainstream sem perder a identidade. Em 1999 lançaram “Só no Forévis” (seu álbum mais popular) e se tornaram gigantes da música nacional. Após uma longa turnê de shows lotados e um disco ao vivo, sofreram uma perda irreparável com a saída do vocalista Rodolfo Abrantes. E embora a banda nunca tenha pendurado as chuteiras, durante a última década pouco se ouviu falar dela.
Com a queda da popularidade do RAIMUNDOS o Rock Nacional também definhou. CHARLIE BROWN JR lançou um hit ou outro ao longo dos anos. CPM 22 e PITTY apareceram junto a Emos e Indies. E uma febre de música bunda-mole cheia de Rock Stars fofinhos, acabou predominando. Seria justo então que o RAIMUNDOS retomasse seu lugar na cena, pois mesmo que existam boas bandas tocando som pesado em português, infelizmente nenhuma delas consegue competir no cenário pop como o RAIMUNDOS fez no passado. E se isso importa? Bom, a história mostra que sempre foi preciso algo bom se destacar pra que o lixo fosse varrido pra fora, uma cena mais legal se fortalecesse e novas gerações se inspirassem a fazer boa música. E como ninguém novo aparece, às vezes colocamos nossas esperanças em velhos dinossauros.
O problema é que o RAIMUNDOS, como toda banda desse porte, teima em ser cover de si mesma. Cismam em fazer tudo grandioso. E dar espetáculo, muitas vezes parece mais importante do que fazer boa música - o que mais explica a intervenção de TICO SANTA CRUZ em tempos recentes, aparições no BIG BROTHER BRASIL e um DVD de antigos hits (com raríssimas novidades que pouco acrescenta) lançado em parceria com um canal vinculado a Rede Globo?
A questão é que o revival é sempre lucrativo e os egos muito grandes. Essa suposta “volta dos que não foram” (com o lançamento de “Roda Viva”) desrespeita o legado de uma banda que tinha tudo pra se tornar imortal. Pois por mais que os shows sejam legais, a arte é posta de lado pelo entretenimento sem sentido. E mesmo que uma banda da qualidade do RAIMUNDOS faça falta, o tempo deles já passou. É preciso dar seqüência ao Rock n’ Roll e não se prender a nostalgia, nem se preocupar só com fama e dinheiro. Eles deveriam saber à hora certa de parar ou ter dignidade pra começar algo novo. Imagine se Johnny Ramone em vida refizesse os RAMONES sem Joey. Ou se o NIRVANA renascesse sem Kurt Cobain. É como fizeram THE DOORS e QUEEN em um passado recente. E algo parecido com a atual situação do GUNS N’ ROSES. Acho que os fãs de RAIMUNDOS nunca precisaram disso, mas a banda parece ter contas a pagar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário