20 de fevereiro de 2011

Tirinhas do Grilo: Creedence Clearwater Revival



Imagem
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL foi uma banda estadunidense liderada pelo guitarrista/vocalista John Fogerty, originária da pequena e pacata cidade de El Cerrito (Califórnia). Após tocarem juntos sob outros nomes ("The Blue Velvets" e "The Golliwogs"), John Fogerty, Tom Fogerty (seu irmão mais velho), Stu Cook e Doug Clifford decidem rebatizar a banda, que passa a se chamar CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL. Ainspiração  veio do nome de um amigo de Tom (Credence Newball) e de um comercial da cerveja Olympia, que continha as palavras “clear water” (ou “água limpa”). O “Revival” (“renascimento”, “renovação”) era apenas para simbolizar a nova fase da banda, agora iniciando sua carreira profissional. Um ponto crucial para o sucesso do grupo foi a troca de vocalistas: John Fogerty assume o lugar de seu irmão, que passa para a guitarra base. Assim sendo, o disco de estreia, auto-intitulado, é lançado em 1968.

Imagem
Em 1969, o CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL mostra ao mundo o que é uma verdadeira banda inspirada e lança nada menos que três excelentes álbuns naquele mesmo ano. O primeiro deles foi “Bayou Country”. O maior destaque, sem dúvida, vai para “Proud Mary”, que conta a história de um homem que abandona um emprego e a vida na cidade para viver em um barco navegando pelo rio.

Imagem
Os outros dois discos lançados em 1969 são "Green River" e "Willie and the Poor Boys". Apesar de nenhum deles conter o maior sucesso da história da banda, "Have You Ever Seen the Rain", possuem excelentes músicas que merecem destaque na história do rock, como "Bad Moon Rising", "Lodi", "Commotion", "Down on the Corner", "Fortunate Son" e os covers "Cotton Fields" e "The Midnight Special". Sem dúvida, ambos merecem ser chamados de "clássicos".

Imagem
Nessa época, o CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL participa do mais lendário festival já realizado no mundo do rock and roll: o Woodstock, que ocorreu entre 15 e 18 de agosto de 1969, contando com bandas como GRATEFUL DEAD, SANTANA, MOUNTAIN, JOAN BAEZ, JANIS JOPLIN, THE WHO, JEFFERSON AIRPLANE, JOE COCKER, TEN YEARS AFTER, THE BAND, JIMI HENDRIX etc.

Imagem
“Pendulum” é o sexto álbum do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL e o segundo lançado no ano de 1970, trazendo uma grande diferença em relação aos trabalhos anteriores: uma maior presença de teclados (que antes eram quase inexistentes, já que a guitarra predominava). Apesar de não ser tão bom quanto seus antecessores, o disco traz dois dos maiores sucessos da história da banda (sem teclados): “Have You Ever Seen the Rain?” e “Hey Tonight”.

Imagem
Imagem
“Mardi Gras” é o sétimo e último disco de estúdio da banda, já que a mesma encerraria suas atividades pouco tempo após seu lançamento. Com a saída de Tom Fogerty no ano anterior, o grupo passa por algumas reformulações: John Fogerty, que antes era o principal compositor e vocalista, agora passa a dividir o posto com os dois membros remanescentes, Doug Clifford e Stu Cook. Com isso, “Mardi Gras” traz faixas com os três integrantes alternando os vocais principais, algo inédito nos discos anteriores. Apesar de a obra ser bem recebida pelos fãs, não consegue repetir o sucesso dos demais trabalhos. Mais tarde, Cook e Clifford disseram que a ideia dos vocais e composições divididos foi do próprio John, embora os dois não quisessem.

Imagem
Em 1980, mesmo com a banda não existindo mais, é lançado o disco ao vivo “The Concert”, gravado 10 anos antes, em 1970, no Oakland Coliseum (em Oakland, Califórnia), quando Tom Fogerty ainda integrava a banda. No início, o disco se chamou “The Royal Albert Hall Concert”, pois os cidadãos responsáveis imaginaram que o show havia ocorrido no Royal Albert Hall, mas quando o erro (ou "cagada" para os mais íntimos) foi descoberto, o título foi mudado para simplesmente “The Concert”. Em 1996, ele recebe o disco de platina (1 milhão de cópias vendidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário