31 de dezembro de 2010

Rock e Video Game: do Pinball do Kiss ao Rock Band


Neste especial contaremos a ligação entre duas das minhas maiores paixões (e possivelmente das suas): rock e vídeo game, indo muito além de títulos recentes...
O primeiro "Crossover" entre uma banda de rock e um videogame foi em 1978 com a criação do Pinball personalizado do KISS. As máquinas de Pinball da banda fizeram tanto sucesso que no ano de 2001 ganharam uma versão para o PSONE.
Imagem
Nossa próxima história será sobre a primeira aparição de SLASH em um game - como assim, já iremos falar de "Guitar Hero 3"? Não, estamos falando do game "FINAL FIGHT" onde SLASH  é do mal e tem como companheiro nada mais nada menos do que Axl! O jogo foi lançado em 1989 e é considerado até hoje um dos jogos de luta mais clássico de todos os tempos.
Imagem
O proximo clássico que iremos falar e o game de corrida "Rock & Roll Racing". A trilha sonora contava comBLACK SABBATH, Deep Purple, entre outros. O game foi lançado em 1993 para Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy Advance.
Mais tarde no ano de 1998 podemos encontrar o jogo de luta mais "rock" de todos os tempos: estamos falando do "Guilty Gear", que ao longo de sua série faz várias referências ao rock em músicas e personagens, ataques especiais e assim por diante. Por exemplo, o personagem Axl Low é denominado por causa de Axl Rose (carregando uma semelhança que bate muito a o representante do Guns n' Roses), enquanto o ataque especial de Millia Rage, IRON MAIDEN, é denominado por causa da banda de mesmo nome; Slayer tem esse nome por causa da banda homônima, Potenkin era prisioneiro em uma ilha flutuante chamada Zeppe que é em zepelin de chumbo em alusão ao Led Zeppelin. Em particular, o jogo inclui numerosas referências ao Queen, a banda favorita do criador de Guilty Gear, Daisuke Ishiwatari. Ishiwatari originalmente dublou Sol Badguy (cujo nome real é Fredderick, por causa do líder vocal Freddie Mercury), um dos personagens principais do jogo que o manual descreve ser um fá ávido de Queen. O nome "Badguy" é em referência ao apelido de Freddie Mercury, Mr. Bad Guy.
Imagem
No ano de 1999, outro personagem foi criado inspirado no rock, ou melhor no heavy metal, e pela primeira vez não era um artista o homenageado, e sim o mascote da banda britânica Iron Maiden: o game "ED HUNTER THE VIDEOGAME" narra a história de um jornalista e investigador freelancer. O jogo se inicia em seu escritório e você recebe uma proposta para ir atrás de uma "pessoa", na qual deve procurar até no fim do mundo se for necessário. As fases do game são inspirados em canções da banda: London's East End ('Iron Maiden'& 'Killers'), Manicômio ('Piece of Mind'), Inferno ('The Number of the Beast'), Cemitério ('Live After Death'), Pirâmides Egípcias ('Powerslave'), o Futuro ('Somewhere in Time') e Paisagem Apocalíptica ('Virtual XI'). Quem comprava o jogo ganhava de brinde dois CDs com um "Top 20" votado pelos fãs na página oficial da banda.
Em 2005 foi lançado o primeiro Guitar Hero. O jogo provavelmente foi o mais marcante em termos de rock, os produtores não imaginavam o sucesso que o game faria. A maioria das músicas não eram cantadas pelo vocalista original, mas a franquia cresceu tanto que alguns artistas reais como SLASH e Kurt Cobain foram transportados para o jogo.
Imagem
Alem da aparições de artistas tambem foram lançados "Guitar Heros" com temática de bandas como Aerosmith, Van Hallen e METALLICA. O principal game concorrente do Guitar Hero é o Rock Band, que inclusive já lançou uma expansão em homenagem à banda australiana AC/DC.
Matéria original: hardnrocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário