20 de fevereiro de 2011

A Gestação de Um Besouro - The Quarrymen - Parte 02

James Paul McCartney nasceu no dia 18 de junho de 1942, mesmo dia que seu amigo de escola, Ivan Vaughn. Seu pai, um vendedor de algodão, foi na epoca de solteiro o chefe de sua própria banda de ragtime, o Jim Mac’s Band. Sua mãe era uma enfermeira e faleceu em 31 de outubro de 1956, Paul tendo apenas quatorze anos. Sua tristeza pela mãe o fez canalizar seu interesse em música.


Paul e George
Tanto Paul quanto o seu irmão caçula Mike receberam educação musical desde cedo, recebendo aulas de piano com um professor. Mas após a morte da mãe, seu pai Jim McCartney, deu a seu tristonho filho mais velho, um trumpete de presente de aniversário. Paul passou a se dedicar ao instrumento, porém assim que ele percebeu que não poderia tocar e cantar ao mesmo tempo, pediu permissão para trocá-lo por um violão. Paul começou aprendendo a tocá-lo com o encordoamento ao contrário, até descobrir seu engano e re-encordoar o instrumento para servir a um canhoto. Antes de o ano acabar, Paul iria compôr sua primeira canção, “I Lost My Little Girl.”
Seria no ônibus a caminho da escola que Paul iria fazer amizade com um menino que iria ajudá-lo a melhorar no violão. Esse menino é George Harrison, nascido em 25 de fevereiro de 1943. Harrison depois de Dovedale Primary passou a estudar no Liverpool Institute em 1954. Foi quando Paul e George se conheceram, o jovem George conhecido por ser o filho do motorista do ônibus que os levava à escola. Mas foi quase dois anos depois que eles realmente fizeram amizade. George havia participado de uma banda, The Rebels, formada pelo seu irmão Peter e seus amigos. Embora George fora sempre relativamente quieto, na manhã seguinte estava entusiasmadamente falando a respeito do evento. Ao ouvir suas bravatas, Paul McCartney, quase um ano mais velho, resolveu lhe fazer perguntas a respeito. George com um sorriso no rosto o convidou a passar na sua casa onde, sentados no pátio, passariam as tardes juntos aperfeiçoando o domínio sobre o instrumento.
The Liverpool Institute And School of Art
The Liverpool Institute
The Liverpool Institute


Em setembro, Paul começava a ensaiar com o grupo. Uma vez na banda, John e Paul passavam a tocar, estudar e desenvolver juntos no instrumento, descobrindo novos acordes e novas canções. No Liverpool Institute, durante o ano letivo de set. ‘57 à jun. ‘58, estudavam Paul McCartney, George Harrison, Ivan Vaughan, Len Garry, e Neil Aspinall. Este último embora não sendo da turma, teria uma importante e duradoura participação na saga Beatles. Rod Davis continuava estudando no Quarry Bank High School.

Durante o recreio, os quatro (sem o Neil) fugiam para o Art College ao lado, para se encontrarem com John. Lá, curtiam o ambiente de faculdade onde podiam fumar cigarros livremente. Toda esta proximidade ajudaria a moldar esta nova formação dos Quarry Men. Começam a ensaiar no pátio ou na cafeteria do lugar. O repertório destas sessões eram basicamente "Peggy Sue", "Good Golly Miss Molly", "Rip It Up", "All I Have To Do Is Dream" e "When You're Smiling".
As sessões também acabaram por aproximar Lennon de outros alunos que até então, viam na sua imagem de Teddy Boy, apenas um encrenqueiro. Ele faz amizades com pessoas que terão participação em sua vida acadêmica. Entre estes se destacam, Bill Harry e Stuart Sutcliffe. A estreia de Paul McCartney tocando ao vivo com the Quarry Men se deu no Conservative Club do New Clubmoor Hall em Norris Green, no dia 18 de outubro.
Colin Hanton, Paul McCartney, Len Garry, John Lennon e Eric Griffths
Colin Hanton, Paul McCartney, Len Garry, John Lennon e Eric Griffths


Paul estava tentando convencer John a lhe dar o lugar de guitarrista solo na banda, posição do Eric Griffths. Sendo Griffths um veterano na banda, precisou muita insistencia por parte de Paul para conseguir a sua chance. Foi acertado que ele faria o solo em uma canção apenas. Quando chegou sua hora, o nervossísmo fez os dedos endurecerem e o solo saiu todo errado. John mais tarde dá uma dura no Paul mandando ele nunca mais falar com ninguem sobre querer solar.

Não demoraria muito e Paul passaria a se encontrar com John trazendo seu amigo George Harrison, que por causa de sua pouca idade, faria Paul esperar algum tempo até ter coragem para sugerir que ele pudesse entrar na banda. John, aos dezessete anos e na faculdade, tinha até vergonha de ser visto com um garoto de quatorze. Seus sentimentos estão bastante divididos ao ver todos os seus amigos mais antigos (Pete, Ivan e Nigel), tendo deixado o grupo. É na faculdade que John passa a vestir calças ainda mais apertadas e casaco de couro, como se fosse seu uniforme. Paul e George logo imitariam John, arrumando discussões com os pais por causa da opção por calças apertadas.
Apenas Quarry Men
Cada vez mais, a banda Quarry Men Skiffle Group assumiria um repertório roqueiro para uma audiência de adolescentes, muitos dos quais Teddy Boys. O repertório agora incluía números como "All Shook Up", "Blue Moon of Kentucky", "Roll Over Beethovan", "Searchin'", "Short Fat Fanny", "Sure To Fall (In Love With You)", "Twenty Flight Rock", “Bony Maronie”, “Lend Me Your Comb”, "That's All Right, Mama", "Mean Woman Blues", “Mailman Blues”, "Youngblood", "Your True Love", "Ramrod", e é claro, "Be Bop A-Lula". Paul McCartney seria particularmente responsável em trazer mais números de Little Richard, como “Lawdy Miss Clawdy”, "Lucille" e “Long Tall Salley”. Paul também deu força para aumentar a quantidade de números de Buddy Holly, os Quarry Men entram o ano de 1958 já tocando números como “It’s So Easy”, “Peggy Sue”, “Maybe Baby”, “Words of Love”, “That’ll Be The Day”, e “Think It Over”. A banda acaba abandonando oficialmente a referência ao skiffle, passando a ser conhecido apenas como The Quarry Men.
Com a chegada de 1958, em um prazo de poucos meses houve uma série de mudanças na banda. Com as mudanças no repertório já mencionadas, passou a haver insatisfação por parte de Rod Davis, que já tinha deixado claro em outras ocasiões que não gostava muito de rock. Davis prefere o jazz. Durante as férias Natalinas, ele viaja com a família para a França e quando retorna, tendo analisado a qustão, conclui que está na hora de deixar The Quarry Men de lado. Davis então compra uma guitarra eletrica e ajuda a formar um trio de jazz chamado The Elastic Band com pianista Gerald Greenwood e o baterista Les Brough. Na vaga deixado por Rod Davis, Paul trouxe para a banda outro colega de escola, o pianista John ‘Duff’ Lowe.
George Harrison é convidado por Paul à assistir a banda ao vivo no Wilson Hall em Garston, apresentação realizado no dia 6 de fevereiro de 1958. Depois da gig, segundo conta Paul, ele, George e John acabam a noite em uma garagem de ônibus, em cima de um double-decker (ônibus de dois andares), onde foi realizada uma pequena audição. Segundo a lembrança de George, esta audição foi realizada no próprio Wilson Hall, outros recordam como sendo realizado em março em um lugar chamado The Morgue. Qualquer que seja o caso, o ponto em comum é que ao tocar "Raunchy" (Bill Justis), com uma execução perfeita, nota por nota, Lennon é convencido a aceitar a entrada de um músico ainda tão garoto. Uma vez na banda, George passou a ensinar John a tocar o violão como um violão, não como um banjo. John, que ainda tocava utilizando apenas quatro cordas, passava a ser forçado a se acostumar a trabalhar com todos as seis cordas do seu instrumento.
A formação dos Quarry Men está agora com Colin Hanton na bateria, Len Garry no baixo improvisado, Duff Lowe no piano e John, Paul, Eric e mais George, todos no violão. Houveram datas de ensaios e alguns shows em que Griffths não podia comparecer por uma razão ou outra. Com a entrada de George, a banda elevava o nível de execução. Por conseguinte, ficava mais evidente a diferença de talento entre o novato Harrison e o veterano Griffths. George começou a fazer pressão para se livrarem de Eric o que acabou acontecendo em junho. Seria mesmo entre junho e julho que uma série de incidentes praticamente acabaria com a banda.
Em março de 1958, foi aberta uma nova casa na cidade. Em uma área de casas abandonadas, um rapaz chamado Al Caldwell abre um clube chamado The Morgue. A região era toda barra pesada e o local em si, precário. Cabiam cem pessoas, não tinha banheiros, algumas poucas lâmpadas e um pequeno ventilador que teoricamente servia para refrescar e renovar o ar. The Quarry Men tocaram pelo menos quatro vezes entre a estréia da casa e seu fechamento em abril. O fechamento foi forçado pela polícia que condenou o local como um perigo público. Não só o Morgue mas outras instalações similares na redondeza tiveram o mesmo fim.
Teddy Boys
Teddy Boys


Esses locais, passaram a ser chamados de "banhos de sangue", pela reputação de brigas, verdadeiras guerras entre gangues de Teddy Boys, que aconteciam antes, durante e depois dos eventos. Os perigos da profissão se manifestavam da seguinte forma: se a banda agradar muito, a mulherada fica em cima e os Teds enciumados tentam provocar brigas com os músicos. Se a banda for mal, os Teds insultam e tentam provocar brigas com os músicos. As constantes guerras entre as gangues a cada fim-de-semana de baile, provocaram vizinhos a chamar a polícia, resultando no fechamento desses locais.

Outro problema que será tratado envolve a política financeira da banda. Paul McCartney se queixa que Nigel Whalley estava recebendo o mesmo valor que os músicos da banda embora ele praticamente não estava mais tocando com eles. Paul queria que a fatia referente ao trabalho de marcar shows fosse de um valor menor do que o pago para os músicos da banda que efetivamente fazem o set. Irritado e vendo seu pouco lucro ameaçar diminuir, Nigel conclui que não vale apena mais se envolver com a banda. Sem a ajuda de Nigel Whalley para marcar apresentações, junto com o fechamento do Morgue, diminuiram consideravelmente as oportunidades para apresentações ao vivo da banda.
Nasce a Dupla Lennon-McCartney
Em junho, o baixista Len Garry cai doente com uma grave crise de menigite tubercular. Len é levado para o hospital onde entra e permanece em coma por uma semana. Mas levaria muito mais tempo até Garry poder deixar o hospital. Sem seu baixista, John começa a fazer pressão para que Eric comprasse um baixo eletrico e assumir a posição de baixista da banda. O skiffle como uma moda já está acabando e a imagem daquele baixo improvisado não condiz com a banda e seu repertório rock’n’roll. Griffths não quer investir o dinheiro em um instrumento novo. Um baixo eletrico exigiria ainda um amp e alto falante, um dinheiro alto para investir, a banda vista apenas como um passatempo. A recusa serve para apressar sua saída.
No dia do aniversário do Paul, Eric liga para o amigo para desejar parabens e descobre que é o único da banda que não foi convidado. Fica por conta de Colin Hanton avisá-lo pelo telefone que ele não mais pertence ao grupo. Fica a Eric a nítida sensação de que caso ele tivesse investido capital para comprar um baixo, ele teria ficado. A banda, embora continuaria junto pelo restante do ano, teria uma repentina e considerável parada em suas atividades.
No dia 15 de julho de 1958, John Lennon estava na casa de Julia, brincando com sua meia-irmã enquanto esperava a sua mãe chegar. Nigel Whalley foi procurá-lo na sua casa e encontrou no portão Mimi e Julia conversando. Informado que John não estava, ele desce a rua com Julia, dobrando a direita na esquina enquanto Julia atravessa a rua. Mal deram as costas um para o outro se ouviu o barulho estridente de uma freiada brusca, seguida de um barulho surdo de impacto. Nigel se virou e viu Julia Lennon morta no meio da rua, atropelada por um policial bêbado de folga.
John diria sobre aquele dia que “Eu não conseguia chorar. Eu provavelmente estava congelado por dentro.” Depois de ir com Dykins reconhecer o corpo, voltou para Menlove Ave, se trancou no quarto e ficou tocando violão. À noite, procurou a namorada Barbara Baker. Os dois foram até o parque, sentaram em um banco e pela primeira vez após saber do ocorrido, John começou a chorar. Barbara nada mais conseguiu fazer senão abraçá-lo e chorar junto. O policial, de nome Eric Clague, além de estar embriagado, estava dirigindo sem ainda possuir uma carteira de habilitação. Nigel Whalley foi chamado para testemunhar, mas o policial acabou não indo para a cadeia, recebendo apenas uma suspensão. Quando o juiz declarou a sentença, Mimi se levantou e chamou todos de assassinos.
Com a morte de sua mãe, o líder dos Quarry Men se torna distante, solitário, ainda mais agressivo, além de extremamente explosivo. Lennon se consolava com bebida, constantemente enchendo a cara, o que incitava sua agressividade ainda mais. Neste período, a amizade entre John e Paul acaba sendo fortalecida pelo fato de que Paul, como John, era órfão de mãe. O que diferenciaria os dois era o sentimento de rejeição que John nutría por nunca ter crescido na companhia de seus pais. E um medo de que tudo que ele ama acaba morrendo. É nesta rejeição e neste medo que reside boa parte de sua agressividade.
Pouco depois do acidente, John escreveria sua primeira canção "Hello Little Girl". Dentro de pouco tempo, John e Paul estariam compondo juntos suas próprias canções, nascendo em seguida o acordo de cavaleiros que determina que toda canção de qualquer um dos dois, passaria a ser promovida como uma canção da dupla Lennon-McCartney. Entre 1958 e 1959, John e Paul irão compor diversas canções, várias delas na sala de Paul.
Embora a dupla diria em 1964 que eles teriam mais de cem composições feitas antes de estourarem, na verdade tinham menos do que a metade disto. Entre as composições conhecidas deste período estão "My Little Girl", "When I'm Sixty-Four", "Hello Little Girl", "Looking Glass", "Catswalk", "Love of the Loved", "Winston's Walk", "Just Fun", "Thinking of Linking", "The One After 909", "Years Roll By", "Keep Looking That Way", "That's My Woman", "I'll Follow The Sun", "Too Bad About Sorrow", “Years Roll By”, "Hot As Sun" "Love Me Do", e “In Spite of All The Danger" (Harrison-McCartney).
Com John de luto pela mãe, querendo mais ficar bêbado e tendo pouco ou nenhum pique de palco, os Quarry Men ficaram inativos. Entre julho de 1958 e janeiro de 1959, conta-se nos dedos de uma das mãos a quantidade de shows realizados pela banda. Este marasmo, contribuiu para que Paul achasse um estúdio barato e sugeriu que a banda fizesse uma gravação. A sessão realizado por volta de outubro em Kensington, culminou com a gravação de "That'll Be The Day" (Buddy Holly) e "Despite of All The Danger" (McCartney-Harrison). John diria em retrospecto que ele não queria forçar uma de suas músicas logo na primeira gravação.
O local ficava nos fundos da casa de Percy Phillips, o engenheiro de som e dono do estúdio. Havia um microfone central e um piano pregado no chão. Desta maneira, a equalização era feita com o posicionamento dos músicos e seus instrumentos ao redor do microfone. O resultado final embora razoável, deixou o piano praticamente inaudível. Depois desta sessão, John se animou novamente e a banda passou a ensaiar novamente com certa regularidade. No entanto, sem nenhum perspectiva de show e com uma namorada nova, Duff Lowe acaba cansando da longa viajem de ônibus, ida e volta para ensaios sem propósitos. Prefere investir seu tempo com o sexo oposto.
Sem Baterista
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A banda ficou tão acomodado no ano de 1958 que, após julho, tiveram uma única apresentação no dia 20 de dezembro, por conta do casamento de Harry Harrison, irmão mais velho de George. E mesmo assim, foi apenas John, Paul e George, tocando violões acústicos sem a bateria de Colin. O pai de George, Harold Harrison, que também era chamado de Harry, estava envolvido com o clube social do sindicato dos motoristas de ônibus. Com uma festa natalina tardia, programada para ser realizada no dia primeiro de janeiro de 1959, Harry colocou The Quarry Men como parte das atrações da noite.

O gig prometia, pois, além do dinheiro que iriam receber, Sr. Harrison conseguiu convidar o gerente de um cinema que estava precisando mesmo contratar uma banda, para o seu estabelecimento. Estava tudo acertado e bastando The Quarry Men fazer uma boa apresentação, que certamente conseguiriam um contrato de trabalho de longa temporada no tal cinema.
O evento se chamava The Picton Lane Busmen’s Social Club Saturday Night Dance. Foi realizado no Wilson Hall, em Garston, de frente para a garagem dos ônibus e perto da área chamado popularmente de ‘banho de sangue’. The Quarry Men já haviam tocado no Wilson Hall diversas vezes antes em meio a briga de gangues e bebedeira geral. Este foi o local onde George primeiro assistiu os Quarry Men ao vivo. Mas esta noite, o público era mais adulto e comparecia com suas famílias. The Quarry Men fariam duas apresentações e a primeira foi razoavelmente boa. No entanto, enquanto aguardavam o segundo set, a banda descobriu que poderiam beber de graça. Foram servidos de cerveja Guinness com cidra, mistura popularmente conhecida como black velvet. Paul e John encheram a cara e quando voltaram para o segundo set, estavam em um estado deplorável de intóxicação. Fizeram um segundo set absolutamente horrendo, sacaneando George o tempo inteiro, o que deixou seu pai, Sr. Harry Harrison, envergonhado e aborrecido pois a banda o deixara mal diante de seus colegas motoristas e suas famílias.
O senhor que estava assistindo na premissa de contratá-los seguiu os rapazes para os vestiários. Tratava-se do gerente do Pavilion Theatre que confirmou que precisava de uma banda para tocar durante os intervalos entre as projeções dos filmes. No entanto, apesar de tocarem direitinho no primeiro set, demonstravam para ele uma total falta de profissionalismo ao se embriagarem daquela maneira. O homem continuou sua ladainha sobre a necessidade de total profissionalismo por parte dos artistas até que John Lennon se encheu e mandou ele ir para aquele lugar.
Na volta para casa, durante a viagem no ônibus, Colin se queixava com todos, envergonhado e frustrado que estava pela grande oportunidade perdida. O até então fiel baterista dos Quarry Men estava tão furioso que saltou do ônibus antes mesmo de seu ponto e nunca mais procurou os rapazes. Iniciava-se assim um longo e hoje histórico período sem baterista fixo na banda. Não demoraria muito, e George Harrison, também desanimado pela falta de shows, desistia dos Quarry Men. Ele passa a tocar em outra banda, The Les Stewart Quartet, onde o repertório era mais dirigido para o material de Leadbelly, Big Bill Broonzy e Woody Guthrie. Este quarteto consistia de Les Stewart, Ken Brown, e George Harrison nas guitarras e vocais, mais Geoff Skinner na bateria.
Bill, Stu e Cyn
A formação exata dos Quarry Men durante o período entre fevereiro e agosto de 1959 fica agora aberta para conjecturas. Como haviam cessado as atividades, na prática a banda não existia mais. Paul e George arrumam trabalhos temporários enquanto John volta suas atenções para desenho e arte. É neste período que sua amizade com Bill Harry se desenvolveria ainda mais. O forte de Bill Harry era literatura. Ele sonhava em ser um escritor ou jornalista e inevitavelmente faria as duas coisas. Ele reconhecia a genialidade do humor de Lennon em seus contos e poemas. Lennon sempre achou que ele foi colocado nos cursos errados, seus professores exigindo limpeza de traços e Lennon fazendo suas aberrações. Faltava humor no trabalho de seus colegas de turma e por conseguinte, não achavam graça nos seus traçados tampouco. O resultado é desinteresse no curso por parte de John. Bill vendo o gosto do amigo por desenhos, o colocou em contato com seu amigo Stuart Sutcliffe.
Stuart Sutcliffe
Stuart Sutcliffe


Stuart Ferguesson Victor Sutcliffe nasceu no dia 23 de junho, 1940, em Edinburgo na Escócia. Durante a Segunda Guerra Mundial sua família se muda para Liverpool, morando no suburbio de Huyton. Stu e mais suas duas irmãs estudaram piano durante o ginásio e em 1956, ele foi para o Liverpool Art College. Um de seus primeiros amigos foi Rod Murray que morava em West Derby. Ambos morando longe, resolveram dividir um apartamento em algum lugar perto da faculdade. Sua habilidade natural com tinta e pincel, chamou logo atenção de seus professores. Em tempo, Stuart foi chamado de o maior artista produzido pela escola. Seu outro grande amigo seria Bill Harry. Bill e Stu passaram longas noites bebendo e conversando sobre filosofia, metafisica e literatura moderna de escritories como Jack Kerouac e os poetas de San Francisco.

Por uma questão de prestígio acadêmico, tanto Bill Harry quanto Stu Sutcliffe eram membros da comitê do sindicato dos estudantes. Assim, influenciado pelos interesses do amigo Lennon que tem uma banda, conseguiram que a comitê comprasse equipamento de som para festas dentro da faculdade. O equipamento consistia em alguns amplificadores e alto falantes e seriam a primeira oportunidade do The Quarry Men de soar mais elétrico com George sendo o primeiro a conseguir uma guitarra para substituir seu violão. Harry coloca The Quarry Men para tocar nas festas, abrindo para bandas como The Merseysippi Jazz Band.
Lennon se muda da casa de sua tia Mimi em Menlove Ave., para dividir um apartamento com os dois colegas, Stuart Sutcliffe e Rod Murray em Gambier Terrence, perto da faculdade. No andar debaixo morava Bill Harry e por volta do próximo verão, ele já estará namorando Cynthia Powell. A turma se reunia no bar perto da faculdade chamado Ye Cracke. No último dia de aula, antes das férias de verão, aconteceu uma festa de despedida. Conta a historia que John, de olho na Cynthia convidou-a para dançar. Apesar de estar a meses secretamente apaixonado por ele, Cynthia ficou tão nervossa que respondeu de forma tipicamente britânica, “Lamento terrivelmente, mas estou noiva de um rapaz de Hoylake.” Aborrecido com a recusa, Lennon retrucou secamente, “Eu não estou te pedindo para casar, estou?” Eles passaram a namorar a partir desse dia.
The Casbah
Se foi sorte ou intervenção divina, jamais saberemos ao certo, mas por uma série de fatos, the Quarry Men renascem das cinzas. Para isto ocorrer, precisou haver uma briga na outra banda de George Harrison. The Les Stewart Quartet estavam tocando num lugar chamado Lowlands em West Derby. A então namorada de Harrison, Ruth Morrison ficou sabendo que perto dali iria abrir um novo clube. Contatos foram feitos e Ken Brown garantiu para o Les Stewart Quartet a noite de estréia e todos os sábados à noite. O lugar passou a ser chamado de The Casbah Club e Brown se comprometeu em ajudar a dona do estabelecimento, Sra. Mona Best, a aprontar o lugar. Evidentemente que Brown estava ganhando algum dinheiro ajudando a varrer e pintar o local. O líder da banda, Les Stewart, irritado com Ken Brown não vindo para os ensaios para ficar trabalhando no Casbah, se recusa a tocar no local.
A discussão estragou o clima para o ensaio e, ao final, George segue atrás de Ken. Sabendo que o mais difícil é ter um lugar para tocar, George garante que tem mais dois amigos que podem tranquilamente fazer este gig. George fala com John sobre a data no Casbah e marcam de ir conhecer o local. Enquanto Ken e George conversam e expoem a proposta para Sra. Best, John busca Paul que está trabalhando varrendo um pátio. Paul argumenta que ele não pode ir naquele momento porque está em serviço. Lennon retruca, “Então é isso que você pretende fazer pelo resto de sua vida?” Paul pensa por meio segundo, larga a vassoura, pula a cerca dos fundos, e some com John para remontar The Quarry Men.
The Casbah ficava no porão
The Casbah ficava no porão


The Casbah era um lugar espaçoso no porão da casa da familia Best. A residência, uma pequena mansão em estilo Vitoriana com quinze quartos, ficava situado na rua Haymans Green, no bairro de West Derby. O porão em si compreendia sete compartimentos, ou salas, dando condições para diversificar os ambientes do clube. Havia um bar para os comes e bebes de frente para um salão com mesas e cadeiras. Um quarto era para guardar casacos, que ficava perto dos banheiros. Uma sala para as atrações e a maioria do espaço vazio para a garotada poder circular livremente e paquerar.

Por ser tão grande, ainda havia muito que pintar e com a data de inauguração chegando, Sra. Best colocou os rapazes para ajudar. John ficou encarregado de pintar o teto, mas ele usou a tinta errada, tinta oleo, que levou dias para secar. Ele ainda brincou um pouco desenhando no teto figuras grotescas antes de cobrir tudo com tinta preta.
Nos dias que restavam antes da estreia, o novo quarteto ensaiou seu repertório. Nasce assim na noite de estreia do Casbah, no dia 29 de agosto, a última encarnação dos Quarry Men como um quarteto de violões. "O ritmo está nos violões" diria Lennon quando questionado pela falta de baterista. Nesta apresentação, tocam números como "Three Cool Cats" e "Long Tall Sally". A estreia do clube veio com bastante publicidade e The Quarry Men acabam se tornando a banda fixa dos sábados a noite.
The Quarry Men: George Harrison, Paul McCartney, Ken Brown e John Lennon
The Quarry Men: George Harrison, Paul McCartney, Ken Brown e John Lennon


A tranquilidade de se ter um ponto fixo para tocar durou somente até outubro. Na apresentação do dia 10 de outubro, por estar resfriado, Ken ficou em casa e não tocou com a banda. Apesar disto, a Sra. Best fez questão de pagar as três libras combinadas, dividindo entre os quatro, como sempre fizera. Isto deixou os demais enfurecidos, expulsando Ken da banda e prometendo nunca mais tocar no Casbah. Com a valiosa vaga de sábado à noite aberta, Ken Brown formaria com Chas Newley no baixo e Pete Best, filho de Mona, na bateria, um trio chamado The Blackjacks.

Quanto aos Quarry Men, começam a pensar em mudar de nome. Afinal, já não havia ninguém mais na banda pertencendo ao Quarry Bank High School desde o ano anterior. Perdera-se a muito o sentindo de se manter aquela associação. The Quarry Men portanto acabam oficialmente em outubro de 1959, com o trio passando a procurar outro nome. O primeiro nome escolhido foi the Rainbows.

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