4 de abril de 2011

Andreas Kisser: "A mentira existe na música?"


Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu um novo texto em sua coluna no Yahoo!. Confira alguns trechos abaixo.
A mentira está permeada em tudo, em qualquer relação humana. Sem ela, o mundo seria outro. Não haveria política, não haveria necessidade de advogados, documentos de identificação, mídia, confissão na igreja e livros de história. Até um dia especial ela tem, não só no Brasil, mas em todo o planeta. Somos dependentes dela para sobreviver em um mundo de leis, interpretações e interesses.
música é uma experiência muito íntima, tanto para o músico, que transmite um sentimento real através do instrumento, tanto para o ouvinte, que se identifica com melodias e letras, fazendo sempre um paralelo com sua própria vida, ou seja, experiências reais. Existe a mentira na música? Eu acredito que não. Mesmo que o compositor esteja escrevendo algo influenciado por alguma ficção científica, algo que não pertence a este tempo presente, coisas que acontecem no futuro e dependem quase que exclusivamente da imaginação, ele cria usando o momento, experiências vividas e que transmitem o real. Eu não saberia mentir com uma guitarra, como se faz isso? Tocar bem ou mal não tem nada a ver com o verdadeiro ou falso, cada um pode usar a técnica que quiser para se sentir bem e, consequentemente, ter uma relação saudável com a plateia, uma relação verdadeira, gostem ou não.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário