20 de fevereiro de 2011

Dream Theater: análise de letra no blog Consultoria do Rock


Sempre tive uma grande dificuldade de entender algumas letras de músicas que gosto. Letras cheias de metáforas, simbolismos, analogias e afins sempre me causaram certa confusão na hora de interpretá-las, ainda que para outros elas sejam claras. Se não forem textos diretos, de preferência em forma de narrativa, é quase certo que eu não irei captar a mensagem que o artista tentou passar.
Uma letra que me atraiu desde a primeira vez que a li foi a da música "In the Presence of the Enemies", suíte que simultaneamente abre e fecha o disco "Systematic Chaos", doDREAM THEATER, lançado em 2007 (a suíte está dividida em duas partes, uma no início e outra no final do álbum). Em uma olhada menos cuidadosa, a letra de "ITPOTE", como a suíte também é conhecida, relata uma luta no estilo "bem contra o mal", aberta a várias interpretações por parte de quem a escuta. Pois já há algum tempo encontrei em um site de debates sobre o DREAM THEATER um texto que afirmava que a letra de "ITPOTE" seria baseada num manhwa (espécie de mangá) coreano chamado "Priest", com vários detalhes entre a relação dos textos utilizados naqueles quadrinhos e a letra da suíte da banda norte-americana. O artigo também conta um pouco do enredo da história de "Priest", e onde a letra de "ITPOTE" se encaixa no contexto do manhwa.
Após ler o texto no site citado, minha interpretação da música mudou, e pude perceber como os vários climas da suíte refletem bem a letra e os acontecimentos da história. Como talvez muitos não conheçam o site que citei, resolvi escrever este artigo baseado na minha interpretação da letra. Vale dizer que não li o manhwa citado, e minhas interpretações podem não estar completamente de acordo com a história. Mas acredito que se encaixem na letra da suíte, tendo por base o enredo de "Priest". Tenho de dizer também que nunca li nenhuma afirmativa vinda por parte da banda ou da equipe confirmando que a letra de "ITPOTE" seja baseada no manhwa. Portanto, este artigo pode ser uma grande viagem sem sentido. Mas espero que seja uma viagem agradável...
Continue lendo no blog Consultoria do Rock.
Matéria original: Consultoria do Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário