21 de agosto de 2011

Sacos Plásticos - Titã



Imagem
Com a produção assinada por Rick Bonadio (CPM 22 e FRESNO), “Sacos Plásticos” marca, acima de qualquer outra coisa, a despedida de Charles Gavin da banda. O baterista foi acompanhado em estúdio por Paulo Miklos (vocal e guitarra), Branco Mello (vocal e baixo), Sérgio Britto (vocal e teclado) e Tony Bellotto (guitarra), que dispensaram pela primeira vez os instrumentistas contratados para construir o vigésimo título da sua extensa carreira, iniciada na primeira metade da década de oitenta. As influências encontradas em “Sacos Plásticos” se desenrolam sobre a agressividade de “Cabeça Dinossauro” (1986) e os elementos eletrônicos de “Õ Blésq Blom” (1989), mas sem abrir mão dos registros mais pop e atuais do conjunto. As características sonoras, aparentemente díspares e/ou controversas, foram trabalhadas de maneira eficiente pelas mãos pelo renomado diretor. O resultado é um disco relativamente curto – de cerca de quarenta minutos – e curiosamente uniforme.
A abertura com “Amor Por Dinheiro” – cantada pelo tecladista Sérgio Britto – mostra os TITÃS preocupados mais com a simplicidade do rock n’ roll do que com a promessa de certa complexidade sonora. Os elementos eletrônicos, que ainda aparecem em muitos outros momentos do disco, permitiram uma roupagem modernaa esse que é um dos primeiros destaques da obra. Na contramão dessa tendência, “Antes de Você” é uma balada forte, em que Paulo Miklos assume a dianteira – e com condições claríssimas de ser o carro-chefe do restante do álbum. Para muitos, a melhor faixa do álbum inteiro.
No entanto, o passado do quinteto paulista reaparece com certo destaque durante o disco, sobretudo na faixa “Sacos Plásticos”, que mistura aquela estranheza sonora típica dos TITÃS ao pop/rock direto e contagiante do grupo. Por mais que Branco Mello não possa ser considerado um vocalista excepcional – muito longe disso, aliás – o agora baixista permanente da banda não compromete demasiadamente o resultado final da faixa-título, assim como da música intitulada “A Estrada”, provavelmente uma das mais rockeiras e vibrantes do repertório. De certo modo, a ambição modesta de “Sacos Plásticos” é surpreendente diante da qualidade do material, que ainda possui em “Por que Eu Sei que é Amor” outra bela balada e outro hit radiofônico em potencial.
Com a dianteira de Sérgio Britto, “Agora Eu Vou Sonhar” não é capaz de chamar a mesma atenção dos principais destaques da obra. Do mesmo modo, “Quanto Tempo” não se compara à cadenciada “Deixa Eu Sangrar”, que novamente evidencia o lado comercial (mas não por isso menos eficiente) dos TITÃS. A postura mais eletrônico do álbum reaparece em “Problema”, que chega a soar muito diferente do que a banda escreveu nos seus dois últimos antecessores. No entanto, é importante perceber como a riqueza de influências é uma carta na manga de Paulo Miklos & Cia. em “Sacos Plásticos”: impossível se sentir cansado e entediado diante das quatorze faixas tão distintas entre si do disco. Os diferentes gostos e as diferentes opiniões certamente se entrecruzam em diversos momentos do repertório.
A prova disso provavelmente pode ser “Deixa Eu Entrar”, quem sabe a música mais intensa e bacana do novo disco dos TITÃS. Com a participação de Andreas Kisser (SEPULTURA), essa faixa reassume boa parte da agressividade que contornou o conceituado “Cabeça Dinossauro” (1986). Porém, a rockeira “Não Espere Perfeição” e a balada “Quem Vai Salvar Você do Mundo” evidenciam a naturalidade com que as diferentes influências aparecem e desaparecem ao longo da obra. Para quem não esperava um disco consistente dos TITÃS após a instabilidade da última década, “Sacos Plásticos” passa a ser um item essencial e importante para ser conferido atentamente. A nova versão do álbum – que vem com o DVD bônus com os cinco videoclipes retirados daqui – desponta como a opção mais interessante para os fãs do conjunto.
Track-list:
01. Amor Por Dinheiro
02. Antes de Você
03. Sacos Plásticos
04. Por que Eu Sei que é Amor
05. A Estrada
06. Agora Eu Vou Sonhar
07. Quanto Tempo
08. Deixa Eu Sangrar
09. Problema
10. Não Espere Perfeição
11. Quem Vai Salvar Você do Mundo
12. Múmias
13. Deixa Eu Entrar
14. Nem Mais uma Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário