4 de abril de 2011

Ozzy Osbourne (Anhembi, São Paulo, 02/04/11)


Uma apresentação surpreendente e arrasadora. Assim foi a passagem de OZZY OSBOURNE por São Paulo, na noite deste sábado (2), na Arena Anhembi. O 'Principe das Trevas', mesmo com 62 anos, esbanjou vitalidade e carisma durante uma hora e meia de show. Clássicos da sua ex-banda, o BLACK SABBATH, foram os pontos altos da noite, que levaram ao delírio quase 30 mil pessoas que em diversos momentos enfrentaram uma chuva torrencial.


Final da tarde de sábado, horas antes do show de OZZY OSBOURNE  em São Paulo. Tudo indicava que a cidade faria jus ao apelido de 'terra da garoa'. Enquanto o público adentrava ao Anhembi, os poucos pingos que caiam do céu não chegavam a incomodar os muitos fãs que aguardavam ansiosamente pelaapresentação do Madman. E se a temperatura começava a cair no ínicio da noite, nada melhor do que um bom 'esquenta'. Foi aí que, às 20h, entrou em cena a banda de abertura (e que abertura!):SEPULTURA  do Brasil. Okay, muitos podem dizer que eles não são mais os mesmos (óbvio, não?) sem os irmãos Cavalera e blá bla blá, mas uma coisa não há como deixar de admitir: os caras são ótimos ao vivo. Com um repertório certeiro, recheado de canções antigas, os fãs do Ozzy foram presenteados com um espetáculo de alto nível, que contou com petardos que foram de "Troops Of Doom", música de 1986, do álbum 'Morbid Visions', até o hino "Roots Bloody Roots", que teve uma grande resposta do público. Sobre seus integrantes: Derrick Green, vocalista muito competente, soube cativar boa parte do público, sobretudo pelas piadas e palavrões que aprendeu em português; Andreas Kisser, usando meiões do São Paulo Futebol Clube, tocou com o peso e feeling de sempre; Paulo Jr., mesmo não sendo o baixista mais técnico do mundo, há 26 anos segura bem a bronca no seu cantinho cativo; Jean Dolabella, cada vez mais versátil, não deixou a desejar em nenhum momento. Após uma hora de show, com 13 músicas tocadas, oSEPULTURA serviu como aquecimento de luxo para a chegada do 'Principe das Trevas'.
Com a tradicional pontualidade britânica, às 21h30, enfim, chegou o momento esperado por todos. O senhor OZZY OSBOURNE deu às caras com nada menos do que "Bark At The Moon", do álbum homônimo, o terceiro de sua carreira solo. Pulando, correndo de um lado para o outro e até jogando beijos para a galera, o velhinho surpreendeu a todos com tamanha vitalidade. A resposta do público foi imediata. Tanto que na segunda música, "Let Me Hear You Scream", uma bandeira do Brasil foi jogada no palco e, após alguns segundos nas costas de Ozzy, ficou na beira da bateria durante todo o tempo. Aliás, bateria que deve destacada pelo ótimo Tommy Clufetos. Afinal, não podemos esperar pouca coisa de alguém que já tocou com gente do calibre de TED NUGENT e ALICE COOPER. O peso que este rapaz coloca nas baquetas é impressionante, fato comprovado durante a instrumental "Rat Salad", canção gravada originalmente peloBLACK SABBATH no longínquo ano de 1970. Voltando ao mestre Osbourne, durante a introdução fúnebre do órgão em "Mr. Crowley", com luzes roxas no palco, o clima sinistro chegou a arrepiar até o mais incrédulo (pode usar como exemplo o redator que vos escreve). Antes de "I Don't Know", Ozzy se divertiu jogando espuma na Pista Premium com uma daquelas mangueiras de bombeiro, artefato muito usado nos grandes festivais de rock para refrescar o público, só que com água. Outro ponto positivo da apresentação foi a sequência praticamente imediata entre as músicas, sem as cansativas pausas na qual os vocalistas adoram fazer média e discursar sobre assuntos irrelevantes. Até nisso o grande Osbourne mostrou-se diferente, inclusive no meio do temporal que caía, quando se aventurou na beira do palco e acabou tão molhado quanto quem o assistia. Mesmo quando desafinou bisonhamente no final de "Faires Wear Boots", ninguém se importou. A lenda do metal ainda brindou os felizardos com os clássicos do Sabbath: "War Pigs" e "Iron Man", ambas tocadas com maestria pelo excelente guitarrista Gus G. Para quem não conhece este jovem que tem a árdua tarefa de substituir o genial Zakk Wylde, trata-se de um grego que há 12 anos deixou seu país natal para estudar música nos Estados Unidos. No que diz respeito a técnica, o guitarrista é fora de série. Um dos momentos marcantes foi quando ele se aventurou a tocar o famoso choro "Brasileirinho" e, em seguida, "Eruption", do VAN HALEN. Rob "Blasko" Nicholson também não fica atrás, com linhas de baixo pesadíssimas com influência direta dos tempos em que tocava com ROB ZOMBIE. Mais uma vez voltando ao Madman, o mais emocionante ficou guardado para o final. "I Don't Want To Change The World" e "Crazy Train" foram, sem dúvida, as músicas que mais agitaram a galera, ainda mais pelo fato daquele senhor de 62 continuar pulando e correndo (mesmo corcunda) com quase uma hora e meia de apresentação. O justo 'descanso' de Ozzy veio com a linda "Mama I'm Coming Home", cantada em verso e prosa por quase 30 mil pessoas.
Para fechar a arrasadora noite na companhia do 'Principe das Trevas', a mais clássica canção do BLACK SABBATH: "Paranoid". Foi uma hora e meia de um show arrasador, que debaixo de muita chuva, serviu para literalmente lavar a alma de quem teve a sorte de presenciar um verdadeiro culto do Rock Pesado. Obrigado, Mr. Osbourne!
OZZY OSBOURNE em São Paulo
Local: Arena Anhembi
Data: 02 de abril de 2011

Abertura: SEPULTURA
Duração: 1h

Vocal: Derrick Green
Guitarra: Andreas Kisser
Baixo: Paulo Jr.
Bateria: Jean Dolabella

1. Arise
2. Refuse/Resist
3. Dead Embryonic Cells
4. Convicted In Life
5. Choke
6. Seethe (música nova)
7. Troops Of Doom
8. Septic Schizo
9. Escape To The Void
10. Meaningless Movements
11. Territory
12. Inner Self
13. Roots Bloody Roots

OZZY OSBOURNE
Duração: 1h30
Turnê: Scream

Guitarra: Gus G.
Baixo: Rob "Blasko" Nicholson
Bateria: Tommy Clufetos
Teclado: Adam Wakeman

1. Back At The Moon
2. Let Me Hear You Scream
3. Mr. Crowley
4. I Don't Know
5. Faires Wear Boots (BLACK SABBATH)
6. Suicide Solution
7. Road To Nowhere
8. War Pigs (BLACK SABBATH)
9. Shot In The Dark
10. Rat Salad (BLACK SABBATH)
11. Iron Man (BLACK SABBATH)
12. I Don't Want To Change The World
13. Crazy Train
14. Mama I'm Coming Home
15. Paranoid (BLACK SABBATH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário