26 de setembro de 2011

Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"


Ja faz 20 anos que um pequeno trio de Seattle lançou umálbum despretensioso intitulado "Nevermind" e se tornou uma das maiores bandas do mundo. Através da ascensão meteórica do NIRVANA  e da trágica morte do vocalista Kurt Cobain, muita tinta foi derramada sobre os mistérios que acompanhou a banda durante e após sua existência. Agora, com uma edição de aniversário dos 20 anos de "Nevermind", lançado em 27 de setembro, o Loudwire lembrou de algumas coisas bizarras e bonitas sobre a banda e seu marcante álbum, com uma lista das 20 coisas que talvez você não sabia sobre o Nirvana e o álbum "Nevermind":
20 - O menino da capa de "Nevermind" era pra ser uma menina:
O fotógrafo Kirk Weddle tirou duas fotos, uma com um menino e outra com uma menina, e realmente gostou mais da foto que tirou com a menina, mas a gravadora da banda insistiu que fosse escolhido o menino.
19 - O NIRVANA  se recusou a fazer um show com o GUNS N'ROSES e com o METALLICA em uma turnê:
Axl Rose convidou pessoalmente os caras do Nirvana para ser a banda de apoio na turnê de 92, após "Nevermind" ser lançado, mas Kurt se recusou, dizendo: "Eles (GN'R) não tem talento e fazem uma uma porcaria de música".
18 - O KISS aparece na contra capa do disco:
A foto traseira é uma colagem feita por Cobain composta por pinturas de Dante Inferno, Chim Chim o macaco, e se você olhar bem de perto você achará uma pequena foto do Kiss, uma de suas bandas favoritas.
17 - O locutor que aparece no video de "In Bloom" é Doug Llewelyn, ex-apresentador do "People's Court" (Tribunal do Povo):
Quando o clipe de "In Bloom" ganhou como o melhor video alternativo no MTV Video Music Awards de 1993, Michael Richards (Cosmo Kramer de "Seinfeld") entregou o troféu para o Nirvana e ao diretor Kevin Kerslake, mas Doug Llewelyn não foi visto.
16 - O Nirvana sabia como deixar o pessoal da MTV loucos:
Nirvana se apresentou no MTV Video Music Awards onde, apesar da recusa da rede de permitir que a banda tocasse sua nova canção, "Rape Me", durante a transmissão, Cobain dedilhou e cantou as primeiras partes da canção antes de entrar "Lithium", a emissora quase cortou para o intervalo comercial.
15 - O Nirvana foi expulso de sua própria festa de lançamento do "Nevermind":
Em um minúsculo palco de Seattle, iniciou uma enorme confusão, quando Cobain e seus companheiros apareceram embriagados, os membros da banda começaram uma guerra de comida, e a segurança da casa os obrigou a se retirarem.
14 - "Nevermind" foi originalmente intitulado "Sheep":
O título foi um manifesto de Cobain. E "Nevermind" nem mesmo é uma palavra real - "Never Mind", as duas palavras separadas, seria o correto.
13 - Krist Novoselic cantou fora do tom no início de "Pissings Territorial":
O baixista desconfigurou totalmente o coro do hino hippie dos anos 60, a música foi escrita pelo cantor e compositor Chet Powers e executada por Joni Mitchell, Jefferson Airplane, The Kingston Trio e The Youngbloods.
12 - Cobain se casou com Courtney Love em 24 de fevereiro de 1992, em um penhasco com vista para a pria de Waikiki no Havaí:
A cerimônia foi realizada cinco meses depois do dia do lançamento de "Nevermind" e teve a participação do baterista Dave Grohl, três membros da equipe da banda e um suposto traficante de drogas, mas Krist Novoselic não compareceu, pois ele não tinha uma boa relação com a noiva.
11 - O Nirvana quase foi dividido por questões de direitos autorais do álbum "Nevermind":
Seis meses após o álbum ser lançado, de repente, Cobain pediu uma fatia muito maior do bolo. Novoselic e Grohl quase saíram da banda em protesto.
10 - Dave Grohl foi o quinto (ou sexto) baterista do Nirvana:
Grohl se juntou ao Nirvana pouco antes das gravações de "Nevermind", bateristas como Dan Peters do MUDHONEY e Dale Crover do MELVINS já tinham passado pela banda. Em um certo momento, eles até perderam a conta.
09 - Grohl não foi o único baterista que tocou em "Nevermind":
Chad Channing, era o bateria no álbum de estréia, "Bleach" de 1989, e também gravou algumas demos de "Nevermind" antes de perder lugar para Grohl.
08 - A faixa "Endless Nameless" não foi incluída nas primeiras 50.000 cópias de "Nevermind":
A gravação original de estúdio surgiu como uma hidden track do disco "Nevermind". A canção se inicia minutos após o fim de "Something in the Way", inspirando-se em Her Majesty, do álbum Abbey Road, dosBEATLES, que é considerada a primeira hidden track da história. As primeiras cópias de Nevermind (cerca de 50.000) não contêm a faixa devido a um erro de masterização.
07 - "Weird Al" Yankovic gravou sua própria "Endless Nameless" em um tributo intitulado "Bite Me":
A paródia de "Smells Like Teen Spirit" - Smells Like Nirvana, deu a carreira de Yankovic, bastante reconhecimento, através do hit "Bite Me" com apenas 7 segundos. Ambas estão em seu álbum de 1992, "Off the Deep End".
06 - Cobain odiou a versão original feita pelo diretor Sam Bayer, para o video de "Smells Like Teen Spirit":
Cobain voou de volta para Los Angeles para re-editar o video pessoalmente. Uma das principais adições de Cobain foi a penúltima imagem do vídeo, que era uma aproximação de seu próprio rosto, após este ter sido parcialmente escondido durante grande parte do vídeo.
05 - "Nevermind" foi premiado com Disco de Diamante, com mais de 10 milhões de cópias vendidas, em março de 1999:
O disco vendeu 11 milhões de cópias nos Estados Unidos e surpreendentes 30 milhões em todo o mundo. Mesmo assim, "Smells Like Teen Spirit" foi o seu único single a entrar no Top 10 da parada da Hot 100 singles.
04 - O Nirvana aparece na introdução do documentário feito em 91, da tunrê européia do SONIC YOUTH:
Nirvana  foi a banda de abertura no documentário "1991: The Year Punk Broke", que chegou a telas em 92, mas devido a questões jurídicas, começou a ser lançado exclusivamente em VHS, mas no início deste mês finalmente foi relançado em DVD.
03 - Kurt Cobain foi convidado a interpretar o papel de um traficante de heroína no filme "Pulp Fiction":
Courtney Love afirmou que o diretor Quentin Tarantino pediu pessoalmente a Cobain, que ele desempenhasse o papel de Lance, papel que foi para Eric Stoltz, por isso que Tarantino é agradecido no encarte de "In Utero".
02 - A revista Rolling Stone deu a "Nevermind" uma análise de quatro estrelas:
Apesar de ser nomeado o melhor álbum da década de 90 e ficando na 17ª posição entre os 500 Maiores Álbuns de Todos Tempos, a Rolling Stone deu ao disco nada mais que quatro estrelas, sendo que a nota máxima era cinco estrelas.
01 - "Nevermind" bateu o famoso álbum de Michael Jackson "Dangerous":
O álbum "Nevermind" chegou ao primeiro lugar na parada da Billboard, ultrapassando "Dangerous", do astro pop Michael Jackson. O Nirvana havia chegado ao topo.~

Nenhum comentário:

Postar um comentário