21 de agosto de 2011

Splattered Manifestation - Maggots/Evokers (split CD)



Imagem
A holandesa Maggots executa um grindcore puxado para o gore com umas pitadas de death, lotado de criatividade, bons riffs, peso, velocidade, enfim, uma banda que é exemplo a ser seguido. E o mais fantástico: com uma qualidade de gravação excelente (mas um pouco baixa), suja na medida correta.
São apenas oito músicas que enchem os olhos de sangue. Luc e seus “vocais termo-nucleares”* são excepcionais. O cara tem realmente o dom de fazer grandiosos guturais e rasgados com uma facilidade poucas vezes vistas no cenário. Suas alterações de voz dão um complemento e tanto ao instrumental. E mais: o cara parece saber encaixar os berros nas estruturas das composições com perfeição.
E ele não está sozinho nessa bestialidade: Laury comanda a “radiação mutante do baixo”* com intimidade, enquanto Alex domina sua “guitarra radioativa”* com riffs simples, mas realmente ferozes, e Laup destrói a “bateria de lixo tóxico”*. Em outras palavras, o quarteto sabe o que faz, e manda ver no mais violento dos sons.
Entre as mais deliciosas, estão “Mean Green Gore Machine” (FODEROSA), “Gotta Admit, Smells Like Shit” (belo arranjo e vocal insano), “Die!!... You Slime” (um dos melhores riffs que já ouvi no grind) e “Guts for Sale” (mudanças de batidas cativantes). Um massacre atrás do outro.
E calma, que esse foi só o primeiro round. Tente sobreviver ao segundo, com a Evokers, outra banda nacional que nos enche de orgulho. O estilão do trio é um brutal death metal misturado com um splatter/gore. Resultado: ótima combinação de uma banda que entende do assunto.
O grupo apresenta somente quatro músicas no split, mas acreditem, elas deixam cicatrizes. É como acionar os explosivos de uma implosão. Guitarras audíveis, embora um pouco confusas nos riffs devido à baixíssima afinação, um baixo até que comportado para o estilo, e uma bateria movida a blast beats.
E como se não bastasse, o destaque mesmo fica para o vocal de Bruno Dias. O cara tem um dos mais brutais gogós que já escutei, e remete muito (muito mesmo) ao de Matte Way, que cantou no Disgorge americano, o melhor vocalista do universo em minha humilde opinião.
A gravação aqui tem volume mais alta do que a do Maggots, mas não é tão boa quanto a dos holandeses. Ainda sim, é um show. E por serem poucas faixas, é difícil escolher qual ou quais as melhores. São todas fodas e ponto final!
A capa e o restante da arte não são lá tão belos, mas passam perfeitamente a mensagem de ambas as bandas. O encarte não vem com letras, o que deixa aquela curiosidade no ouvinte, principalmente ao ler títulos engraçadíssimos e doentios como as supracitadas “Gotta Admit, Smells Like Shit” e “Guts for Sale”, além de “The Horned One (Gives Great Milk)” ou “Self Disembowelment Atrocity”. Quanta imaginação!
Outro split que quase atinge a perfeição, com bandas extraordinárias que conseguem equilibrar vários elementos característicos da música extrema. Torçam para esse material ainda existir em algum catálogo, ou vocês irão se lamentar pela eternidade.
*Estes termos hilários foram tirados do próprio encarte do disco.
Maggots/Evokers – Splattered Manifestation (split CD)
Bloodshed Records – 2002 – Holanda/Brasil
Tracklist
MAGGOTS
1. Mean Green Gore Machine
2. Gotta Admit, Smells Like Shit
3. Die !!! You Slime
4. Weak Humans Fall
5. Guts for Sale
6. The Horned One (Gives Great Milk)
7. Ghoul Nation
8. To Serve and Infect
EVOKERS
9. Impaling the Falsehood
10. Extermination of Homosexual Puberty
11. Unforsaken the Abnormality
12. Self Disembowelment Atrocity

Nenhum comentário:

Postar um comentário