20 de março de 2011

Collapse Into Now - R.E.M.

Definitivamente, 2011 está sendo um grande ano para quem gosta de música. Estamos apenas começando o terceiro mês do ano, e grandes discos já chegaram às lojas. Mais uma prova disso é "Collapse Into Now", novo álbum do R.E.M.. A banda de Michael Stipe retorna inspirada em seu novo CD, o primeiro trabalho de inéditas em três anos, desde "Accelerate", de 2008.



Imagem

Décimo-quinto álbum de estúdio do grupo, "Collapse Into Now" foi gravado em Berlin, Nashville e Nova Orleans, e tem produção do irlandês Garret “Jacknife” Lee, que já havia trabalhado com a banda no já citado "Accelerate" e no ao vivo "Live at the Olympia" (2009). Segundo o baixista Mike Mills, o grupo procurou ser mais expansivo nesse novo trabalho, não se limitando a nenhum estilo específico quando compôs o disco. Ouvindo as doze faixas do álbum percebe-se que o comentário de Mills faz sentido, pois "Collapse Into Now" apresenta uma variedade sonora revigorante.
“Discoverer” abre o play trazendo para a ordem do dia o R.E.M. épico dos tempos de "Document" (1987) e "Green" (1988). “All the Best” é um rock direto com guitarras zunindo, enquanto a excelente “Überlin” nos faz lembrar da clássica “Drive”, faixa de abertura de "Automatic for the People", de 1992.
“Oh My Heart” é outro grande momento. Uma balada densa, com arranjo repleto de camadas sonoras e Michael Stipe quase declamando a letra. A grudenta “It Happened Today”, com Eddie Vedder (Pearl Jam) e Joel Gibb (The Hidden Cameras) fazendo os backings enquanto Stipe canta, é uma típica composição do R.E.M., com a base acústica servindo de cama para as linhas vocais.
“Mine Smell Like Honey”, o primeiro single, traz o trio unindo a maturidade e a experiência dos anos de estrada à rebeldia dos primeiros anos. Uma grande composição, perfeita para pegar a estrada e fugir de tudo. Stipe surge novamente contemplativo em “Walk It Back”, dona de bonitas e melancólicas melodias.
Lenny Kaye e Peaches participam de “Alligator Aviator Autopilot Antimatter”, um rock direto e cheio de vigor. Na mesma linha, “That Someone is You” tem uma agradável vibe sessentista, e cai no gosto de imediato.
Um dos melhores momentos de "Collapse Into Now" ficou para o seu final. A linda “Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I”, é uma das melhores canções do grupo em anos. Sobre os instrumentos acústicos de Peter Buck e Mike Mills, Michael Stipe mostra porque é um dos maiores vocalistas do rock, e faz a gente entender porque gosta tanto do R.E.M.. Fechando o play, Patti Smith divide o microfone com Stipe de forma arrepiante em “Blue”, prima-irmã de “Country Feedback”, do multiplatinado "Out of Time" (1991).
"Collapse Into Now" transborda frescor, inspiração e juventude, e, na minha opinião, é o melhor álbum do R.E.M. desde "New Adventures in Hi-Fi" (1996). Ele mostra uma das maiores e mais importantes bandas das últimas três décadas envelhecendo como o vinho e ficando cada vez melhor.
Faixas:
1 Discoverer
2 All the Best
3 Uberlin
4 Oh My Heart
5 It Happened Today
6 Every Day Is Yours to Win
7 Alligator Aviator Autopilot Antimatter
8 Walk It Back
9 Mine Smell Like Honey
10 That Someone Is You
11 Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I
12 Blue

Nenhum comentário:

Postar um comentário