20 de fevereiro de 2011

Widespread Panic: curiosidades sobre os 25 anos na estrada


banda WIDESPREAD PANIC comemorou no dia 6 de fevereiro de 2011 seus 25 anos de história. Durante essas duas décadas e meia, a banda lançou 10 álbuns de estúdio, 7 ao vivo e uma compilação de diversas gravações provenientes do arquivo da banda. Foram mais de 3 milhões de álbuns vendidos, é sem dúvida uma das melhores "jam bands" e conseguiu formar uma base de fãs muito grande, que cresce a cada dia.
Alguns fatos interessantes desses 25 anos da banda:
* A banda detém o recorde de público em diversos locais nos EUA, incluindo o New Orleans Jazz & Heritage Festival (registro de frequência única de um dia, de 63.000 espectadores em 1999); Red Rocks Amphitheater em Golden, Colorado (35 shows com ingressos esgotados, mais do que qualquer outra banda na história do local); Philips Arena (31 de dezembro de 2006, marcou o 15° show da banda com lotação máxima em seguida); Lake Front Arena, em New Orleans (31 de outubro de 2002, foi proclamado o "Widespread Panic Day" em Nova Orleans) e Oak Mountain Amphitheater em Pelham, Alabama (17 shows com ingressos esgotados).
* O show de lançamento do álbum ao vivo, “Light Fuse, Get Away”, foi promovido ao ar livre em Athens, Geórgia. Estima-se que 80.000 – 100.000 fãs prestigiaram o lançamento, transformando-se em um dos maiores shows de lançamento da história, inclusive batendo uma marca do todo poderoso Metallica.
* Em 25 setembro de 1998, o prefeito de Athens, Clark Gwen O'Looney, deu à banda a chave da cidade.
* Em 27 de junho de 2008, o prefeito da cidade de Denver proclamou o "Widespread Panic Day". No mesmo ano, o Widespread Panic foi introduzido no Georgia Music Hall of Fame em 20 de setembro.
* Em 15 de fevereiro de 2011, a banda foi homenageada pelo State of Georgia's House of Representatives and Senate, em reconhecimento à sua música, caridade e longevidade. Essa homenagem já foi feita a artistas da Georgia, como Ray Charles e James Brown.
O show de comemoração aconteceu no Classic Center, na cidade natal da banda, Athens, Geórgia, nos dias 10 e 11 de fevereiro, sendo que ambos foram gravados em HD e serão lançados em breve no site LiveWidespreadPanic.
A banda disponibilizou uma prévia em seu site (código do vídeo pode ser encontrado no blog abaixo).
Matéria original: Southern Rock Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário