20 de março de 2011

Forevermore - Whitesnake

“Ser ou não ser, eis a questão”. A famosa frase (no original em inglês: “To be or not to be, that's the question”) vem da peça “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare. E justamente nos coloca frente a um questionamento que tem a ver com identidade. “Forevermore” é mesmo álbum de uma banda chamada WHITESNAKE? Banda esta que tinha “cara” de banda nos anos oitenta, apesar de David Coverdale ter enchido os pulmões para dizer enfaticamente que o WHITESNAKE sempre foi “sua” banda? Independente disso, “Forevermore” é o novo álbum desta banda que atende pelo nome de WHITESNAKE, e que tem suas qualidades.



Imagem

Foto da chamada: Oscar Ariel
Em nome da evolução e do passar dos tempos, é evidente que ninguém fica inerte. É preciso continuar caminhando. E esta sempre foi a filosofia de David Coverdale, inegavelmente um músico muito talentoso e que merece, sim, toda a fama que tem por sua alta capacidade de criação.
“Forevermore” é de fato um álbum muito agradável. Tecnicamente falando, apresenta uma produção espetacular. Além disso, embora membros da banda tenham sido substituídos, é nítido que há um grande entrosamento entre eles, o que faz o álbum ser muito bem tocado.
Atualmente a banda tem a seguinte formação: David Coverdale (Vocais), Doug Aldrich e Reb Beach (ambos guitarristas), Michael Devin (Baixo) e Briian Tichy (bateria), tendo estes dois últimos substituído, respectivamente, Marco Mendoza e Tommy Aldridge.
E é justamente essa base entre Coverdale, Doug Aldrich e Reb Beach que comanda e segura as pontas da banda. É sem dúvidas uma base bem sólida.
O fato é que “Forevermore” não poderia e nem deveria ser comparado com o WHITESNAKE dos anos 80. Porém, é só sair um novo álbum que sempre tem alguém dizendo que trata-se de uma volta as raízes. Se “Restless Hearth” e “Good To Be Bad” não conseguiram isso, não será “Forevermore” a conseguir tal proeza.
E é fácil dizer isso, já que quando se fala em raízes, nós estamos nos referindo a: “Snakebite”, “Trouble”, “Lovehunter”, “Ready an’ Willing”, “Come an’ Get It”, “Saint and Sinners” e “Slade It In”.
Para quem conhece essa fase da banda a fundo, sabe bem o que significa. E foi justamente nesta época que caras como Bernie Mardsen, Micky Moody, John Sykes (guitarristas), Neil Murray (baixo), Ian Paice e Cozy Powel (bateristas) tocaram.
E definitivamente nada chega próximo disso, o que não faz de “Forevermore” um álbum ruim, pelo contrário. Porém, assim como “Restless Hearth” e “Good To Be Bad”, “Forevermore” deve ser avaliado independentemente dentro do seu tempo, tão apenas.
E dentro desta realidade, David Coverdale está cantando muito. As músicas tem guitarras base por vezes mais pesadas, e com arranjos bem elaborados. Os solos são um destaque a parte e conseguem se sintonizar bem dentro do contexto.
Destaques para “Steal Your Heart Away”, “All Out Of Luck”, “Tell Me How”, “Love And Treat Me Right” “Dogs in the Street” (excelente) e “Love Will Set You Free”, as quais apresentam a veia mais hard rock do álbum, sendo esta última a mais conhecida por ter tido seu clip disponibilizado antecipadamente no site da banda.
Já no quesito baladas, o que em se tratando de WHITESNAKE não pode faltar, o destaque fica mesmo para “Easier Said Than Done”. Infelizmente é a única que empolga, já que “One Of These Days” e “Fare Thee Well” são por demais comuns. A faixa-título também merece destaque, com um excelente trabalho de guitarras, vocais emocionantes e arranjos magistrais.
Enfim, “Forevermore”, que será lançado em 29 de março pela Frontiers Records, é a continuação natural de “God To Be Bad”, porém, não tão brilhante como este. No entanto, é garantido que quem adquirir o novo álbum levará para casa um autêntico disco de hard rock em sua essência, o que hoje em dia pode ser um oásis no deserto.
"Forevermore" track listing:
01. Steal Your Heart Away
02. All Out Of Luck
03. Love Will Set You Free
04. Easier Said Than Done
05. Tell Me How
06. I Need You (Shine A Light)
07. One Of These Days
08. Love And Treat Me Right
09. Dogs In The Street
10. Fare Thee Well
11. Whipping Boy Blues
12. My Evil Ways
13. Forevermore

Nenhum comentário:

Postar um comentário